POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER
EPISÓDIO 571: “A Fundação BNI – O que ela tem para mim?”
OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL
Priscilla:
Olá! Bem-vindo ao Podcast Oficial do BNI em português, trazido a você pelo BNI Brasil. Eu sou Priscilla Rice, na voz de Kedma Franza e estou na QComm comunicação, em São Paulo, falando com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI. Olá Ivan, como você está?
Ivan:
Eu estou ótimo, Priscilla, obrigado. Eu tenho um convidado especial no podcast de hoje, Kevin Barber. Kevin é diretor do BNI há 13 anos. Ele gerencia 41 grupos. Ele tem mais de 1260 membros em sua região. Aqui está uma informação importante: no ano passado, os grupos em que ele está a frente, geraram mais de US$100.000.000 em agradecimento por negócios fechados, e desde que ele começou há 13 anos, no BNI, mais de meio bilhão de dólares em negócios fechados. Ele é diretor do BNI na Alemanha. Ele é a pessoa que começou o BNI Connect Five, então se você já viu algum dos incríveis vídeos chamados BNI Connect Five, ele é o cara. Kevin é hoje o presidente da Fundação BNI. Eu o tenho como um dos meus grandes amigos. Kevin, bem-vindo ao nosso Podcast.
Kevin:
Obrigado pelo convite. É um prazer estar aqui com você.
Ivan:
Então, nosso tópico de hoje é a Fundação BNI. Obviamente, você é um diretor do BNI. Mas você tem muitos membros sob sua responsabilidade. Referências são extremamente importantes para a nossa organização. Você também tem apoiado incrivelmente a nossa organização através da fundação. E você é atualmente o presidente da Fundação BNI. Por que a Fundação BNI é relevante para o membro ou diretor médio do BNI?
Kevin:
Bom Ivan, rapidamente, quando eu cheguei no BNI em 2005, chegamos no ponto onde as pessoas me perguntavam: “O que posso fazer por você?” Eu queria dizer a eles que para fazer algo por instituições de caridade próximas a mim, do meu coração. Era nisso que eu estava interessado como pessoa. Eu não me sentia confortável fazendo isso porque o BNI não é sobre caridade. BNI para mim é você se juntar para obter mais negócios, não para pedir às pessoas dinheiro para uma organização, ou algo do tipo. Então, por muitos anos, eu fui extremamente cauteloso e nunca mencionei uma palavra sobre isso porque eu não achava que fosse importante para o BNI. O BNI deve existir para gerar referências e nada mais.
Quando comecei a me envolver, percebi que isso era um grande benefício para os membros. Um grande benefício para membros e diretores, porque temos muitas coisas acontecendo em nossa comunidade. Não sei como é a sua parte do mundo, mas certamente na Alemanha e em outros países da Europa há um nível muito alto de atividade empresarial. As pessoas não estão reclamando que não têm trabalho suficiente, mas se envolver na comunidade dá ao negócio, ao grupo, ao membro, uma boa estação para si, o que não é mostrado apenas na forma de referências, mas estamos falando de reputação a longo prazo do seu próprio negócio, do seu grupo do BNI como uma organização. O que encontramos é que os grupos e membros estão se envolvendo em suas comunidades locais e desfrutam de uma reputação muito maior. As pessoas voltam para eles para mais negócios.
Ivan:
Eu não poderia concordar mais com você. Tem um ótimo livro que li há alguns anos, Capitalismo Consciente, que me impactou muito. Nós começamos a Fundação BNI depois disso, mas de fato construiu em minha mente a importância do BNI e das regiões locais, as comunidades, apoiarem causas beneficentes. Uma das coisas que aprendi e que você provavelmente também aprendeu é que, mais do que nunca – se quisermos atrair a geração do milênio para o BNI como nós, os profissionais de negócios mais jovens, a consciência social é extremamente importante para a geração mais jovem. Profissionais de negócios. Eu acho que existem muitas razões para apoiar causas de caridade – é claro que a maior delas, você não pode ter a filosofia dos doadores de uma organização sem querer apoiar causas sociais. Você concorda comigo?
Kevin:
Eu concordo 100%. E vou além Ivan, acho que somos a organização no mundo que está predestinada a estar envolvida nesse tipo de atividade, sem sombra de dúvidas. Quando começamos a nos envolver nesses eventos de caridade – eu odeio a palavra caridade, mas não consigo encontrar uma melhor no momento, você percebe o quanto se sentiu bem. Mas o que estava começando a acontecer é que membros e grupos estavam se tornando mais visíveis em sua comunidade. Quando eles estavam fazendo esse trabalho e estavam envolvidos em sua comunidade local, eles estavam fazendo novos contatos. Eles estavam levando as pessoas para seus grupos. Pessoas que nunca teria chegado ao BNI antes. Certamente muitas pessoas sabiam quem éramos e o que estávamos fazendo. E nós fomos muito, muito recompensados com esse resultado.
Ivan:
Sim, eu acho que esta ideia de uma consciência social não é uma nova missão para o BNI. Nossa missão ainda é dizer às pessoas como aumentar os negócios por meio de referências. Mas é, creio eu, um grande apoio dessa missão porque ela cria um reconhecimento de nome e exposição para a organização em todo o mundo. Uma das perguntas que recebo muito, como presidente da fundação, talvez você possa falar sobre isso, é: Qual é a diferença entre a fundação BNI e o Business Voices?
Kevin:
Sempre que ouço você ou a Beth, responderem a essa pergunta, tudo fica mais claro na minha mente. Mas antes, para os brasileiros que estão nos ouvindo, o Business Voices é uma iniciativa que permite que membros e grupos do BNI se envolvam em suas comunidades locais sem uma fundação, ou dinheiro envolvido, usando seu tempo talento para apoiar escolas e organizações educacionais a fim de facilitar a vida dos jovens no futuro.
Eu sei que há problemas em certos países e que em sua maioria têm a situação em que as crianças estão deixando a escola sem acesso ou conhecimento a habilidades básicas de negócios – como finanças, seguros e redes de networking.
Um grande exemplo de benefícios do Business Voices aqui no leste da Alemanha é o seguinte, duas pessoas dentro de um grupo BNI foram para uma escola local e, deram aulas por várias semanas. Tudo isso correu bem. As crianças adoraram. Tivemos um bom impacto na comunidade local. E algumas semanas depois, alguém compareceu à uma reunião do BNI e o Diretor-Executivo disse: “Como você ficou sabendo sobre nós?” E a pessoa respondeu: “Ah, é fácil, você ensinou a minha filha”.
Ivan:
É emocionante ver as pessoas chegando como fruto do nosso trabalho da fundação, não é? Eu acho que você descreveu bem, Kevin. É basicamente uma forma de as pessoas contribuírem com seu tempo e talento localmente – o que os grupos estão fazendo de qualquer maneira, mas o que queremos fazer é colocá-los debaixo da proteção do Business Voices. Eu acho que os negócios podem ser nobres e que os negócios também podem fazer a diferença nas comunidades locais, e essa é uma forma de as empresas terem voz nas comunidades, para crianças e educação, principalmente. Então, como as pessoas podem se envolver mais com o Business Voices, que faz parte da Fundação BNI?
Kevin:
Olha Ivan, para mim, a melhor maneira é visitar o site da Fundação BNI (BNIFoundation.org). No site há um campo “Fale Conosco”, esse campo fica do lado esquerdo, você clica lá, preenche o formulário de consulta, coloque seu nome, endereço de e-mail e alguém do BNI vai entrar em contato com você.
Ivan:
A parte “Entre em contato” está na parte superior, à direita, mas quando você clica, tudo vai ficar do seu lado esquerdo. E aproveita para mencionar também que você ouviu falar sobre nós no podcast, isto pode ser muito útil. Então, se você estiver interessado em saber mais sobre a Fundação BNI, especialmente o Business Voices, que está contribuindo com as comunidades locais e, principalmente como você pode contribuir com seu tempo e talento, adoraríamos conversar com você! Como eu disse, o Kevin é o presidente da Fundação BNI, que administra o projeto Business Voices. Deixe-me fazer uma última pergunta antes da gente terminar nosso papo, Kevin. Qual é a visão da Fundação BNI globalmente? E existe alguma outra maneira que as pessoas possam se envolver além de nos contatar, que você recomenda?
Kevin:
Eu gostaria que os membros do BNI pensassem como é fácil levar as pessoas a entenderem os benefícios do BNI para a comunidade. E imaginem que agora há 8.400 grupos. Se cada grupo do mundo fizer algo para a comunidade local, muito em breve teremos grupos em 73 países relatando o que estão fazendo em sua comunidade local. Se eles conseguirem gerar 100 dólares por mês, estamos falando em 10 milhões de dólares por ano e causando um grande impacto social. Eu acho que seria algo maravilhoso para se ter. E o que as pessoas podem fazer para ajudar nisso seria – deixe-nos saber o que você está fazendo, se você é um diretor de área, um diretor executivo ou um diretor nacional. Queremos saber o que você está fazendo. Encontre uma maneira de acumular todo esse impacto social que temos como organização.
Ivan:
Você levantou um bom ponto, porque muitas pessoas estão fazendo coisas, mas não estão fazendo isso sob a égide da Fundação BNI, por exemplo. Se você está fazendo alguma coisa em seus grupos, gostaríamos que você a incluísse sob a égide da Fundação BNI por meio das iniciativas da Fundaçãoo BNI e do Business Voices. Então, entre em contato com o seu diretor local e entre em contato com o site da Fundação BNI.Eu adoro histórias sobre alguém aparecer, e recentemente ouvi sobre um grupo que a fundação apoiou, uma instituição de caridade local e, foi tão impressionante essa história que estava sendo feita, que eles se juntaram ao grupo do BNI e alguém que estava naquele evento também se juntou ao grupo local do BNI porque eles disseram: “Qualquer organização que apóie instituições de caridade locais como a nossa, eu quero conhecer e também fazer parte”. Então eles acabaram tendo dois membros como resultado de um evento local de caridade. Acho que esse é um ótimo exemplo de como a Fundação BNI não só pode fazer o bem, mas também ajudar a comunidade local.Bem, Kevin, muito obrigado por estar em nosso meu podcast. E obrigado por todo esse trabalho incrível que você faz junto a Fundação BNI. Você é um voluntário e oferece uma imensa quantidade de tempo, e eu pessoalmente agradeço! Muito obrigado por estar conosco e por fazer parte do BNI.
Kevin:
Por nada, Ivan! Isso é só a ponta do iceberg, ainda há um longo caminho para percorrermos. Obrigada pelo convite.
Ivan:
Obrigado, Kevin. Priscilla, agora é com você.
Priscilla:
Ótimo papo. Muito obrigada. Lembro aos ouvintes que este podcast chegou até vocês pelo BNI Brasil. Muito obrigada pela atenção. Sou Priscilla Rice, na voz de Kedma Franza, e nós esperamos você na próxima, com mais um podcast oficial do BNI.