Você conhece 3 bases de networking? Apesar de networking não ser venda, é uma estratégia muito interessante que pode ajudá-lo a desenvolver um negócio bem-sucedido utilizando o marketing boca em boca.
1) RELACIONAMENTOS
Boca a boca é sobre “marketing de relacionamento”. Se você começar o primeiro ano de seu envolvimento em um grupo de networking com a única motivação de conhecer bem os outros membros, estará muito à frente do jogo.
Uma das coisas mais importantes é que não é realmente o que você sabe ou quem você conhece; é o quão bem você os conhece que realmente conta! As pessoas fazem negócios com pessoas que conhecem e confiam.
Para que o marketing boca a boca funcione para você, primeiro você precisa construir uma base sólida com as pessoas que espera que o encaminhem para outras pessoas. Isso leva tempo, e a quantidade de tempo que leva varia de profissão para profissão.
Obviamente, algumas profissões são muito mais sensíveis do que outras ao desenvolvimento de referências. Portanto, encontre motivos para se reunir com cada pessoa fora da reunião de networking. Entre em contato com eles e trabalhe para que eles o conheçam melhor. Deixe claro que você valoriza seu relacionamento com cada um deles.
2) CONFIANÇA
Por volta do primeiro ano em seu grupo de networking, você está investindo seu tempo. Seus parceiros de referência estão testando você, verificando você e certificando-se de que você merece que seus valiosos clientes e contatos sejam entregues a você. Portanto, você deve passar confiança para os outros profissionais com quem você espera fazer contatos.
Lembre-se de que você também deve se sentir da mesma maneira. Antes de arriscar sua reputação com seus clientes, encaminhá-los para alguém que cuida menos deles do que você gostaria, você deve ter certeza de que a pessoa a quem você os encaminha é confiável! De que outra forma você vai saber disso, a menos que os use pessoalmente por um período?
3) REFERÊNCIAS
Depois de cultivar relacionamentos e provar ser confiável, você recebe referências qualificadas como resultado. Para receber uma referência de qualidade, é preciso gerar primeiro.
Isso vale muito para as referências. Faça uma verificação da realidade para ver com que eficácia você está fazendo referência às pessoas do seu grupo de networking. Você pode se surpreender ao descobrir quão pouco se refere aos outros ou se refere sempre às mesmas duas ou três pessoas.
Se você não está acompanhando suas referências (dadas e recebidas), é hora de começar a segui-las. Procure padrões. Nos meses seguintes a um mês que você foi particularmente ativo na indicação de outras pessoas, você descobrirá que está recebendo mais referências!
Texto traduzido de Ivan Misner.
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