Podcast BNI Brasil | #495 – Política, Religião e BNI

Podcast BNI Brasil | #495 – Política, Religião e BNI

POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER

EPISÓDIO 495: “Política, Religião e BNI”

OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL

 

Priscilla:

Olá. Bem-vindo ao Podcast Oficial do BNI em Português trazido a você pelo BNI Brasil.

Sou Priscila Rice na voz de Kedma Franza. Estou na QComm Comunicação, em São Paulo, falando com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI.

Olá Ivan, tudo bem?

Ivan:

Estou em Houston, Texas. Estou animado porque vou me apresentar em uma conferência de treinamento esta semana. Faço apresentações em todo o mundo e se você faz parte de uma grande empresa e gostaria de contar com uma palestra minha, por favor entre em contato. Será um prazer.

Priscilla:

Isso seria uma boa referência para você.

Ivan:

Sim. Essa é uma ótima referência, mas a organização precisa ter um orçamento que comporte os custos com passagem aérea, hospedagem, além dos honorários. Com tantas viagens, não faço apresentações gratuitas mais. Mas se eles têm uma verba para isto, coloco em contato com um responsável do BNI.

Então é onde eu estou nesta semana. Estou em Houston falando em uma organização que é muito ativa no BNI e nosso tópico de hoje é bem interessante: política, religião e BNI.

Priscilla:

Sim.

Ivan:

Decidi falar sobre isto hoje por causa de todas as coisas que estão acontecendo no mundo. Mais do que nunca, me perguntam sobre a minha posição ou posição do BNI sobre as pessoas eleitas e sobre os atuais acontecimentos no mundo, como a União Europeia e Reino Unido, eleição de Trump e outras coisas.

Eu acho que é realmente importante dizer que falar em política e religião no BNI não é uma boa ideia. Por muito tempo, este assunto me foi trazido ocasionalmente. Mas, nos últimos tempos, as pessoas têm perguntado minha opinião mais frequentemente. Daí, achei que este seria o momento apropriado para um podcast.

Muitos não sabem, mas sou graduado em Ciências Políticas e fiz meu trabalho de pós-graduação em comportamento organizacional. E como graduado em ciência política, sou muito interessado no assunto.

Mas eu não discuto isso no BNI. Sabe por quê? Porque tira o foco do assunto e nos afasta da missão da BNI que é ajudar as pessoas a aumentar seus negócios com programa de marketing estruturado, positivo e profissional de referência. Esta é a nossa declaração de missão. Trabalhamos com um programa de marketing de referência profissional que permite aos empresários desenvolver relações significativas de longo prazo, com profissionais de qualidade.

Esta é a nossa missão. Uma das razões pelas quais o BNI é a maior e mais bem-sucedida organização de redes do mundo é que permanecemos focados em nossa missão. Qualquer coisa que nos afaste de nossa missão, eu acredito, é uma distração. E não há conjunto maior de distrações para uma organização de referência do que religião e política.

Então, acredito que é importante para todos entenderem que eu tenho sido um eleitor registrado desde os 18 anos. Desde então, votei em todas as grandes eleições dos EUA como cidadão americano. Também fui muito ativo espiritualmente em minha vida. No entanto, nenhuma destas práticas pessoais são pertinentes para a minha participação no BNI.

Ao longo da minha vida, tenho estado envolvido em muitas campanhas políticas locais, estaduais e nacionais. Eu também tenho crenças religiosas bem estabelecidas. Entretanto, as pessoas não saberão quais as minhas opiniões políticas ou religiosas a menos que sejam amigos próximos. As pessoas podem se surpreender com alguns de meus pontos de vista, particularmente políticos, mas eu não os discuto.

Acho que isso é realmente importante porque não me é apropriado abraçar essas opiniões no BNI porque poderia ser decisivo e distrair da nossa missão na organização. Eu entendo que existem questões políticas e, às vezes, religiosas sobre as quais temos fortes sentimentos. Eu certamente tenho alguns.

Mas, eu acredito que o BNI não é o lugar para tais discussões porque são assuntos que dividem a opinião dos participantes e tira o foco da finalidade da organização e, que é nomeadamente referências baseadas em relações profissionais.

A propósito, esta é uma das razões pelas quais, no início da organização, eu a configurei para que não convidássemos palestrantes externos para participar das reuniões do BNI. Geralmente, eles querem vender um produto ou um serviço ou querem promover uma decisão política ou cívica.

Se eles querem vender algo, eles devem participar de um reunião. Se querem promover uma decisão política ou espiritual, precisam falar em outro lugar e há muitos locais apropriados para isso.

O BNI opera em países nos quais são praticadas as mais diversas religiões e não é possível definir qual delas é a mais importante. Além disso, também temos grupos em países com os mais diversos sistemas políticos.

Desta forma, não seríamos eficazes se nos concentrássemos em qualquer outra coisa além da nossa missão. Estamos orgulhosos de nosso legado emergente de unir as pessoas. Muitos membros têm, eu acho, talvez posições políticas e religiosas controversas. Mas, no BNI, é importante que se concentrem na missão de relacionamentos e referências.

Estou certo de que muitos membros e visitantes têm fortes convicções políticas e religiosas. Suas opiniões apenas não precisam ser expressas em uma reunião, em nosso podcast ou em um boletim de notícias.

É importante que, se quisermos permanecer em missão como uma organização, deveremos manter tais tópicos fora das reuniões do BNI. Sabe, Priscilla, não deveríamos saber disso? Em toda a minha vida, sempre soube que, se você quer realmente irritar alguém, fale em política ou religião.

O que você acha, Priscilla?

Priscilla:

Concordo totalmente, Ivan. Acho que seria extremamente ruim se as pessoas começassem a se dividir por conta de posições políticas e religiosas. O BNI me parece uma organização muito inclusiva e não discriminatória. Gosto do BNI e acho que é importante manter isso.

Ivan:

Você tocou em um ponto importante. O BNI deve ser muito inclusivo. Eu tenho dito por anos que, quando você convidar as pessoas para a nossa organização, deverá ser muito seletivo sobre quem você trouxer. Mas quando eu digo isso, me refiro a ser muito seletivo sobre um profissional de negócios de alta qualidade e não baseado em religião, gênero, política. Queremos qualidade profissional. É isso que significa ser seletivo.

Então, eu entendo quando as pessoas realmente ficam chateadas porque não podem abraçar suas opiniões fortemente. Recebo isso e recomendo-lhes ter essas opiniões fortes. Eu também sei que essas opiniões fortes podem dividir as pessoas em uma reunião do BNI. E chegamos a essa posição porque vimos isso em muitos reuniãos.

É muito bom e importante ter posições firmes, mas lá fora. Não aqui, no BNI.

Priscilla:

Bem, eu acho que, como o BNI está presente em todo o mundo, é preciso adotar uma política como essa.

Ivan:

Sim. Esta tem sido a prática desde o início do BNI. Eu adoraria saber quais de vocês que talvez tenham tido uma experiência ruim neste sentido e também a opinião sobre a importância de tomar esta posição.  Talvez se você tiver tido uma experiência ruim, nos conte sobre isso para que outras pessoas tenham conhecimento sobre como tais assuntos podem dividir as pessoas em uma organização que tem como missão unir as pessoas.

Priscilla:

Você acabou de ouvir o Podcast Oficial BNI em português, trazido para você pelo BNI Brasil. Muito obrigada pela atenção. Eu sou Priscilla Rice, na voz de Kedma Franza e nós esperamos você na próxima com mais um Podcast Oficial do BNI.

Faça parte de uma Equipe BNI e saiba como gerar mais e melhores negócios para sua empresa! Preencha o formulário em seguida entraremos em contato com você!

[contact-form-7 id="9574" title="Sem título"]
<