Se você é proprietário ou empresário de uma empresa, sabe como pode ser um desafio encontrar o caminho para a liderança que funciona para você. Se você se perguntar como se tornar um líder nos negócios, siga estas seis breves lições sobre liderança:
1. Foque nas soluções, e não nos problemas
Com muita frequência, quando enfrentamos um problema, a primeira coisa que tendemos a fazer é focar na situação negativa. Continuamos a repetir nossos padrões, fazendo as mesmas coisas que não funcionam, até vivermos em um sentimento de negatividade. Muitas pessoas deixam suas mentes vagarem em direção ao negativo, o que as leva a se concentrar em mais problemas, em vez de procurar maneiras de resolver a situação e crescer a partir dela. Você deve começar a se concentrar em maneiras de realmente resolver a situação, concentrando-se em soluções. Não basta reagir. Reserve um tempo para analisar completamente o problema e faça uma lista de possíveis soluções.
2. Colabore com seu time
Trabalhe junto com sua equipe. A colaboração prospera quando todos são humildes o suficiente para aceitar o que os outros trazem. Você tem suas próprias forças como indivíduo assim como todos os outros.
3. Seja um campeão da cultura
Liderança é sobre o uso de sua experiência e sabedoria para levar os outros a uma direção positiva. Trata-se de capacitar outras pessoas, servindo como exemplo. Você precisa conhecer a cultura do seu grupo.
4. Preocupe-se com o sucesso dos outros
Grandes líderes demonstram integridade, consistência, compaixão e flexibilidade. Eles ouvem, criam segurança, concentram-se no objetivo e permanecem flexíveis em como alcançá-lo. Eles não têm medo da vulnerabilidade, pedem desculpas quando cometem erros e constroem relacionamentos profundos e duradouros.
5. Inteligência Contextual
Bons líderes são bons facilitadores. Eles entendem o contexto da situação. Um líder entende os limites de seu conhecimento e adapta esse conhecimento a um ambiente diferente daquele em que foi desenvolvido.
6. Capacidade de Adaptação
É importante que os líderes desenvolvam a inteligência contextual para lidar com os desafios. Essa é a capacidade de se adaptar à situação atual. Nunca podemos conceber todos os problemas em potencial em qualquer situação. Isso significa que a capacidade de se adaptar é realmente uma chave importante para ser um grande líder. Faça o seu melhor para entender a situação e se adaptar.
Por fim, liderança significa realizar mais do que as pessoas pensavam ser possível. No seu negócio, quais são seus sonhos mais loucos? Qual é o seu objetivo final? Nunca perca essa ideia e trabalhe constantemente para isso.
Texto traduzido de Ivan Misner.
Quer fazer parte do BNI Brasil e ser exclusivo em sua categoria profissional? Agende uma visita!
#bni brasil #BNI na Mídia #business networking