BNI Brasil: O que fazer e o que não fazer em Networking Social

BNI Brasil: O que fazer e o que não fazer em Networking Social

O que fazer e o que não fazer em Networking Social

Por Ivan Misner, BNI Founder

Use estas dicas para maximizar seu tempo e aproveitar ao máximo seus esforços online.

As pessoas têm uma tendência a ficar online em horários aleatórios e começar a clicar a esmo. Então, alguma coisa misteriosa acontece ao continuum espaço-tempo, e de repente duas horas se passaram e elas não têm nada a apresentar. Mas é bem fácil evitar cair nessa armadilha – tenha um plano e cumpra-o!

A chave para o sucesso com a mídia social é definir uma estratégia que considere a quantidade de tempo que você pode realisticamente dedicar todos os dias aos seus esforços de marketing online. Se você planejar suas atividades, usar ferramentas que poupem seu tempo e garantir que suas expectativas de Retorno sobre Investimento (ROI) sejam razoáveis, você estará em uma boa posição para ser bem-sucedido em networking social.

Encontre a rede social que é a correta para você.
Tudo o que vem depois depende desse ponto. E permita-me acrescentar, não se trata só do Facebook. Alguns negócios vão se beneficiar mais concentrando-se em redes de nichos que podem ter menos tráfego, mas são mais direcionadas ao consumidor daquela marca em particular.

Um planejamento antecipado torna-o eficiente.
Faça um mapa para uma programação semanal que defina os dias e horas específicos que você vai passar nas mídias sociais. Descubra o que é realista e o que faz sentido para sua empresa e comece daí. Abaixo um exemplo de programação semanal.

* Todos os dias: Você posta uma atualização às 9h, uma às 13h e uma às 17h.
* Segundas e quartas-feiras: Você dedica 10 minutos para responder aos comentários e encaminhar mensagens às 10h e às 15h.
* Terças e quintas-feiras: Você dedica 10 minutos às 10h e às 15h para retweetar os comentários das pessoas e agradecer às que o mencionaram ou retweetaram seus posts.

Este é somente um exemplo, porém, você definitivamente deve dedicar um tempo a planejar uma estratégia de mídia social que faça sentido para você.

Use ferramentas para economizar tempo.
Aproveite as várias ferramentas de mídia social que são planejadas especificamente para economizar seu tempo. Por exemplo, sites como o ping.fm, www.seesmic.com e www.tweetdeck.com ajudam, enviando atualizações a múltiplos sites de networking social, inclusive o Twitter e o Facebook, com um clique.
Alguns sites – como o atomkeep.com – permitem até que você faça um link de múltiplas contas do Facebook e Twitter com um aplicativo na área de trabalho onde você pode postar atualizações em todos os perfis, e também visualizar e responder os posts de seus amigos. Isso significa que não há mais necessidade de fazer login em vários sites de networking social.
Além disso, sites como o www.cotweet.com permitem que você programe atualizações com antecedência, de modo que seus perfis possam ser atualizados mesmo quando você não está online. Esta é uma ferramenta útil para todos que viajam com frequência.

Verifique suas expectativas de ROI.
Assim que você tiver uma estratégia funcionando, você sem dúvida ficará ansioso para começar a ver um retorno sobre seu investimento em networking em mídias sociais. É muito importante lembrar-se de uma coisa: Networking leva tempo. Ao invés de esperar presenciar um surto de vendas, você deve esperar ver as pessoas interagindo com a sua marca.
A construção de relacionamentos com as pessoas e a credibilidade para sua marca não acontecem da noite para o dia.

Se a sua rede tiver uma milha de largura e uma polegada de profundidade (o que significa que você acumulou seguidores mas eles não estão envolvidos em sua marca em um nível pessoal), ela não vai funcionar. Ao invés de um grupo grande de seguidores, é importante que você crie uma rede de profundidade e relacionamentos significativos. Isto se faz ficando visível e participando de conversas. Com o tempo, essas atividades dão a você credibilidade, o que por sua vez leva à construção da sua marca e às suas vendas.

Lembre-se destes “o que não fazer” úteis.
Então, você aprendeu o que deve fazer para realizar uma campanha de mídia social eficaz e lucrativa para o seu negócio, porém, há também algumas coisas que você deve evitar ao máximo.

Abaixo estão os cinco erros mais comuns que as pessoas e os negócios cometem quando se trata de networking de mídia social.

1) Passar tempo demais em sites que se gosta e não avaliar totalmente se esse site em particular é o mais eficaz ou não para sua dedicação.

2) Visitar um site para “trabalhar” e então se perder, distraindo-se com posts interessantes.

3) Não reconhecer quando é hora de delegar determinadas responsabilidades de mídia social a um consultor, agência, ou simplesmente outra pessoa.

4) Fazer um blog, uma página no Facebook, LinkeIn ou Twitter e depois não mantê-los – consistência e conteúdo recente são importantes.

5) Esquecer que a mídia social diz respeito a entrar na conversa, e não só vender.

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