Podcast BNI Brasil | #568 – Como conseguir referências

Podcast BNI Brasil | #568 – Como conseguir referências

POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER

EPISÓDIO 568: “Como conseguir referências”

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Priscilla:
Olá, bem-vindo ao podcast oficial do BNI em português, trazido a você pelo BNI Brasil. Eu sou Priscilla Rice na voz de Kedma Franza e estou na QCom Comunicação, em São Paulo, falando com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI. Olá Ivan, tudo bem?

Ivan:
Tudo bem Priscilla, obrigado. Eu estou em Montreal, no Canadá esta semana. Vim a um evento chamado TLC e também um evento do BNI, bem legal, viu?

Priscilla:
Ótimo! Essa é uma bela parte do mundo!

Ivan:
É. É absolutamente lindo o Canadá! Eu estive aqui várias vezes. Eu amo aqui.

Bm, hoje eu estou falando sobre redes Up. Já fizemos um podcast, o 530, em que falei com o Mike Macedonio sobre Up Networking.

Todos nós já ouvimos a velha frase. “diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”, o que significa que você não só precisa se cercar de pessoas de sucesso como também precisa continuamente pensar positivamente e olhar sempre para cima!

O que eu quero fazer hoje é falar de cerca de meia dúzia ou mais pontos, além de aprender como são e como pensam essas pessoas bem-sucedidas. Eu quero dar alguns outros pontos que eu acho que podem fazer a diferença, Priscilla.

Você sabe, eu sempre acreditei que não há geralmente muito espaço no topo, mas na verdade é o fundo que é muito lotado.

Além de investir em relacionamentos com pessoas bem-sucedidas, o próximo passo é abraçar o desconforto. Se você não está desconfortável em se conectar com alguém, então você não está pensando alto o suficiente. Então, se você encontrar alguém ou ver alguém que você gostaria de se conectar em um evento, é importante você ir para cima e falar com essa pessoa. Seu desconforto pode ser um sinal de que esta pessoa é exatamente a que você deve falar.

Aqui está outra: Não venda para eles. Eu não posso te dizer quantas vezes que eu já conheci alguém pela primeira vez e eles começaram a vender para mim. Eu vi a mesma coisa acontecer quando eu estive com outras pessoas de negócios que tem muito mais sucesso do que eu. Não faça isso! O velho ditado, “Não custa nada perguntar” é completamente errado! Não seja mais um na multidão. Não venda para eles. Não diga: “Esta é a minha oportunidade!”. Porque vai ser a sua última oportunidade de realmente vender para eles.

Aqui está algo que surpreende as pessoas, mas por incrível que pareça, algumas delas se queixam às outras num primeiro contato. Não se queixe. Se você estiver em contato com alguém mais bem-sucedido, não se queixa a ele. Eu sei que parece óbvio, mas eu tenho sido vítima frequente de situações assim. Eu estava com um homem de negócios incrivelmente bem-sucedido há algum tempo. Era um evento com muita gente. Aí alguém e chegou e começou a se queixar sobre algum problema com a companhia dele. Esse cara absolutamente se destacou e foi discretamente escoltado para fora do evento. Você não quer ser lembrado por isso, não é verdade? Então, se você está falando com alguém bem-sucedido, não se queixe para essa pessoa!

Aqui está outra: reconheça o trabalho de quem você quer se conectar, mas não seja um bajulador. Muitas pessoas ficam elogiando tanto que fica chato.

Uma outra recomendação muito importante: Trabalhe dentro do contexto da reunião. Se possível, encontre uma maneira de se conectar com o que está acontecendo no momento, algo interessante, uma discussão ou configuração, por exemplo.

Eu conheci um líder de pensamento internacional bem conhecido pela primeira vez na sessão de autógrafos para os oradores em uma conferência, o problema era que o público estava ainda no jantar e ninguém estava ali para pegar a assinatura desse autor. Foi então que eu compartilhei uma história com ele, cheguei perto e falei sobre mim em uma sessão de autógrafos que eu fiz há algum tempo, em que a única pessoa que apareceu foi a minha mãe, Priscilla. Ela agiu como se ela fosse um imã e as pessoas começaram a se aglomerar ao redor da mesa e a sessão de autógrafos começou.

Nós dois rimos muito da história. E isso o fez se lembrar de mim de maneira diferente e então ele me convidou para participar de uma organização onde tive a chance de estar em contato com muitas, muitas pessoas. Aliás, são com estas pessoas que estou aqui hoje, em Montreal.

Aqui está outro ponto: Descubra em que eles estão atualmente interessados ​. Este é um ponto crítico. Se você sabe que eles estão indo para um evento, pesquise na internet. Veja em que eles trabalham, seus projetos e como você poderia ajudá-los.

Adicione valor. Lembre-se, você não vai vender nada para eles. Então, o que você pode fazer? Agregar valor à eles. Aqui está um grande exemplo da vida real, uma das vezes que eu conheci Richard Branson em Necker Island, eu queria fazer um vídeo com ele, para colocar no meu site, IvanMisner.com.

No fundo eu queria chegar nele e dizer: “Ei, Richard, você vai fazer um vídeo comigo?” Em vez disso, eu perguntei sobre algo que ele estava trabalhando, que era o D Team – que era sobre como as empresas podem fazer a diferença nas comunidades locais. E ele se abriu e ficou muito animado conversando comigo. E eu disse: “Como posso te ajudar com isso? O que posso fazer para ajudá-lo com isso?” Ele disse: “Bem, você está conectado com muita gente. Consegue me conectar a todos de uma maneira massiva?” Eu disse: “Claro, que tal fazermos um vídeo para isso?”. Então, lá estava ele comigo, gravando o vídeo! Na verdade eu estava agregando valor a ele, em vez de simplesmente pedir um favor. E adicionando valor, isso faz com que a pessoa queira estar com você. Você pode ir para o site IvanMisner.com e fazer uma pesquisa sobre Richard Branson e você verá o vídeo que eu fiz com ele, em Necker Island.

Aqui é a última coisa eu vou dizer e eu quero repetir em um outro: Se você encontrar a pessoa pela segunda vez, assuma que ela não vai lembrar de você. Sempre a ajude, dando o contexto em que se encontraram. As pessoas bem-sucedidas tendem a atender milhares de pessoas, assim dando-lhes contexto pode ajudá-los a reavivar a memória. Assim fica mais fácil e, inclusive, mais simpático.

E a última coisa que eu quero compartilhar, de novo: Não venda para eles! De novo! Este é sempre o maior erro!

Dei algumas dicas aqui, além do podcast 530. Sinta-se à vontade para compartilhar estas informações com o seu grupo, pessoal!

Priscilla:
Achei fascinante. Eu gosto de todos os seus pontos. Especialmente quando você comentou de estar desconfortável como prova de que você está fazendo  a coisa certa!

Ivan:
Sim, muita gente pode pensar que isso seja uma pequena loucura, mas não é não! Você pode nunca ter a chance de encontrar essa pessoa de novo! Portanto trate de acelerar!

Priscilla:
Certo! E eu amei também quando você sugere de lembrar a pessoa de quem você é, contextualizando sobre a última vez que se encontraram.

Ivan:
Exatamente. É muito importante lembrar mesmo a pessoa. O papo flui e soa até mais simpático!

Priscilla:
Você acabou de ouvir o podcast oficial do BNI em Português, trazido a você pelo BNI Brasil. Muito obrigada pela atenção. Sou Priscilla Rice na voz de Kedma Franza e nós esperamos você na próxima, com mais um podcast oficial do BNI.

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