Podcast BNI Brasil | #496 – Cinco coisas que aprendi com o BNI

Podcast BNI Brasil | #496 – Cinco coisas que aprendi com o BNI

POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER

EPISÓDIO 496: “Cinco coisas que aprendi com o BNI”

OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL

 

 

Priscilla:

Olá. Bem-vindo ao Podcast Oficial do BNI em Português trazido a você pelo BNI Brasil.

Sou Priscila Rice na voz de Kedma Franza. Estou na QComm Comunicação, em São Paulo, falando com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI.

Olá Ivan, tudo bem?

Ivan:

Olá Priscilla. Eu estou muito bem e tenho um convidado hoje. Seu nome é Jacob Jun, na voz de Edgar Saraiva. Ele é fotógrafo, membro do BNI há pouco menos de cinco anos. Dono de um estúdio de fotografia chamado Candor Studios, se especializou em retratos, casamentos, família, negócios e fotografia promocional e foi recomendado pelo seu diretor executivo local, Randy Borden, para falar sobre este tema.

Jacob:

Olá! Obrigado a todos. Estou feliz por estar aqui.

Ivan:

Obrigado você, Jacob. Eu adoro contar com membros do BNI no podcast. Isso o torna mais real. Segundo o Randy me disse, há cinco coisas que você aprendeu com o BNI e gostaria de conversar sobre isso. A primeira delas é “como empacotar o que eu vendo e apresentá-lo”.

Jacob:

Eu sou o Coordenador de Educação atual para o Vale do BNI, localizado em Salinas. Quando entrei, não era uma pessoa extrovertida e, então, tive que aprender muito rapidamente para falar os meus 60 segundos nas reuniões semanais. Assim, o que aprendi, e sou muito grato, é explicar de forma rápida e concisa meu negócio, para ser capaz de dizer às pessoas o que eu faço, sem divagações.

Ivan:

Uma dos assuntos que você aborda é a criação de 50 apresentações diferentes, o que eu acho realmente importante. Não que você vá sentar e, realmente, escrever 50 apresentações ao mesmo tempo, podem ser apenas tópicos Mas, só o fato de ter pensado nisto e chegado a este número impressionante, já demonstra que você está por dentro dos processos e eu acho isso realmente muito valioso.

Jacob:

Exatamente. Nas reuniões, há muita gente querendo ouvi-lo e não dá para aborrecê-los. Assim, é sempre importante usar os 60 segundos para mostrar alguma novidade, mesmo que seja uma ligação importante que foi recebida ou até mesmo uma referência.

Ivan:

Sim, claro! Seu segundo tópico sobre o que aprendeu com BNI é “como educar os outros”. Este também é um assunto muito importante porque quando você pode educar os membros sobre como referenciá-lo haverá uma maior probabilidade de  obter referências. Então compartilhe conosco o que você aprendeu nessa área.

Jacob:

Randy nos diria que somos parceiros uns dos outros e sempre buscamos obter referências. Assim, quando um dos membros é um encanador ou um contador, preciso saber como vendê-los, como referenciá-los. Assim, quando um conhecido me diz que necessita de um destes serviços, preciso saber como fazer com que eles entrem em contato com esses profissionais. Portanto, cada encontro é uma oportunidade para  também educar meus parceiros sobre como falar sobre mim para que eu obtenha referências.

Ivan:

Excelente. Agora, este terceiro realmente me surpreendeu porque não costumo ouvir muito a respeito disso de outros membros. O que você tem a nos dizer sobre o que aprendeu com prestação de serviços aos clientes?

Jacob:

Este é, realmente, importante para mim, porque, você sabe, quando um cliente me contrata, vou executar o serviço da melhor forma possível.  No entanto, quando o trabalho é fruto de uma referência, a responsabilidade é ainda maior porque se houver uma queixa ou um depoimento favorável, eu saberei disso. Sendo assim, devo fazer meu trabalho da melhor forma possível porque, ao fim, tanto posso gerar confiança quanto quebra-la.

Ivan:

Exatamente! Você sabe, em uma reunião BNI, não há lugar para se esconder.

Jacob:

É um verdadeiro teste de quão bem você pode fazer o seu negócio. É preciso aprender rapidamente e tem um monte de gente para impressionar porque você está rodeado por empresários incríveis que estão abertos a ensinar, e você não quer queimar estes, digamos, relacionamentos.

Ivan:

O número quatro é um que eu acho que é realmente importante e muitas vezes não é mencionado pelos membros. Isso é “Eu tenho especialistas em quem me apoiar?”. Conte-me sobre isso.

Jacob:

Todos no grupo têm seus negócios pelos quais fazemos tudo e somos apaixonados. Então, quando eu preciso de ajuda com alguma coisa e, como somos humanos, não sabemos tudo – sei que ali há especialistas que me darão todo o suporte do qual necessito, seja com encanamento da minha casa ou meus impostos. No meu grupo há um quiroprata e tenho um amigo que estava com dores e perguntei a este membro o que poderia ser feito.  Assim, a cada reunião, sou capaz de pedir ajuda e, ao fim do dia, posso voltar para casa e perceber que, de certa forma, também ganhei conhecimento sobre determinado assunto.

Ivan:

Eu aprendi muito assistindo a outras reuniões do BNI, aprendi muito sobre outros negócios. É realmente incrível. Se você fizer isso por qualquer período de tempo, realmente terá um pouco de conhecimento prático sobre um monte de diferentes áreas que você não teria se não fosse um membro do BNI.

Jacob:

Exatamente. Quero dizer, eu nunca vou ser um quiroprático a menos que faça um curso. Mas, eu tenho toda essa informação  a qual nunca teria acesso se não fosse por todos esses empresários que compartilham a informação privilegiada nas reuniões, mostrando o que fazem e como fazem.

Ivan:

Vamos voltar ao número um com “como empacotar o que eu vendo e apresentá-lo”. Você sabe 50 maneiras diferentes de apresentar-se. Quando as pessoas estão fazendo isso, indo a fundo e sendo específicas, é muito mais fácil para você aprender sobre o que todos fazem. Um e quatro são realmente conectados de uma maneira, porque se você empacotar bem, aprenderá muito sobre especialistas e sobre como poderá apoiá-los.

Jacob:

Exato e isto chega ao Givers Gain. Quanto mais você dá mais outras pessoas ganham e trarão isso de volta para seus próprios negócios.

Ivan:

Excelente. Agora, o número cinco. “Eu não estou sozinho.” Fale sobre isso, Jacob.

Jacob:

Este é provavelmente o meu favorito porque quando comecei meu negócio, isso foi durante uma recessão econômica. Passei por muitas coisas e estava praticamente no fim da linha quando me perguntei o que poderia fazer naquele momento. Daí, um amigo meu sugeriu BNI e eu disse que seria bom tentar. E desde o primeiro momento em que entrei, alguém me cumprimentou e disse: “Nós adoraríamos tê-lo aqui e gostaríamos de conhecer mais sobre você“.

Daquele dia em diante, eu não fiquei mais sozinho. Trabalhei em campanhas de angariação de fundos, fui voluntário e ajudei a criar um playground inclusivo em uma cidade do interior. Então, nos apoiamos mutuamente. Não apenas nos dias de reunião, com tapinhas nas costas. Participamos ativamente nas vidas uns dos outros e na obtenção de outros negócios. Isto é algo realmente incrível que o BNI me deu.

Ivan:

A missão que defini para o BNI é “mudando a maneira como o mundo faz negócios”. Para mim, o seu número cinco realmente está de acordo com isso. Uma das maneiras que estão mudando a maneira como o mundo faz negócios é a compreensão de que você não está sozinho e que você está lá para ajudar uns aos outros. O Givers Gain nada mais é que os membros apoiarem uns aos outros e eu amo isso.

E o que você disse sobre as cinco coisas que aprendi no BNI estão totalmente de acordo com a forma com que trabalhamos. Como empacotar o que eu vendo e apresentá-lo. Que é o número um. Número dois, como educar os outros. Número três, serviço ao cliente. Número quatro, especialistas para se apoiar. E o número cinco, eu não estou sozinho. Esta é uma grande lista, Jacob, e eu agradeço por você compartilhá-la conosco. Quais seus comentários finais, antes de encerrar?

Jacob:

Tem sido uma bênção ser um Coordenador de Educação porque me permite chegar em todos os membros do grupo e tentar educá-los. Esta lista foi algo que realmente significou muito para mim. Isto é o que eu ganhei por causa dos esforços das outras pessoas do grupo. Então, espero continuar construindo esta confiança com eles e continuar dando e recebendo referências também.

Ivan:

Bem, obrigado por compartilhar isso. Nós realmente apreciamos isso. Para todos os ouvintes aqui, o site do Jacob é CandorStudios.com.

Jacob, fiquei muito satisfeito com sua visita e espero que nossos caminhos se cruzem novamente algum dia. Priscilla, é com você!

Priscilla:

Isso foi maravilhoso, obrigada Jacob e doutor Ivan. Gostaria apenas de lembrar aos ouvintes que este podcast chegou até vocês pelo BNI Brasil. Muito obrigado pela atenção. Sou Priscila Rice na voz de Kedma Franza, e nós esperamos você na próxima com mais um Podcast oficial do BNI.

Faça parte de uma Equipe BNI e saiba como gerar mais e melhores negócios para sua empresa! Preencha o formulário em seguida entraremos em contato com você!

[contact-form-7 id="9574" title="Sem título"]
<