Podcast BNI Brasil | #502 – Cinco das habilidades menos importantes para seu Networking

Podcast BNI Brasil | #502 – Cinco das habilidades menos importantes para seu Networking

POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER

EPISÓDIO 502: “Cinco das habilidades menos importantes para seu Networking”

OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL

 

 

Priscilla:

Olá, bem-vindo ao Podcast Oficial BNI em português, trazido para você pelo BNI Brasil. Eu sou Priscilla Rice, na voz de Kedma Franza e estou na QComm Comunicação, em São Paulo. Falando com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI. Olá, Ivan, como vai?

Ivan:

Olá Priscilla, esta semana eu estou na Índia. Passei algum tempo em Bangalore, onde a Fundação BNI e a Misner Family Foundation apoiaram a Bluebells School, que é uma escola incrível nesta cidade. Nesta escola, são feitas coisas incríveis. E nós os ajudamos a construir um andar inteiro no prédio da escola para ajuda-los a atender mais crianças. Um trabalho muito legal!

Priscilla:

Que legal!

Ivan:

Isso foi em Bangalore, mas esta semana, estou em Mumbai. Esta é a minha segunda visita à Índia e visitei grupos incríveis aqui. Há mais de 100 grupos aqui. Você acredita? É simplesmente incrível. Então, mal vejo a hora de voltar à Índia e temos muitos, muitos ouvintes do Podcast aqui.

Esta semana, vamos falar sobre as cinco habilidades menos importantes para ser um grande networker. No podcast da semana passada, eu falei sobre as sete maneiras de melhorar a rede, com base em uma pesquisa que conduzi com quase 3400 pessoas em todo o mundo. Na pesquisa, perguntei aos participantes – isso estava aberto ao público em geral, por sinal, e não apenas aos membros do BNI. Perguntei aos participantes de todo o mundo o que achavam que eram as principais características de ser um grande networker.

Então, se você ainda não ouviu o podcast da semana passada, vá lá, ouça e conheça quais são estas habilidades. Esta semana, quero falar sobre as habilidades menos importante, porque eu acho que saber o que não fazer é tão importante quanto o que fazer no desenvolvimento de um determinado conjunto de habilidades.

Então, neste podcast, vou orientá-lo por meio das cinco habilidades menos importantes para ser um grande networker. Nos últimos 30 anos, descobri que a maioria das pessoas supõe que ser extrovertido é uma vantagem. Mas vamos dar uma boa olhada nas cinco últimas características de uma lista de 20. Quatro das cinco habilidades menos importantes para ser um grande networker tinham algo a ver com ser franco ou ousado – características mais alinhadas com ser extrovertido do que um introvertido.

As sete principais características também se concentraram em temas de construção de relacionamentos.

Com base na pesquisa, o quinto menos importante de uma lista de 20 era ser destemido. Ser destemido pode ser bom em vendas. Pode ser bom nos negócios em geral, mas para ser um bom networker, esta não era uma característica considerada importante.

Extrovertidos tendem a ser mais destemidos e confiantes, mas quando se trata de identificar as habilidades de um grande networker, isso não era muito importante para uma esmagadora maioria das pessoas.

A quarta habilidade menos importante foi pedir a venda. Extrovertidos quase sempre pedem a venda em comparação com um introvertido. No entanto, esta era uma habilidade que a maioria das pessoas pensa não ser muito importante para ser um grande networker. Eu ouço as pessoas o tempo todo, mesmo no BNI, dizer: “Não dói perguntar, certo?”

Você já me ouviu falar sobre isso antes. Sim, dói perguntar, mas não acredite em mim. Acredite 3400 pessoas que responderam a esta pesquisa classificaram como uma das habilidades menos importantes.

Esta é a terceira habilidade menos importante. Ser um auto-promotor. Assim, este resultado particular parece completamente contraditório no início. Como auto-promoção não pode ser uma habilidade importante para grandes networkers? Bem, a resposta, eu acho, é fácil. É preciso ser eficaz no que se refere ao relacionamento e não à transação. Acho que esta é a maior razão pela qual algumas pessoas detestam formar redes de networking e também detestam estar em eventos sobre isso porque há a impressão e que todas as pessoas estão tentando vender algo.

Muito poucos introvertidos podem ser chamados de auto-promotores, por isso este é outro exemplo de que ser um introvertido pode não prejudicar suas chances de ser um bom networker tanto quanto você pensa. Muitos dizem: “Bem, eu sou introvertido. É meio difícil formar uma rede. Ouça o podcast da semana passada e este agora e você descobrirá que ser introvertido não é necessariamente um problema.

Não me interpretem mal. Eu acho que você pode ser um extrovertido e ser muito bem- sucedido, também, se você realmente se esforçar para se concentrar em construir esse relacionamento. Você e eu, Prisicilla, falávamos sobre relacionamentos e mencionei que é sempre importante. É sempre importante estar mais interessado do que ser interessante.

Priscilla:

Sim, você mencionou isso no último.

Ivan:

Acho que é parte disso aqui. Você tem que estar interessado em outras pessoas. A segunda habilidade menos importante é a franqueza, ser direto. Esta é interessante porque ser direto em seus negócios é, muitas vezes, considerado um atributo. No entanto, quando se trata de rede de networking, parece ser visto mais como ser agressivo, que não é claramente uma boa quando o assunto é a construção de relacionamentos.

A característica número um menos importante – é um atributo que poderia ser facilmente aplicado a introvertidos e extrovertidos – é ser realmente bom e atuante nas mídias sociais.

Eu incluí esse na pesquisa porque achei que muitas pessoas pensam que a rede online é praticamente tudo o que as pessoas precisam fazer para ser um bom networker. Ou seja, eles não precisam fazer coisas cara a cara. Basta fazê-las on-line.

Acredito que a rede on-line tem grande valor. Estou no Facebook, Twitter, LinkedIn, mas isto não substitui o cara a cara. Mas, coloquei este item na pesquisa sabendo que, provavelmente, estaria em uma classificação elevada. Mas, fiquei surpreso quando vi que esta característica ficou em último lugar em uma pesquisa com 3400 pessoas de negócios.

Priscilla:

Também fiquei impressionada!

Ivan:

Então, depois de analisar o relatório, comparei as respostas da pesquisa com a idade de quem respondeu e o resultado foi surpreendente. Aqueles com menos de 30 anos classificaram esta característica em penúltimo lugar. Ou seja: mesmo aqueles com menos idade entendem que as habilidades em mídias sociais não são um indicador importante para ser um bom networker.

Então, se você quer ser um grande networker, entenda as sete maneiras de melhorar a rede como eu falei na semana passada e entenda as cinco habilidades menos importantes porque você pode estar fazendo as coisas em termos de ser muito direto, destemido e pedindo a venda. Coisas que, realmente,  ao contrário do que se pensa, não são tão importantes para lhe ajudar. A combinação de saber o que fazer, bem como o que não fazer, eu acho, vai ajudá-lo a ser um networker profissional.

É tudo o que tenho para esta semana, Priscilla, muito obrigado, a menos que tenha alguma observação.

Priscilla:

Bem, eu acho que o que você está descrevendo é um vendedor muito qualificado e que faz o tipo agressivo. E parece realmente óbvio que ninguém  gosta disso em uma rede de contatos. Quero apenas acrescentar algo que fiz para trazer um visitante a uma reunião aberta que tivemos. Ela era muito agressiva e alienada e até acabou fazendo sua própria rifa no final.

Ivan:

É importante porque eu acho que as pessoas não aprendem habilidade de formar redes em  faculdades e universidades. Por isso, apenas acho que é parte do processo de vendas e às vezes nos deparamos com muita agressividade e acho que é um erro. No podcast da próxima semana falaremos sobre uma das razões pelas quais eu comecei o BNI há mais de 30 anos e tem a ver com ir a algumas redes que eram realmente agressivas como você está descrevendo.

Eu acho que é um grande exemplo. Você sabe quando não há um bom ajuste com alguém lá dentro. Mas mesmo as pessoas que são membros regulares, você sabe que o comportamento só aparece às vezes. Às vezes você simplesmente não pode ajudar a si mesmo e você meio que cruza a linha em ser muito direta ou muito transacional. Eu acho que tudo isso se relaciona a ser muito transacional ao invés de relacional. Faz sentido?

Priscilla:

Com toda certeza!

Ivan:

Isto é tudo por hoje Priscilla, obrigado.

Priscilla:

Você acabou de ouvir o Podcast Oficial BNI em português, trazido para você pelo BNI Brasil. Muito obrigada pela atenção. Eu sou Priscilla Rice, na voz de Kedma Franza e nós esperamos você na próxima com mais um Podcast Oficial do BNI.

Faça parte de uma Equipe BNI e saiba como gerar mais e melhores negócios para sua empresa! Preencha o formulário em seguida entraremos em contato com você!

[contact-form-7 id="9574" title="Sem título"]
<