POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER
EPISÓDIO 587: “Quem está na sua sala”
OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL
Podcast Episódio 587: “Quem está na sua sala”
Priscilla:
Olá pessoal e bem-vindos de volta ao Podcast oficial do BNI. Eu sou Priscilla Rice, falo ao vivo através do estúdio Oak em Berkeley, Califórnia. Estou no telefone com o fundador e diretor executivo do BNI, Dr. Ivan Misner. Olá, como está? Fiquei sabendo que você falará sobre seu novo livro.
Ivan:
Sim, Priscilla, eu tenho um novo livro, e estou mais animado com este livro do que com os outros que escrevi. Sinceramente, sinto que este fará a diferença maior na vida das pessoas do que outros livros que já escrevi. É um livro de auto ajuda e está aberto ao público. É interessante para pessoas de qualquer idade, e ao mesmo tempo, é perfeito para os membros do BNI.
Eu falei da versão original deste livro 4 anos atrás. Você pode procurar nos podcasts do BNI. A versão do BNI de “Quem Está na sua Sala?” é o livro mais curto que já escrevi, no entanto, a versão pública foi a que mais demorou para ser feita, nós realmente a resumimos. Tomamos a premissa básica da edição do BNI, e fizemos um livro incrivelmente útil.
E neste podcast, gostaria de compartilhar o conceito, e se vocês estão ouvindo e gostarem e quiserem que eu fale mais sobre isso no decorrer do ano, ficarei feliz em gravar podcasts adicionais sobre o conteúdo deste livro.
Vamos falar sobre como você pode assistir os webinars. Eu gosto de gravar podcasts inesquecíveis. Este não será, mas durará bastante. Haverá um link que colocaremos neste podcast onde você poderá acessar os webinars que tem conteúdos mais aprofundados do livro junto com meus coautores. Você terá a oportunidade de fazer perguntas, por isso, estou bastante animado. Posso começar?
Priscilla:
Sim, por favor.
Ivan:
Vamos lá. Vou compartilhar um pouco do conteúdo do primeiro capítulo. Imagine que você viva em uma sala. Imagine que você faça tudo da sua vida dentro dessa sala, onde sua imaginação cria sua própria vida. Qualquer coisa pode estar dentro deste espaço. Dentro de todas as pessoas que entram na sua vida e seus relacionamentos e obrigações que estão ligados a essas pessoas. Você pode atualizar e expandir sua sala para acomodar novas outras possibilidades.
Porém, há somente uma única e permanente característica neste quarto. Só tem uma porta. Exatamente imagine um quarto somente com uma porta, uma sala. Talvez você já viu muitas salas só com uma porta. Mas pense, que nesta sala há uma coisa que é incomum e é exatamente a respeito dessa porta. Muitas salas têm apenas uma porta. Mas esta porta é uma porta de mão única. Somente de entrada. Não tem saída. Quem entra por esta porta e na sua vida, qualquer um que tragam consigo, não poderão jamais sair. Eles estarão com você nessa sala pelo resto da sua vida.
Este conceito é importante porque a sua qualidade de vida depende das pessoas que estão na sua sala. Vou repetir isso. A sua qualidade de vida depende das pessoas que estão na sua sala. Agora, se você está ouvindo este podcast, como você entendeu isso? Como se sente sabendo disso?
Muitos talvez pensem que é uma metáfora, mas eu estou aqui para dizer que é mais que isso, e eu explicarei porquê. Faça um rápido levantamento. Pense nos seus contatos, nas pessoas que se relacionam com você, nas suas mídias sociais, pessoas que estão lá no canhoto do seu talão de cheques. Quem são as pessoas mais próximas de você? Quem são seus amigos? Quem são os seus parceiros? Com quem você se associa no seu dia a dia?
Mais adiante no livro, não hoje e nem neste podcast, avaliaremos as pessoas na sua sala. Mas você precisa pensar bem nos tipos de pessoas que você tem lá. Pensando brevemente sobre as pessoas que estão lá, você teria escolhido pessoas diferentes se soubesse que elas ficariam lá para sempre? A maioria das pessoas diz: “Sim, com certeza teria feito escolhas diferentes.”
Como você escolherá as pessoas que deseja em sua sala agora que sabe que elas não podem sair? Vamos falar sobre não poder sair. Quando eu falo isso, a maioria das pessoas diz “Ai meu Deus! Eu nunca pensei nisso.”
Vamos falar sobre as pessoas que me respondem dizendo que literalmente não pode ser verdade que quando uma pessoa entra na minha sala ela vai ficar lá para sempre. Já pensou? Na sala da sua casa? A pessoa entrou e vai ficar pro resto da sua vida? Bom, eu entrevistei um grande amigo e renomado psiquiatra, o neurocientista, Dr. Daniel Amen. Você deve conhece-lo. Talvez até já tenha ouvido falar dele. Ele já deu muitas entrevistas no Serviço de Televisão Pública. Ele é o fundador das Clínicas Amen. Ele disse e eu o cito, porque acho interessante. Ele diz que “Qualquer coisa significante que é recebida pelo seu cérebro desencadeia atividade neural que simplesmente não pode ser apagada ou deletada como se nunca tivesse acontecido.”
Quando você conhece alguém e eles se fixam, essa memória não vai embora, o que significa que as pessoas talvez estejam fora da sua vida mas ainda estão em sua cabeça. Se elas ainda estão em sua cabeça, elas estão na sua sala. Você está tomando decisões para o resto de sua vida baseado nas coisas positivas e negativas que aconteceram com as pessoas que você deixou entrar em sua vida. Isso se relaciona com as pessoas que permite entrar em sua vida, indivíduos negativos, e então toma futuras decisões baseadas naquela experiência ruim.
Esses acontecimentos deixam uma marca inesquecível em seu cérebro, e em quem você é. Então, seu passado é arquivado em sua mente. O que queremos fazer com este livro é ajudar você a ser um melhor curador da sua sala de agora em diante. Pense nas pessoas que estão na sua sala que ganharam uma entrada. Talvez elas tenham trazido caos com elas. Você provavelmente sabe de quem estou falando. Têm pessoas que são um problema, parece que elas sugam você, parece que elas drenam suas energias. Elas vivem muitas vezes com muitos traumas. E muitas pessoas são dramáticas o tempo todo.
Essas pessoas podem ser caóticas. Sua sala pode estar superlotada. você pode ter pessoas bravas ali, corrosivas. Quando comecei a conversar com meu coautor, o Stuart Emory, Priscilla, você não sabe, eu percebi que enquanto conversávamos, eu pensava na minha sala e na minha vida há alguns anos, quando comecei a trabalhar neste livro, percebi que essas pessoas só existiam na minha vida por minha culpa.
Nem sempre é sua culpa. Algumas coisas estão além do seu controle, mas minha reação a elas era o motivo de estar onde estava em alguns relacionamentos, tanto pessoais como profissionais, era minha culpa. Eu deixei acontecer. Para mim, foi necessário pensar como poderia ir de dissonante a ressonante. Deixa eu explicar melhor. Na física, ressonância é um fenômeno que ocorre quando uma força extra leva outra coisa a oscilar em uma frequência específica, ok?
Então, eu não sei muito sobre pianos, mas o Stuart sabe. Ele disse para imaginar dois pianos lado a lado. Se você pressionar o Dó central em um piano enquanto alguém pressiona o pedal de sustenido no outro piano, o Dó central do primeiro piano vibrará no segundo piano, sem qualquer ação física sobre ele. Isso é um exemplo de ressonância. As vibrações fazem com que aquilo que está alinhado soar junto.
O que nós realmente queremos é que as pessoas pensem em criar relações com ressonância e não dissonância. Eu não sei se sabem, mas um dos arrependimentos que as pessoas têm quando estão perto da morte é mais ou menos assim: “ah…eu queria ter vivido fiel a mim mesmo, não ao que os outros esperaram de mim.”
O que eu amo no material que fizemos é que falamos como você pode ser o arquiteto emocional, mental, físico e espiritual da sua sala. Você precisa embarcar em um ambiente cheio de ressonância ao invés de dissonância. Você precisa construir uma sala que te faça sentir vivo. A vida que cria para si, sempre ganha e sim, as pessoas farão coisas inesperadas a você, mas como reagir a elas é a chave e a sala que você criou é a vida que você vive.
Uma outra coisa, é preciso de alguns minutos pra falar sobre isso. Uma das coisas que gostaríamos de fazer são os webinars. Este podcast saiu depois que já havíamos feito um dos webinars, mas clique no link que estará neste podcast e você poderá ver a gravação do primeiro webinar, e poderá acessar futuros webinars e gravações. Escute o que falamos sobre o conceito de Quem Está na Sua Sala, e vamos especificamente como se aplica ao BNI.
Qualquer um que pensar nisso por um tempo verá como se aplica ao BNI. Você literalmente está criando sua sala de networkers. As pessoas que você levar para sua sala farão ou destruirão seu sucesso em fazer networking. Quem está na sua sala, embora seja um livro de auto ajuda é totalmente um livro do BNI. Descobri isso com as pessoas com quem me apaixonei fazendo networking. Elas fizeram toda a diferença do meu mundo e o meu negócio foi um sucesso.
Mais um ponto, e eu passo de volta para você, Priscilla. Queremos que este livro seja prático. Talvez alguns já estejam familiarizados com a edição do BNI. A edição do BNI tem milhares de histórias, mas esta edição é muito prática. Cada capítulo te dá coisas que precisa saber. É sobre isso que falaremos nos webinars.
Me dê um feedback deste conceito e se estiver escutando e gostou, ficarei feliz em gravar mais podcasts cobrindo mais conceitos sobre como você vive com as pessoas que você deixou entrar em sua sala antes que soubesse disso, como criar equilíbrio em sua vida, e como estabelecer estes valores. Estes são alguns dos tópicos que são exemplos específicos.
O livro se chama “Quem está na Sua Sala”, o primeiro capítulo é “Imagine que viva em uma sala”. O que acha, Priscilla?
Priscilla:
Estive lendo a versão original do BNI e usando o livro para apresentações de coordenação educacional. É importante para o nosso grupo porque estamos aumentando. Isso nos dá orientação. Todos gostaram muito de ouvir os primeiros capítulos do livro, e nos ajudou a analisar quem nós queremos em nosso grupo. E você está certo, faz muita diferença quem nós convidamos para entrar.
Ivan:
Sim, Priscilla. “Quem está na sua sala” já está nas livrarias. Está disponível na Amazon, como kindle. E, eu sei que isso vai fazer muitas pessoas felizes. Também está disponível como audiolivro. Você pode conseguir o áudio e fazer isso mais rápido, apenas duas horas e meia, mas eu prometo que é extremamente prático. Aliás, essa é uma das desvantagens da edição da BNI, não era prática. Nós passamos muito tempo resumindo o livro para que fosse mais prático.
Estou animado com esse livro. É provável que você ouça o audiolivro na minha voz, Priscilla. Honestamente, acredito que fará uma grande mudança na vida das pessoas do que outros livros que eu escrevi.
Priscilla:
Que maravilha, Ivan. Fico feliz por você ter mencionado isso e por termos a oportunidade de lê-lo também.
Ivan:
Obrigado. Aliás, o livro já atingiu a primeira colocação na Amazon na categoria de auto ajuda, isso quer dizer que está sendo bem popular. Obrigado, Priscilla.
Priscilla:
Obrigada, Ivan. Eu tenho uma pergunta rápida para você.
Ivan:
OK.
Priscilla:
Você gravou o audiolivro?
Ivan:
Ótima pergunta. Sim, gravei, junto com meus coautores. Nós dividimos os capítulos do livro. Cada um gravou um capítulo. Nós adicionamos também um pouco mais de conteúdo na versão em áudio. Obrigado por perguntar.
Priscilla:
De nada. Ótimo, então acho que é isso, Dr. Misner. Muito obrigado por nos contar sobre este maravilhoso livro. Para mais informação acesse ivanmisner.com. Muito obrigado por nos ouvir. Sou Priscilla Rice, e estamos ansiosos para que se juntem a nós na próxima semana para mais um episódio do Podcast Oficial do BNI.