Podcast BNI Brasil | #511 – Organizações sem fins lucrativos funcionam no BNI?

Podcast BNI Brasil | #511 – Organizações sem fins lucrativos funcionam no BNI?

POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER

EPISÓDIO 510: “A Síndrome do balde mal vedado”

OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL

 

Priscilla:

Olá. Bem-vindo ao Podcast Oficial do BNI em Português trazido a você pelo BNI Brasil.

Sou Priscila Rice na voz de Kedma Franza. Estou na QComm Comunicação, em São Paulo, falando com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI.

Olá Ivan, tudo bem com você?

Ivan:

Oi Priscilla, obrigado, está tudo bem. Estou em New England e vou falar de um assunto muito interessante. É parte da série “Pergunte ao Ivan”. Esta pergunta foi feita por Christina, que trabalha em uma organização sem fins lucrativos aqui nos Estados Unidos.

O que ela me disse foi: “Eu venho participando do BNI há quase dois anos e muitos integrantes do meu grupo me aconselharam a procura-lo para ter ideias de como fazer caridade dentro do BNI.  No começo, não soube como me enquadrar nisso porque não tenho um produto ou serviço tangível que beneficiasse os demais membros. Será que você, Ivan, poderia me orientar sobre como ser mais efetiva usando o BNI como parte de nossa missão?” Christina trabalha com comunidades marginalizadas e serviços comunitários.

O título deste podcast é “Organizações sem fins lucrativos funcionam no BNI?” E a resposta para esta pergunta é: claro que sim! Tais organizações pode ser muito bem sucedidas no BNI, mas isso não responde à pergunta dela. Christina, vou lhe dar algumas sugestões e isso vale para todo mundo que trabalha em uma organização nesses moldes. Além disso, quem tiver mais alguma ideia diferente das que passei aqui e que tenha funcionado pode me escrever nos comentários.

Minha expert nestes assuntos é minha esposa, Elizabeth, que se juntou ao BNI em 1986. Durante muitos anos ela foi diretora comercial e também atuava com Projetos Especiais. Em 1998, co-fundou comigo a Fundação BNI. Assim, ela tem muita experiência nesta área e me deu algumas sugestões e, juntos, elencamos 10 maneiras de como as organizações sem fins lucrativos podem se beneficiar com o BNI.

A primeira delas é indicar outras companhias que fazem obras beneficentes. Assim, é possível trabalhar em projetos e serviços, criar alianças estratégicas com outras organizações.

A número dois é que algumas organizações sem fins lucrativos oferecem produtos e/ou serviços. A da Christina não trabalha desta forma, mas as que oferecem podem funcionar muito bem dentro do BNI. Um bom exemplo são os bazares. Participei de um evento que teve um bazar e foi um sucesso. Há também aquelas que trabalham com o sistema de voluntariado e isso é fantástico para o BNI.

Numero três, faça eventos especiais. Estes podem ser uma excelente forma de angariar fundos. Uma das organizações a que eu pertenço faz um evento deste tipo. Uma vez ao mês, abrem a organização e mostram como é o trabalho. Faça algo do tipo: “Você sabe como é o nosso trabalho com as crianças? Então, venha almoçar conosco e conheça os bastidores da nossa organização”.

Convide as pessoas a esses eventos. Você nem sempre precisa pedir dinheiro, diretamente. Criar uma rede, fazer o tão essencial network, tem mais a ver com cultivar do que caçar. Isto se aplica muito bem a organizações sem fins lucrativos.

O número quatro: Peça indicações de voluntários para projetos especiais. E isto pode acontecer dentro e fora do grupo. Fale sobre o projeto e diga que está procurando pessoas para apoiá-lo. Uma vez, a própria Fundação BNI fez um trabalho com crianças, no qual os sócios do BNI atuaram como mentores e passaram a elas a experiência de como é dirigir um negócio.

Número cinco: indicações de novos membros para a organização, inclusive para compor o conselho de administração. Você pode falar disso na apresentação semanal.

A sexta é muito boa. Fale sobre a organização para outros grupos e associações. Façam-se conhecidos e mostre como estão fazendo a diferença na comunidade. Esta é, definitivamente uma das melhores ideias que poderia dar neste podcast.

Anos atrás escrevi um artigo para uma revista sobre como usar o networking neste caso e o link para a publicação estará no fim desta transcrição.

A número sete é, na verdade, uma dica do que não fazer. Da mesma forma que uma empresa não deve ficar o tempo todo pedindo para as pessoas comprarem seus produtos, uma organização não-governamental não deve, todas as semanas, ficar repetindo que precisam de doações, que precisam de dinheiro. Isto raramente deve ser feito. E se forem fazer isso, faça para eventos grandes e importantes.

Aqui é outra: a número oito é indicações de bons funcionários. Organizações sem fins lucrativos sempre estão em busca de bons funcionários.  Recentemente recomendei uma pessoa para uma organização na qual atuava e eles ficaram realmente muito contentes. Desta forma, se você pertence a uma organização nestes moldes e está procurando por bons funcionários, que acreditam na sua missão, esta é outra forma na qual o BNI pode apoiar.

Já a número nove é também muito importante: afine a sua mensagem. Todo membro do BNI que já encontrei sempre me diz que teve sua mensagem afinada e, agora, pode comunicar muito mais efetivamente o que faz. Este é um benefício muito importante para os membros do BNI.

A última é: peça indicação de líderes locais. Pergunte se há alguém no grupo que possa fazer esta apresentação. Seja claro e diga que não quer pedir dinheiro, mas sim, falar sobre os produtos e serviços que sua organização oferece. É uma forma de vocês se conhecerem mutuamente.

Assim há 10 coisas para pensar sobre se você for uma organização sem fins lucrativos.  Aproveite que o BNI pode te ajudar em muito! Gostaria também de ouvir as sugestões dos nossos ouvintes e espero sinceramente que as sugestões aqui passadas sejam úteis.

Ah! Outra coisa importante: da mesma forma como funcionam com as empresas, um grupo do BNI não deve contar com duas organizações sem fins lucrativos que trabalhem em um mesmo ramo ou nicho.

Priscilla, o que achou desta lista? Tem mais alguma coisa a acrescentar ou alguma opinião?

Priscilla:

Gostei muito, Ivan! Há muitas dicas interessantes nesta lista. Faço parte do conselho de administração de uma organização sem fins lucrativos e temos uma noite de gala uma vez ao ano. Também fazemos um concerto em homenagem ao aniversário do doutor Martin Luther King e vendemos ingressos para este evento.

Ivan:

Que legal, Priscilla! Que maravilha! Eu gosto muito isso.  Lembrando que, ao fim da transcrição, nossos ouvintes podem encontrar o link para o artigo que escrevi falando sobre isso. E por hoje é só, Priscilla, muito obrigado!

Priscilla:

Foi ótimo, Ivan! Muito obrigada! Gostaria de lembrar a você que este podcast foi trazido até você pelo BNI Brasil. Muito obrigada pela atenção. Eu sou Priscilla Rice, na voz de Kedma Franza e nós esperamos você na próxima com mais um Podcast Oficial do BNI.

Para conferir o artigo citado no podcast, clique aqui.

Faça parte de uma Equipe BNI e saiba como gerar mais e melhores negócios para sua empresa! Preencha o formulário em seguida entraremos em contato com você!

[contact-form-7 id="9574" title="Sem título"]
<