Podcast BNI Brasil | #300 – Dia do Convidado

Podcast BNI Brasil | #300 – Dia do Convidado

POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER

EPISÓDIO 300: “Dia do Convidado”

OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL

 

Priscilla:

Olá, bem-vindo ao Podcast oficial do BNI em português, trazido a você pelo BNI Brasil. Eu sou Priscila Rice, na voz de Kedma França e estou na QComm Comunicação, em São Paulo, falando com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI.  Olá Ivan, tudo bem com vocÊ?

Ivan:

Sim, Priscilla, chegamos a esta incrível marca de 300 podcasts e isso é muito importante pra mim. Esta semana, vim pela primeira vez à Polônia visitar os grupos desde país e estou muito surpreso com a qualidade dos grupos daqui.

Priscilla:

Que bom! Fale mais sobre esta visita! Tem algo que gostaria de compartilhar com nossos ouvintes?

Ivan:

Quero compartilhar algo que veio em um e-mail de um diretor europeu. Ele me disse que a única atividade realizada pelo grupo dele e que traz resultados mensuráveis é o Dia do Convidado e me pediu para falar sobre isso em um podcast. Quero dizer que o Dia do Convidado não é a única atividade que pode trazer resultados mensuráveis em relação ao crescimento de um grupo, mas são um excelente caminho pra isso e não necessariamente o único.

Na verdade, não devemos ver o Dia do Convidado como o único dia para chamar alguém para conhecer seu grupo. Isso é algo que se deve fazer sempre que se encontra uma pessoa que seria uma boa candidata ao seu grupo. Os dias específicos em que o grupo recebe pessoas da mesma área profissional também são uma boa maneira de obter resultados mensuráveis.

Mas se você está procurando uma coisa para obter um crescimento substantivo em um grupo, o Dia do Convidado é, sim, uma excelente técnica para se usar. Mas, há algo importante: é preciso seguir tudo o que está escrito no manual do Dia do Convidado.

Priscilla, o bom de fazer parte de uma organização global é que sempre tentamos padronizar tudo e você pode conseguir um manual com a diretoria do seu grupo.

Além disso, quero abordar alguns dos principais aspectos deste manual. Um deles é um Dia do Convidado deve ser pensado e montado semana a semana, com atividades diferentes.

Acho importante falar isso porque alguns membros já me disseram que fizeram isso, mas foi uma perda de tempo. Mas, acredito que eles apenas definiram uma data para ser o Dia do Convidado e não fizeram mais nada ou fizeram tudo diferente do que rege o manual. Meu segredo para que este dia seja um sucesso é não reinventar a roda. É como se estivéssemos numa linha de montagem de carros e ficássemos escolhendo as peças que vão entrar na fabricação ou questionando sua utilidade e importância.

Não se pode querer agir de forma diferente em uma situação que está dando certo, que sempre deu e esperar obter resultados excelentes.

Então, repito: para que o Dia do Convidado seja um sucesso, deve-se seguir o programa completo como está no manual. Como ter certeza de que vai dar certo? A resposta é que este processo foi aperfeiçoado ao longo de quase 30 anos e vem funcionando em todo o mundo.

O Dia dos Visitantes não é a única coisa que traz resultados mensuráveis, mas provavelmente é um dos melhores, mas, repito: se for feito da forma correta. Se não for, é, realmente, uma perda de tempo, como bem me disseram alguns membros.

Priscilla:

Tenho um comentário. O meu grupo está a fazer um Dia do Convidado, mas estamos prestes a fazê-lo em combinação com um ou dois outros grupos da minha cidade. Eu acho que isso pode ser uma ótima ideia porque se há um convidado que atue em uma mesma área de um membro do meu grupo poderá ingressar no outro e, vice-versa. Esta é uma possibilidade de ampliar mais grupos de uma só vez.

Ivan:

Sim, o Dia do Convidado realizado em conjunto com outro grupo é uma boa ideia desde que os membros dos grupos se deem bem. Você não quer que um grupo sequestre seus convidados, certo? De um modo geral, os grupos são muito cooperativos uns com os outros, por isso recomendo o conceito da realização em conjunto do Dia do Convidado. Isso pode funcionar muito bem.

Priscilla:

É, além disso, dá pra dividir todos os custos, como o aluguel do espaço, comes e bebes…

Ivan:

Verdade! Também há outro ponto: o Dia do Convidado deve ser a melhor reunião do ano do seu grupo. Se a reunião for ruim, pode ter certeza de que ninguém vai se juntar ao seu grupo. E você quer impressionar os convidados e fazer com que eles tenham uma ótima experiência e quer que eles percebam que não podem mais ficar fora de tudo aquilo.  Para isso, deve seguir o que rege o manual e este material você consegue com seu diretor.

Priscilla, acho que isso é tudo o que eu tinha para hoje. Muito obrigado!

Priscilla:

Ok, Ivan! Vou reafirmar isso ao pessoal do meu grupo. Obrigada por suas dicas!

Gostaria de lembrar aos ouvintes que este podcast chegou até vocês pelo BNI Brasil. Muito obrigada pela atenção. Sou Priscilla Rice na voz de Kedma Franza. Nós esperamos você na próxima, com mais um Podcast Oficial do BNI.

 

 

Faça parte de uma Equipe BNI e saiba como gerar mais e melhores negócios para sua empresa! Preencha o formulário em seguida entraremos em contato com você!

[contact-form-7 id="9574" title="Sem título"]
<