É fato que a tecnologia trouxe novas possibilidades de negócios, tanto para segmentos tradicionais como para os que nasceram do mundo digital como os e-commerces, plataformas de delivery e muitos outros. Mas, para todos eles, o networking é fundamental.
A estratégia de construir uma rede de contatos não é algo novo, pois muito antes de o mundo se digitalizar, profissionais de todas áreas distribuíam cartões de visitas, possuíam agenda de fornecedores e parceiros.
Ou seja, os hábitos e estratégias continuam existindo, mas são executados de maneira diferente e o networking digital vem acompanhando as transformações da sociedade e do mercado.
Networking digital
O networking digital nada mais é do que uma rede de contatos feita dentro do ambiente virtual, seja nas redes sociais, seja pelos aplicativos de mensagens instantâneas ou pelos sites e e-commerces.
Em geral, as conexões que acontecem no espaço virtual tendem a permanecer por lá, mas isso não significa que você não possa trazê-la para o mundo real e marcar aquele cafézinho para uma conversa mais informal ou uma reunião com aperto de mãos.
O importante é saber equilibrar e manter as relações ativas para que seus contatos lembrem de você na hora de contratar ou indicar o seu serviço. Afinal, o boca-a-boca ainda é a melhor propaganda e ele acontece no ambiente digital e fora dele.
Networking empresarial
Para quem possui lojas virtuais ou e-commerces, o networking empresarial é uma ótima estratégia que, aliada ao marketing digital, conecta a empresa aos seus clientes e fornecedores dentro da internet.
Isso ocorre com a troca de informações entre as duas partes, estimulando as vendas e fidelizando o cliente. No caso de fornecedores e parceiros, o processo acontece da mesma maneira com o objetivo de garantir a satisfação do comprador.
E como posso fazer o networking empresarial?
Há 36 anos, a BNI conecta profissionais e empresas que desejam expandir a sua rede de contatos e alcançar resultados cada vez melhores em seus negócios. Por isso, trazemos algumas dicas para você desenvolver o seu networking empresarial.
Antes de mais nada, é preciso saber que o networking é como uma planta que precisa de cuidados para florescer. Ou seja, não adianta você ter uma lista imensa de contatos e não manter um bom relacionamento com as pessoas.
Para criar o networking
1 – Observe as relações que você já criou, faça um bom filtro, dedique-se mais a elas e tenha sempre em mente que os benefícios devem ser para ambos. Ser egoísta vai te trazer fama de aproveitador.
2 – Invista em autoconhecimento. Antes de conhecer pessoas novas, conheça muito bem quem é você, quais os seus pontos fortes e pontos fracos, seus objetivos, seu modo de alcançar as metas e o que você tem para oferecer aos outros. Isso vale para profissionais e empresas.
3 – Promova encontros reais. Estamos falando em networking no mundo virtual, mas fora dele você também precisa se relacionar. Marque uma reunião, um café, um almoço de negócios para conhecer pessoalmente o seu fornecedor ou parceiro.
4 – Entregue seu cartão de forma assertiva. Sim, ainda se usa cartão de visitas e eles são uma ótima ferramenta de apresentação e contato e também devem ser usados de forma estratégica.
Aliás, evite sair distribuindo cartões para todo mundo. Entregue somente para pessoas que já tiveram um contato inicial, que demonstraram interesse em você ou em seus negócios.
Se você quer investir em networking sem perder tempo e com contatos de qualidade, entre em contato com os consultores da BNI.
A BNI é uma organização de rede profissional e empresarial, com mais de 284 mil membros em todo o mundo, que permite que apenas uma pessoa de cada ramo, ou profissão, participe de uma equipe. Venha fazer parte da nossa rede de contatos e surpreenda-se com novos e frutíferos negócios!