Grupo de networking para pequenos e médios empresários é formado na Barra – BNI Rio de Janeiro

Grupo de networking para pequenos e médios empresários é formado na Barra – BNI Rio de Janeiro

Por Carolina Callegari
01/04/2018 4:30

RIO — Realizar encontros leves e agradáveis semanalmente, com a finalidade de promover o estreitamento de laços entre pequenos e médios empresários da região. Este é o objetivo do grupo BNI Respeito, lançado há um mês na Barra pela organização internacional Business Networking International. A primeira reunião contou com 48 profissionais de áreas distintas, um dos aspectos considerados fundamentais pela instituição, presente em mais de 70 países. A expectativa é que sejam construídas relações de longo prazo a partir da troca de experiências e do crescimento da rede de contatos, e que isso impulsione negócios: a meta é fazer girar R$ 3 milhões.

As reuniões são sempre organizadas às sextas-feiras, tendo início pontualmente às 7h e sendo finalizadas às 8h30m. O horário foi escolhido de forma a intervir o mínimo possível na agenda diária dos participantes e instigá-los a pôr em prática no mesmo dia o que aprenderem. Os integrantes do grupo se apresentam, falam de suas marcas, levantam questões e revelam seus interesses antes de começarem a dividir contatos e experiências e planejar atividades em parceria, explica Afonso Vilas-Boas, diretor do grupo BNI Respeito:

— Os integrantes passam referências uns aos outros para se ajudarem. Cada pessoa tem cerca de 200 contatos em média. Eles podem ser úteis para outros membros do grupo. Mas tudo é feito de forma estruturada, não é só passar um telefone para alguém. Quem vai indicar um conhecido primeiro faz contato com a pessoa, explica do que se trata e diz para quem está indicando o serviço — diz Villas-Boas. — Durante a semana, as pessoas trabalham umas para ajudar às outras. Depois levam os retornos para o BNI e vamos fazendo ajustes.

Villas-Boas também aponta o fato de os integrantes pertencerem a áreas diversas como uma vantagem na hora de buscar se expandir no mercado. Advogados e profissionais de marketing digital e de seguradoras são maioria até agora. O executivo salienta também que os empresários mais bem-sucedidos do grupo têm grande disponibilidade para negociar com os proprietários de empresas menores.

— Nenhum negócio funciona se não houver networking. Hoje, temos as redes sociais, fundamentais para divulgar e aparecer, mas, no final, a empresa é feita de pessoas. Com quem você se sente mais confortável para falar: com alguém que conhece ou com um desconhecido? Vai preferir fazer uma parceria ou um trabalho um desconhecido com um bom currículo disponível na internet ou com alguém indicado por um amigo próximo, que já experimentou o serviço? O boca a boca ainda é o que vale mais — aponta.

Este é o segundo grupo da BNI na região. O primeiro foi o BNI 2Connect, que continua em atividade. Quem se interessar em fazer parte do BNI Respeito, que ainda aceita novos integrantes, pode obter mais informações e fazer inscrição para participar das reuniões em bnirio.com.br/região-rio-de-janeiro-bni-rj-respeito.

+ INFO:

BNI Respeito, às sextas, das 7h às 8h30m. Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen: Av. das Américas 3.434, bloco 8.

Confira a matéria original, clique aqui.

Faça parte de uma Equipe BNI e saiba como gerar mais e melhores negócios para sua empresa! Preencha o formulário em seguida entraremos em contato com você!

[contact-form-7 id="9574" title="Sem título"]
<