Não pare de fazer Networking, apenas comece a fazer de forma certa
Certa vez li um artigo em um grande site de negócios. O título era “Pare de fazer Networking”. Isso é o que o autor estava dizendo às pessoas. “Pare de fazer Networking – isso é tão mercenário.” Essas foram as palavras dele. O problema foi que cada exemplo que ele deu sobre como o Networking não funciona era um exemplo de um tipo de Networking muito, muito ruim. Então, ele deu esses exemplos muito ruins e depois disse para parar de fazer networking.
Em vez de networking, o autor disse para fazer estas cinco coisas:
- Concentre-se em relacionamentos, não em transações.
- Não peça algo antes de dar algo.
- Não faça o processo sobre você.
- Se esforce pela qualidade, não pela quantidade em seus
relacionamentos. - Seja voluntário para cargos de liderança em organizações às
quais você pertence.
Eu diria que TODAS as CINCO estratégias acima são, de fato, todas sobre Networking. São o Networking feito da maneira certa. Nesse artigo, as más táticas de Networking foram apresentadas como as razões pelas quais as pessoas deveriam abandonar completamente o Networking. O Networking pode ser feito de uma maneira terrivelmente errada, mas o Networking não pode ser ruim. Na verdade, quando realizado de forma correta, é uma maneira fantástica de fazer o seu negócio crescer. Portanto, não pare de fazer Networking -apenas comece a fazer de maneira correta.
Relacionamentos
O Networking é tudo sobre relacionamentos. Não transações. Eu venho dizendo isso há muitos anos. A chave para o sucesso em Eventos de Networking é fazer conexões sólidas com as pessoas, para que elas se lembrem de quem você é quando as convidar para um café ou almoço. Quando você vai à Eventos de Networking de negócios e tenta vender para às pessoas, elas nunca mais vão querer te encontrar novamente.
Acho que muitas pessoas ainda confundem venda direta com Networking. Muitas pessoas usam o Networking como uma oportunidade de ligação fria para fazer uma venda, e por isso que o Networking tem uma má reputação.
Dar primeiro
O segundo ponto do artigo era não pedir algo até que você tenha dado algo. Eu concordo plenamente. Usei a filosofia de Givers Gain® quando iniciei o BNI® em 1985, e ela continua sendo o principal valor que sustenta a Organização. E se baseia na lei da reciprocidade e no conceito de dar aos outros sem esperar nada em troca.
Eu tenho falado bastante sobre o aspecto de capital social da rede a longo prazo. Você precisa investir em capital social. Se você deseja que as pessoas estejam ansiosas para se encontrar com você após os Eventos de Networking, a chave é encontrar maneiras de ajudá-las.
Mostrar Interesse
Quando falo com as pessoas sobre Networking de negócios bem-sucedido, digo a elas para serem mais interessadas do que interessantes. Não é tudo sobre você. Faça o que puder para estabelecer uma conexão, especialmente se estiver fazendo networking com alguém que é mais bem-sucedido do que você. Em vez de se exibir, mostre interesse. Pergunte a eles sobre seus negócios e seus projetos atuais. Não fale sobre você, ou pior ainda, não faça um discurso de vendas para eles no momento em que os conhecer. Todos nós já ouvimos as pessoas dizerem: “Não custa perguntar, certo? Errado. É totalmente doloroso perguntar. Ao contrário da crença popular, dói pedir favores de negócios se você ainda não construiu um relacionamento.
Focar na Qualidade
O próximo ponto é a qualidade acima da quantidade. A única coisa que é mais importante do que a quantidade das suas conexões de Networking, é a qualidade das suas conexões. É um quebra-cabeça de pessoas, não um jogo de números. Se trata de descobrir as pessoas com quem você está se encontrando e encontrar maneiras de construir relacionamentos comerciais profundos e mutuamente benéficos com elas.
Se o seu Networking tiver uma milha de largura e uma polegada de profundidade, ela nunca será bem-sucedida. Em vez disso, ela precisa ser ampla e em alguns lugares, profunda. Uma grande conexão com vários relacionamentos de qualidade contribui para um Networking pessoal muito mais poderoso.
Voluntariado
O último ponto do artigo é se engajar nos grupos aos quais você pertence. Eu concordo completamente com isso. Se você realmente quer se destacar no BNI ou em qualquer profissão ou conexões pessoais, seja voluntário e se torne um líder. É incrível quanta exposição você pode receber quando está ajudando a administrar um grupo no qual está ativo.
Você pode ganhar visibilidade em sua comunidade através do voluntariado. Lembre-se, as pessoas precisam conhecer, gostar e confiar em você para ter a confiança de indicar outras pessoas para você e sua empresa. No entanto, é importante lembrar que o voluntariado não é uma atividade recreativa, é um compromisso sério.
A melhor maneira de fazer Networking é se conectar com as pessoas. Conheça-os, construa um relacionamento e encontre maneiras de ajudá-los sinceramente, em vez de usar o Networking como uma oportunidade de vendas. Você pode alcançar o sucesso no Networking de negócios construindo relacionamentos com uma atitude Givers Gain.
Meu conselho é: não pare de fazer Networking. Basta começar a trabalhar o Networking da maneira certa.
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