Podcast BNI Brasil | #594 – Você precisa de um porteiro

Podcast BNI Brasil  | #594 – Você precisa de um porteiro

POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER

EPISÓDIO 594: “Você precisa de um porteiro”

OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL

 

Priscilla:

Olá pessoal e bem-vindos de volta ao Podcast Oficial do BNI. Sou Priscilla Rice e venho até vocês através do estúdio de gravação Oak, em Berkeley, Califórnia. Hoje estou ao telefone com o fundador e diretor executivo do BNI, Dr. Ivan Misner.

Olá Ivan, como e onde você está?

Ivan:

Eu estou ótimo. Essa semana eu estou em um cruzeiro no Caribe com o BNI Canadá. Eles fizeram a Semana Internacional de Networking em um cruzeiro. Como a maioria das pessoas sabem, essa é a Semana Internacional de Networking. Eu acho que já é a 12° Semana Internacional de Networking no mundo, se não me falhe a memória. E se você ainda não fez isso, acesse InternationalNetworkingWeek.com e veja o vídeo lá.

Priscilla:

Ok, perfeito. Me fale sobre esse tópico.

Ivan:

Então, eu chamo de “Você Precisa de um Porteiro”. Isso é do livro que eu falei a respeito em um podcast, a versão pública de “Quem está na sua sala?” Que foi publicado 3 meses atrás. Atingiu a primeira colocação em autoajuda. Isso é um dos tópicos do livro. Eu prometo que vou falar sobre outros capítulos do livro também. Enquanto você me ouve falar, pense no BNI porque mesmo que o livro fale sobre os indivíduos, este tópico em particular “O Princípio do Porteiro” é realmente sobre o BNI e o comitê de afiliação do BNI. Então, enquanto eu falo sobre isso em um contexto individual, eu quero que vocês pensem nisso com a perspectiva de comitê de afiliação do BNI.

Nós terminamos com a palavra ‘porteiro’ mas você pode chamar de segurança, homem da porta, lembrei de uma expressão, leão de chácara, o que quiser – o comitê de afiliação do BNI é isso. Revisando brevemente o livro “Quem está na sua sala?”. O conceito é que você vive sua vida toda em uma sala. Essa sala tem uma porta e é uma porta de entrada apenas, e quando uma pessoa entra na sua vida, ela fica lá para sempre. O que nós falamos no último podcast é que precisamos desse conceito do porteiro, segurança, em sua cabeça para selecionar as pessoas que entram. O comitê de afiliação do BNI é a mesma coisa, você seleciona as pessoas que entram. Considere a porta. Ela está lá, fechada, mas não trancada. Pronta para abrir quando a próxima pessoa chegar. Agora enquanto você é jovem, você pode sentar e admirar as pessoas que entraram na sua sala, e isso pode levar alguns anos até você entender que você nao quer necessariamente elas na sua sala. Isso é verdade no BNI também, mas mesmo depois de você descobrir o significado e a função da porta, você precisa de um tempo para aprender como, o que e por que você deve permitir que entrem em sua sala. Você precisa determinar as formas de controlar quem entra na sua vida.

Então, qual tipo de pessoa você quer que seu porteiro deixe entrar em sua sala? É alguém de sucesso ou com atitude positiva? Essas coisas certamente são relevantes no contexto do BNI. E você precisa estar no controle dessa porta, e individualmente falando isso significa o seu porteiro. Seu porteiro é seu consciente e subconsciente. Ele seleciona as pessoas que querem entrar na sua vida, e no BNI isso é o comitê de afiliação. Agora para você individualmente e possivelmente para o grupo, a porta abre e fecha sozinha e ela está no automático. Pessoas de todos os tipos estão entrando e talvez elas sejam boas ou não. Então quando você está pronto para assumir o controle dessa porta, você precisa designar esse dever a essa pessoa imaginária que se torna parte da sua personalidade. Seu porteiro fica na entrada dessa porta de mão única e admite ou barra aqueles que querem entrar. Seu porteiro faz isso com uma série de critérios que você provê individualmente e no BNI com o comitê de afiliação. Pessoas felizes, criativas e positivas podem entrar direto! Pessoas negativas, pessimistas não passarão.

Para determinar quem deixar entrar na sua sala, você precisa fazer algumas escolhas importantes. Essas escolhas têm consequências. Como você determina o que está procurando quando você quer permitir que entrem em sua sala ou grupo? O ponto principal é que você tem que entender seus valores. O BNI tem um conjunto de valores fundamentais que nós incorporamos à organização. Começa realmente com entender os valores fundamentais do BNI, mas para você individualmente, você precisa estar bem com seus próprios valores fundamentais. As vezes é muito difícil – quando eu falo com as pessoas Priscilla, eu não vou coloca-las nos holofotes, mas as vezes quando falo com elas, elas dizem: “Eu conheço meus valores.” E eu digo: “Ótimo! Me fale 5 ou 6 de seus valores”, e elas dizem: “Uhm…uh…bom, honestidade é importante”. Eu digo: “Bom! O que mais? Fale mais alguns”. Então elas ficam pensando e não sabem. Você não pode selecionar as pessoas que estão entrando na sua sala, assim como no seu grupo, a menos que você esteja de acordo com seus valores.

Eu vou ensinar uma técnica que você pode usar pessoalmente que ajudará a começar a entender seus valores – e eu acho que vou me aprofundar ao falar de valores em outro podcast, mas aqui está o começo disso. Pense em alguém que atrapalhe seus negócios. Que valores são esses que apenas atrapalham seus negócios quando você tem alguém ao seu redor com esse comportamento, é completamente inaceitável. Eu quero que você pense no que atrapalha seus negócios Priscilla, se você não se importar em compartilhar, mas vou dar um exemplo meu. Quando eu estava trabalhando nesse livro, eu percebi que drama era uma das coisas atrapalham meus negócios. As pessoas que estão constantemente vivendo em drama, você sabe do que estou falando, elas fazem muito drama. Agora eu faço drama, você faz também e a maioria das pessoas de alguma forma faz, mas você sabe que esse tipo de drama que eu estou falando é aquele comum do dia a dia. Eu olhei ao redor da minha sala e percebi que tinha muitas pessoas dramáticas em minha vida, e então eu percebi que era minha culpa. Eu os deixei entrar, e as vezes os grupos tem membros que entram e não passaram por um bom processo de seleção, então eles entram no grupo e o grupo não é bem-sucedido como poderia ser. E aliás, você quer selecionar 2 aspectos, aptidão e atitude. Aptidão é bom para garantir que são bons no que fazem, mas atitude é o tempero secreto. Você quer garantir que essas pessoas tenham uma atitude positiva e solidária, o que também é um dos valores fundamentais do BNI. Nós temos 7 valores fundamentais que são 1) Givers Gain, Ganhar contribuindo, o principal deles. 2) Construir relacionamentos significativos. 3) Aprendizagem contínua. 4) Tradições + inovação.5) Atitude positiva. 6) Prestação de contas. 7) Reconhecimento. Então, esses são os nossos valores fundamentais.

Eu estimulo todos os grupos e comitês de afiliação a selecionar as pessoas – o “porteiro” do seu grupo que é o comitê de afiliação, deve selecionar as pessoas ao conversar com elas e de acordo com os valores fundamentais da organização. “Esses são os valores fundamentais. Como eles combinam com você? Como é aprender continuamente? Você está disposto a participar do Programa de Sucesso do Membro? Você participaria do BNI University? Você se dá bem prestando contas?” Você tem que entender que isso é a construção de relacionamentos. Leva tempo. Você conversa com eles sobre esses valores e vê como eles responde a isso. nem todo mundo se encaixa no BNI. é aí que o “porteiro” da organização é necessário, o comitê de afiliação, mas também na sua vida o principio do “porteiro” é absolutamente necessário.

Vou compartilhar mais uma se você não se importar. Minha esposa e eu, se sairmos com outro casal, nós nos sentimos à vontade que esse casal deve amar e respeitar um ao outro. Ambos. Eles devem tratar um ao outro com amor e respeito, mas novamente, nem todo mundo é perfeito e talvez saímos com um casal que esteja tendo uma noite ruim, mas geralmente, nós queremos sair com outros casais casados que se amam e respeitam um ao outro. Quando chegamos a essa conclusão, checamos nossa sala e percebemos que deixamos entrar pessoas na nossa vida que não tratavam um ao outro com amor e respeito. Então nós aprendemos como lidar com elas na sala. Eu vou falar sobre como lidar com as pessoas que entraram na sua sala, e você tem que lidar com elas, mas eu não tenho tempo para isso hoje, mas depois nós começamos a selecionar os próximos casais baseados nesse critério. Existem algumas coisas que atrapalham meus negócios. Você tem algo que te atrapalha Priscilla?

Priscilla:

Sim, O que me atrapalha são pessoas narcisistas. Eu tinha a tendência de atrair essas pessoas por um período em minha vida, mas eu percebi que eu não conseguia aguentar mais isso. Eu não quero essas pessoas na minha vida.

Ivan:

Eu acho que isso tem um grande valor. A forma como eu descrevi isso é, se o ego deles entram na sala antes de mim, esse é um relacionamento que eu quero ter. Como você pode suspeitar, eu conheço muitas pessoas, e algumas delas têm grandes nomes que talvez sejam até muito conhecidos. Então, eu concordo plenamente com você. Novamente, ninguém é perfeito, mas eu me esforço muito para não deixar meu ego entrar na sala antes de mim sempre que possível. Eu acredito que uma pessoa humilde não pensa menos de si mesma, mas ao invés disso pensam menos em si mesmas. Esse é o comportamento que eu me esforço para ter e é certamente o que eu procuro. Esses são ótimos exemplos.

Já vou terminar. Se você tiver a oportunidade, dê uma olhada no livro, é uma edição pública e tem uma capa laranja. Nós vamos garantir que que tenha o link sempre a disposição por aqui. Eu realmente acredito, Priscilla, que esse livro vai mudar a vida das pessoas. Eu queria ter esse livro quando eu tinha 17 anos. Eu queria que alguém tivesse escrito esse livro quando eu tinha 17 anos. É poderoso em ajudar a criar sua vida. Eu acho que funciona perfeitamente em um grupo do BNI e quando está se criando o seu  grupo dos sonhos. O nome do livro é “Quem está na sua sala?” está na Amazon e na maioria das livrarias. Eu vou falar sobre valores e sobre alguns outros valores em outros podcasts.

Isso é tudo por hoje, Priscilla, a menos que você queira acrescentar algo.

Priscilla:

Não, eu acho que já está ótimo, Ivan. Estou feliz por você estar falando sobre o livro. Eu baixei no meu Kindle, e estou pronta para ler. Eu já li uma parte, mas ainda não consegui terminar.

Ivan:

Ah … Ok, me lembre de cobrar você na próxima vez que nos falarmos.

Priscilla:

Ok, ótimo. Eu acho que é isso por essa semana. Obrigada pela informação Dr. Ivan Misner. Para mais conteúdo do Ivan acesse IvanMisner.com. Obrigado por escutar. Sou Priscilla Rice e estamos ansiosos para ter você conosco na próxima semana para mais um emocionante episódio do Podcast Oficial do BNI.

Faça parte de uma Equipe BNI e saiba como gerar mais e melhores negócios para sua empresa! Preencha o formulário em seguida entraremos em contato com você!

[contact-form-7 id="9574" title="Sem título"]
<