As quatro Fontes de Referência – Aprenda Mais, Obtenha Mais.
Por Ivan Misner, BNI Founder
Quanto mais você aprende sobre cada fonte de referência, mais fontes de referência você vai desenvolver; quanto mais fontes de referências você desenvolver, mais referências você vai obter e mais seu negócio vai crescer!
1. Pessoas da Sua Esfera de Contato
Um grupo de negócios / profissões que complementa, ao invés de competir com o seu negócio. Uma Esfera de Contato pode ser uma ótima fonte de indicações. É quase certeza: se você puser alguém que faz catering, um florista, um monitor de festa, um impressor, um planejador de reuniões e um fotógrafo na mesma sala por uma hora, você não consegue impedi-los de fechar negócios. Cada um deles tem clientes que podem beneficiar-se dos serviços dos outros. É por isso que um casamento acaba sendo, nos bastidores, um netowrking de negócios e atividade de coleta de referências.
2. Clientes Satisfeitos
Uma das suas melhores fontes de referência são os clientes satisfeitos. Tendo experiência direta com seus produtos ou serviços, eles acreditam realmente e podem comunicar testemunhos convincentes. Mantenha contato com esses clientes; eles são seus fãs, seus melhores promotores, e podem ser muito eficientes em ajudar outros a negociarem com você. É claro que um cliente insatisfeito é igualmente eficiente para afastar as perspectivas de você.
3. Pessoas Cujo Negócio se Beneficia com o Seu
Dos oito tipos de pessoas da sua rede de referências, nenhuma ganha mais que aquelas que obtêm mais negócios quando você obtém mais negócios: fornecedores e vendedores de negócios, por exemplo. Se você vende livros didáticos, o impressor que os imprime para você vai se beneficiar. Um negócio relacionado localizado próximo a você pode beneficiar-se dos seus clientes – por exemplo, um restaurante com comida saudável localizado ao lado da sua academia familiar. Nessas circunstâncias, obviamente é interessante para o outro negócio dar a você referências.
4. Terceiros com Quem Você Negocia
Talvez seu negócio não tenha nada a ver com Odontologia ou cabeleireiros ou automóveis, mas todos os dias você negocia com dentistas, cabeleireiros e mecânicos. Contribuindo para o sucesso dos negócios deles, você ganha a boa disposição deles; para mantê-lo como cliente, eles tendem a ajudá-lo a manter os seus próprios clientes. Se você vem utilizando os serviços deles por algum tempo, esses vendedores provavelmente sabem o que você faz e que você é uma pessoa confiável e honesta. Algumas vezes isso é toda recomendação que um potencial cliente precisa.
Agora que você sabe mais sobre as primeiras quatro referências, por que não começar a desenvolvê-las agora? Então entre em contato com pelo menos uma pessoa entre duas (ou todas as quatro se você estiver realmente motivado) dessas fontes de referência diferentes nesta semana, e não se esqueça de voltar na próxima semana para aprender sobre as outras quatro entre as oito fontes de referência.