Faça um Plano Estratégico de Networking

Faça um Plano Estratégico de Networking

Um sonho sem plano é apenas uma fantasia. A forma em que as pessoas pensam sobre seus sonhos as leva a alcançá-los ou não. No entanto, primeiramente deve-se desenvolver uma estratégia de networking. Para desenvolver essa estratégia, é preciso fazer um plano que funcione, seguindo três perguntas essenciais:

1. Quem São os Melhores Prospects?

É importante para o empresário conhecer o seu mercado-alvo, pois cada mercado possui uma estratégia diferente que exige iniciativas de networking em locais diferentes. Caso o empresário não tenha certeza do seu mercado-alvo, é possível consultar a base e lista de clientes anteriores. A qual indústria eles pertencem? Quanto tempo possuem de negócio? Esses clientes eram empresas, ou consumidores finais? É importante conhecer e entender as necessidades de cada cliente, pois possibilita estratégias mais assertivas para cada mercado-alvo.

2. Onde Encontrar os prospects desejados?

Ao segmentar os nichos de mercado, existem diversos eventos e oportunidades de negócios fora de um evento típico de networking. Existem alguns exemplos de mercados-alvos específicos, onde é possível trabalhar o networking para encontrar possíveis prospects:
• Proprietários de pequenas empresas: Câmera de Comércio, Associação de Empresas Locais, Grupos de Networking, Páginas de Mídias Sociais.
• Representantes de grandes organizações: grupos sem fins lucrativos, trabalhos voluntários, clubes de serviços.
• Consumidores: eventos dos filhos, atividades escolares, etc.

3. Quem, exatamente, quer te conhecer?

Mesmo não sendo capaz de nomear as pessoas que deseja conhecer, é importante saber descrevê-las, pois maior será a chance de encontrar o contato ideal. É necessário ser o mais específico possível ao solicitar contatos, pois informações mais detalhadas como nome, cargo e empresa são mais simples de serem identificadas do que pesquisas mais generalizadas.

Networking funciona. É apenas uma questão de desenvolvimento de estratégia que colocará você em contato com as pessoas certas. Isso é exatamente o que as três questões acima irão ajudar você a fazer. No entanto, você deve agir para atingir seus objetivos.

Texto traduzido de Ivan Misner

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