POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER
EPISÓDIO 162: “Sem esforço, não há vitória”
OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL
Priscilla:
Olá, bem-vindo ao Podcast oficial do BNI em português, trazido a você pelo BNI Brasil. Eu sou Priscila Rice, na voz de Kedma França e estou na QComm Comunicação, em São Paulo, falando com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI. Olá Ivan, como você está?
Ivan:
Obrigado. Estou muito bem, Priscila, e hoje vamos falar sobre um assunto que eu acho super divertido.
Priscilla:
É mesmo? Fiquei curiosa, agora!
Ivan:
Não existe vitória sem esforço. Eu explico, Priscila! Recebi um e-mail há pouco tempo de uma pessoa que visitou vários grupos ao longo dos anos e, com isso, formou uma boa rede de contatos. E ele quer saber como referenciar estas pessoas sem ter que participar semanalmente das reuniões.
Quando li isso, pensei comigo: eu adoraria ser campeão em algum esporte sem ter que fazer o esforço necessário ou ainda ter o diploma de uma faculdade, talvez medicina, mas sem ter que estudar tanto. Eu adoraria fazer grandes realizações ou ter coisas muito cobiçadas, mas sem ter que trabalhar muito. Não seria fácil?
Mas, a verdade, Priscilla é que ninguém pode fazer menos do que o necessário para se ter algo e obter os resultados esperados. Simplesmente não funciona e até parece um pouco de loucura, mas não é. A pessoa que me escreveu o e-mail não está disposta a fazer os esforços necessários, a frequentar as reuniões semanais, a fazer reuniões um a um, a estudar a metodologia do BNI, mas, mesmo assim, ainda quer ter resultados e colher os frutos que estes esforços trariam a ela.
Eu adoraria que isso acontecesse como num passe de mágica, mas todos nós sabemos que não é bem assim. Pela experiência que acumulei ao longo de todos estes anos, não há sucesso sem trabalho árduo. Mais que isso: se existe uma fórmula mágica, é um segredo muito bem guardado.
O BNI é a maior e mais bem-sucedida organização de networking do mundo. E isto tudo é devido à sua metodologia e aí estão envolvidas as reuniões semanais bem estruturadas.
Se começarmos a agir sem fazer o uso de toda a metodologia e esperarmos os mesmos resultados é o mesmo que tirar uma das asas de um avião e esperar que ele voe. Eu nunca disse que a metodologia do BNI é fácil. Ao contrário…
Mas, se você estiver disposto a estudar, a aprender e, o que é fundamental: a seguir a risca o que determina a metodologia e nisso está incluído frequentar as reuniões semanalmente, tudo funcionará bem e você alcançará o sucesso nos negócios que tanto deseja.
É claro que podem haver outras metodologias semelhantes, que demandem menos esforços, mas se você pensa que estas versões, digamos… mais light do BNI, funcionam, está enganado. Não existe versão light do BNI que possa proporcionar os mesmos benefícios, mas sem o mesmo esforço.
Pode até parecer repetitivo o que estou dizendo, mas estou tentando fixar a ideia de que somente quem trabalha e se dedica com afinco ao BNI conseguem um grande número de referências e, consequentemente, excelentes resultados.
Priscilla:
Muito bom o que você disse, Ivan. E se houvesse mais de uma reunião por semana. Você acha que é muito?
Ivan:
Priscilla, quando começamos o BNI, testamos várias coisas diferentes e uma delas era fazer as reuniões duas vezes por mês. Mas, começamos a observar os resultados e percebemos que os grupos que se reuniam só duas vezes por mês passavam 52 por cento menos referências do que aqueles que se encontravam semanalmente. Isso nos mostrou que as reuniões semanais forçavam as pessoas a se lembrarem mais dos seus colegas de grupo, o que cada um fazia e, assim, conseguiam fazer mais referências.
Pensando assim, não acho necessário fazer mais do que uma reunião por semana. Mas, há alguns grupos que têm esta prática, como talvez as reuniões de Power Team ou alguma outra atividade social. Então, a partir dessa perspectiva, sim, reuniões adicionais que não sejam a reunião normal de BNI promovem uma integração maior entre os sócios. Mas, repito: acredito que apenas uma reunião semanal é um número ótimo.
Priscilla:
Acho que você tem razão, Ivan.
Ivan:
Uma última coisa que quero acrescentar, Priscilla, e vou repetir para que todos entendam e fixem bem: é que não existe vitória sem esforço. É o famoso “no pain, no gain”, que os americanos costumam dizer, que significa: sem dor, sem ganho.
Priscilla:
Ok, Ivan! Excelente dica! Obrigada pela aula que nos deu hoje. Você acabou de ouvir ao podcast oficial do BNI em português trazido a você pelo BNI Brasil. Muito obrigada pela atenção. Sou Priscilla Rice na voz de Kedma Franza. Nós esperamos você na próxima, com mais um Podcast Oficial do BNI.