INTERIOR DE SÃO PAULO MOSTRA SUA FORÇA
Região é a maior Força do mercado consumidor brasileiro
Por Mara Leme Martins, PhD e vice presidente BNI Brasil
São Paulo é o estado mais populoso e rico do país, concentrando o 4° maior mercado consumidor da América Latina, atrás somente do Brasil como um todo, do México e Colômbia. Até aqui, nada de novo. O que muitos não sabem é que a maior força do mercado consumidor brasileiro está no interior de São Paulo, não na região metropolitana.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o Produto Interno Bruto do interior de São Paulo responde por 66% das riquezas do estado, enquanto a capital paulista participa com 34%.
Outro levantamento feito em 2016 pelo Instituto Empreender Endeavor aponta dados interessantes: entre as 15 cidades mais empreendedoras do país, seis não são capitais e, entre as 10 primeiras colocadas, três são do interior. Tudo leva a crer que o movimento rumo ao interior paulista e de vários estados, que cresce a cada dia, tende a ganhar mais força nos próximos anos.
Além das já conhecidas razões da preferência pelo interior, que incluem a busca por melhor qualidade de vida, menores custos de produção e de mão de obra e os incentivos fiscais oferecidos por muitos municípios, recentemente outro fator entrou em jogo: a multiplicação de ambientes propícios à abertura de novos negócios, chamados de ecossistemas empreendedores.
O Índice de Cidades Empreendedoras 2015 destaca cidades de porte médio basicamente das regiões Sul e Sudeste, entre elas, Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e São Carlos, que é também uma referência em capital humano e inovação. É neste contexto bastante positivo que o BNI Brasil vem avançando rapidamente no interior de São Paulo.
Recentemente, foram iniciadas diversas equipes com grande sucesso através das regionais de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Mogi Mirim, Piracicaba, São José dos Campos, Sorocaba e São Carlos. Aliás, o recorde nacional de número de membros no lançamento de equipe foi conquistado pela cidade de Matão, com 53 empreendedores, em fevereiro. São Carlos, que é minha cidade, também ganhou sua primeira equipe há poucos dias e já promete excelentes resultados. Agradeço a todos os envolvidos pelo crescimento do BNI Brasil, não apenas no interior de São Paulo, mas em todo o Brasil. Começamos 2018 muito bem, provando que com trabalho colaborativo podemos continuar nossa história de crescimento contínuo no país e no mundo.