O Networking é uma Maratona
O Networking de negócios é realmente uma maratona de esforços – definitivamente NÃO é uma corrida rápida. Conheci muitas pessoas que praticam “Networking hiperativo”, que abordam seus esforços de Networking na velocidade de uma corrida rápida. Eles querem estar em todos os lugares, conhecer todo mundo e ir, ir em tal ritmo que inevitavelmente “colapsam” devido ao esgotamento e não têm nada para compensar pelos seus esforços.
Atividade não é uma realização
Anos atrás, eu conheci uma mulher que era conhecida como a networker perfeita. Ela tinha centenas, talvez milhares de contatos, dando-lhe uma ampla conexão composta por pessoas de todas as esferas da vida. Ela era muito conhecida em sua comunidade como a pessoa certa para qualquer coisa que alguém precisasse.
Um dia, ela me puxou de lado e soltou uma bomba. Ela disse que seus esforços de networking não estavam realmente valendo a pena para ela. Ela me contou sobre todos os grupos que frequentou, todas as pessoas que conheceu, como ela havia feito tantos bons contatos e continuava a fazer mais o tempo todo, mas ela não estava conseguindo nenhum negócio sólido a partir de todos os seus esforços. Perguntei a ela quantos eventos de networking ela ia a cada semana, e ela disse que ia a pelo menos cinco, e às vezes ela ia a mais!
Por que ela não estava obtendo resultados de verdade? Porque apesar de seu incrível talento para fazer contatos e ganhar visibilidade, ela nunca chegou ao conhecimento do que é networking – que é construir relacionamentos. Ela estava tão ocupada na correria e fazendo aparições, que não estava aprendendo como realmente “trabalhar” as conexões de negócios que havia criado para construir relacionamentos profundos com as pessoas e desenvolver credibilidade com elas.
É verdade que ela era visível na comunidade; ela era muito visível. O problema era que ela via a “atividade” como uma “realização”, quando se tratava de seus esforços de networking. Ela não havia dado o próximo e o mais importante passo com as muitas pessoas em sua ampla rede. Ela nunca dedicou tempo para desenvolver o tipo de relacionamento com qualquer um deles que lhes permitisse realmente conhecê-la, gostar dela, confiar nela e querer passar referências para ela.
Networking é sobre construir relacionamentos
Recentemente, vi a mesma coisa com alguém que conheço há alguns anos. Ele tinha o hábito consistente de ir a todas as reuniões e eventos de networking que podia ir, e era incrivelmente visível. Ele não apenas estava sempre em reuniões de networking, como ele estava sempre cheio de energia e entusiasmo desde o momento em que chegava até o momento em que saia. Mais uma vez, o problema não foi de forma alguma devido à falta de atividade, esforço ou entusiasmo em se expor e conhecer novas pessoas.
O problema era que ele estava correndo tanto que nunca parava tempo suficiente para gastar o tempo necessário para estabelecer o tipo de raízes de longo prazo que levam a um relacionamento de referência contínuo e recíproco. O resultado final foi que ele teve um caso grave de esgotamento de suas conexões! Ele passou de ir a todos os lugares e conhecer todo mundo possível, para ir a lugar nenhum e conhecer quase ninguém. Um ano depois, seu negócio faliu.
Networking é mais sobre agricultura do que sobre caça
Se o seu objetivo é aumentar significativamente o seu negócio simplesmente fazendo o maior número possível de contatos, você nunca construirá um Networking pessoal poderoso. Se você está se conectando com a abordagem do tipo ‘corrida rápida’, é quase garantido que você ficará esgotado. Constantemente saltando de evento para evento é exaustivo e ineficaz. É preciso haver um equilíbrio entre o aspecto de criação de visibilidade de seus esforços de networking e os aspectos de criação de credibilidade de seus esforços de networking.
Uma maneira de fazer isso é agendar encontros individuais regulares com pessoas que você conheceu, a fim de entender melhor os serviços que eles oferecem e como você pode encaminhá-los. Mais importante, é uma maneira de eles fazerem o mesmo por você.
O caso em questão é outra mulher que era corretora de imóveis na Califórnia, que compartilhou comigo que seu negócio cresceu drasticamente durante uma grande recessão no passado, porque ela decidiu desenvolver uma conexão ampla e profunda em alguns lugares.
Ela seguiu meu conselho e fez pelo menos quatro encontros individuais por mês com pessoas em sua rede. Ela se concentrou em construir relacionamentos. E uma vez convencida de que havia encontrado uma boa oportunidade de negócios para alguns de seus contatos, ela telefonaria para o contato no local e os colocaria junto com a pessoa com quem estava se encontrando. Isso criou introduções poderosas que levaram ao negócio.
A partir dessa atividade, ela acabou passando o dobro de referências para outras pessoas do que no passado. Mais importante, ela recebeu duas vezes mais referências do que tinha recebido de pessoas no passado. Ela estava tratando o processo mais como uma maratona do que como uma corrida rápida. Este é um ótimo exemplo de como o networking é mais sobre agricultura do que sobre caça. É tudo sobre a construção de relacionamentos com as pessoas certas.
O que é surpreendente sobre esta história é que aconteceu em um momento em que as empresas estavam lidando com uma recessão maciça e as consequências dessa recessão. Mais importante, a empresária estava em uma profissão que foi atingida tão duramente ou mais duramente do que a maioria. Apesar das condições ao seu redor, ela usou suas habilidades de construção de relacionamentos para criar relacionamentos de referência de longo prazo.
Em sua essência, o Networking de negócios consiste em dedicar um tempo para construir relacionamentos genuínos e confiáveis. Sim, a visibilidade é importante, no entanto, sem criar confiança junto com ela, a visibilidade não o levará muito longe. Trata-se de tratar o Networking como uma maratona, e não uma corrida rápida. Quando se trata de Networking, às vezes você precisa desacelerar para ir rápido.
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