POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER
EPISÓDIO 560: “Síndrome do ‘Estou feliz neste buraco, não quero uma escada’ (HIDWAL)”
OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL
Priscilla:
Olá, bem-vindo ao podcast oficial do BNI em português, trazido a você pelo BNI Brasil. Eu sou Priscilla Rice na voz de Kedma Franza e estou na QCom Comunicação, em São Paulo, falando com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI. Olá, Ivan, como você está?
Ivan:
Obrigado Priscilla, eu estou ótimo. Aposto que você está muito confusa sobre este tópico.
Priscilla:
Eu não tenho nenhuma ideia do que é HIDWAL.
Ivan:
Eu prometo a todos que não é violento. É só uma sigla, então deixe-me explicar um pouco. No livro “Good to Great”, de Jim Collins, abriu paradigma para muitas pessoas. Ele nos mostrou que o ruim não é o inimigo do ótimo. É bom que é o inimigo do ótimo. Todo mundo é capaz de reconhecer quando algo é realmente horrível. É, de fato, o bom que é o inimigo do grande desempenho. Você já ouviu a expressão: “É bom o suficiente. As coisas estão bem. Hey, não é ruim, fazer tudo certo.” Eu chamo isso de mediocridade.
Priscilla, eu amo o que faço. Eu sou apaixonado por ajudar as pessoas a melhorar seus negócios, os esforços de rede, e ser bem sucedido. Enquanto isso, eu às vezes me deparo com pessoas que querem ser bem-sucedidas, mas elas não estão realmente empenhados em fazer uma mudança em sua vida. Eles têm o que eu chamo de uma desconexão do sucesso. Eles querem ser mais bem-sucedidos, mas por alguma razão incompreensível, eles não veem uma conexão entre o seu desejo de sucesso e o comportamento que estão abraçando.
Por um lado, eles dizem que gostariam de estar fazendo mais dinheiro e, em seguida, alguns meses mais tarde, eles vão dizer coisas que indicam que eles estão desconfortáveis com as mudanças necessárias para que isso aconteça.
Ao longo dos anos eu descobri que bom o suficiente, eventualmente, leva à mediocridade. Então, eu chamo essa condição de “Eu bati HIDWAL” (acrônimo em inglês) síndrome do “Estou feliz neste buraco e eu não quero uma escada”. Entendeu, cara priscilla?
Priscilla:
Sim.
Ivan:
Eu sou feliz neste buraco e eu não quero uma escada. Agora, você pode estar ouvindo este podcast e pode estar pensando que isso é uma loucura. Eu prometo a você, em um futuro breve você vai dar ideias, referências para umas pessoas com essas características e ela vai retrucar dizendo que todas as razões essas idéias e referencias não vão funcionar para eles. Aí, quando você se deparar com uma circunstância assim, lembra do HIDWAL. “Sim, eu estou feliz neste buraco e eu não quero uma escada”.
Toda a minha carreira profissional tem sido dedicada a todos aqueles que querem uma escada. Eu quero trabalhar com pessoas que reconhecem que estão com alguma dificuldade e querem crescer. Eu estava em um buraco quando eu comecei BNI. Eu queria sair. Eu queria referências de negócios.
Eu também aprendi que há aqueles que pensam que o buraco é o estado natural das coisas. Eles se sentem confortáveis. Eles tornaram-se tão acostumados com o grande buraco que residem e pensam que é apenas uma parte da paisagem.
Posso, no entanto, ajudar aqueles que reconhecem sua condição e sabem que querem sair dela. Mais importante, eles não só querem sair do buraco em que se encontram, mas elas vão fazer tudo o que for preciso para ter sucesso. Nós só podemos ajudar aqueles que estão prontos e dispostos a serem ajudados.
Como um empreendedor na sua profissão, se estiver ouvindo este podcast, certamente conhece pessoas nesta situação. Minha sugestão é descobrir se eles estão prontos para receber a escada. Se não, deixe-os saber que você está pronto a ajudar quando eles quiserem.
O bom é inimigo do ótimo. Eu quero que você, que esteja ouvindo este podcast, pense nas pessoas que você conhece. Pense sobre a sua vida. Você está em um enrascada? Você conhece pessoas nesta situação? Há sempre saídas. Eu prometo. Encontre alguém que possa ser um mentor para você. Encontre alguém que pode ser um treinador. Nem que seja um mentor virtual como um bom livro ou um canal no Youtube que você se identifique. Até os podcasts podem fazer este papel.
Eu já disse isso muitas vezes, Priscilla. Por que aceitar a mediocridade quando a excelência é uma opção? Se você está no buraco, encontre alguém com uma escada. Se você tem essa escada, encontre pessoas que dela necessitam.
O que você acha? Entendeu o que eu chamo de HIDWAL?
Priscilla:
Sim, agora eu entendo totalmente. Às vezes as pessoas só querem reclamar. Elas não querem uma solução.
Ivan:
Sim. Espanta-me que em alguns momentos as pessoas só reclamam. Elas têm de pensar em como resolver esse problema!
Alguma pessoa certamente vai funcionar para você. Se você realmente quiser ser bem-sucedido, tem de estar constantemente à procura de escadas. Eu tenho feito isso há muito tempo.
Priscilla:
Ok, isso é ótimo. Boa a invenção deste seu termo, viu?
Ivan:
Agora um recado aos ouvintes deste podcast. Pense sobre como você pode sair de qualquer buraco. Se você é um coordenador de Educação, compartilhe este conteúdo com os membros. Não se trata apenas de reconhecer que você não está onde deveria estar. É sobre encontrar a solução para sair daquele buraco e chegar lá. Trata-se de soluções e não apenas sobre os problemas, mas primeiro você tem que reconhecer que há um problema. Em seguida, encontre a solução.
Isso é tudo por hoje, Priscilla, obrigado.
Priscilla:
Certo. Foi ótimo, Ivan. Gostaria apenas de lembrar aos ouvintes que este podcast chegou até vocês pelo BNI Brasil. Muito obrigada pela atenção. Sou Priscilla Rice na voz de Kedma Franza e nós esperamos você na próxima, com mais um podcast oficial do BNI.