POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER
EPISÓDIO 497: “Conheça seu verbo e obtenha melhores resultados”
OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL
Priscilla:
Olá. Bem-vindo ao Podcast Oficial do BNI em Português trazido a você pelo BNI Brasil.
Sou Priscila Rice na voz de Kedma Franza. Estou na QComm Comunicação, em São Paulo, falando com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI.
Olá Ivan, tudo bem?
Ivan:
Olá Priscilla, durante todo este mês, estou em Austin, no Texas e você sabe que, para mim, permanecer em algum lugar durante algumas semanas é um milagre.
Priscilla:
Isso é ótimo! O que você tem a nos dizer hoje, Ivan?
Ivan:
Falaremos sobre um assunto incomum. O que significa conhecer o seu verbo? Tem a ver com a obtenção de mais negócios? Há um mês, passei cinco dias no meu seminário anual, o TLC – Transformational Leadership Council que aconteceu no México. Quando volto destas conferências, trago comigo muitas informações valiosas. O TLC teve início com Jack Canfield, co-autor do livro “Canja de galinha para a alma” e que se tornou um grande amigo meu. Mas, nesta conferência, quem me ofereceu vários insights foi outro grande amigo e membro do BNI, o Alex Mandossian, que fez uma palestra chamada “Descubra seu verbo”.
A princípio, me soou um pouco estranho, mas seu conteúdo foi incrível e, de fato, surpreendente. Em certo momento, ele disse que “a maior lição que aprendi ao longo dos anos que a única coisa que faz um grande empresário e um líder é o movimento, o agir. Albert Einstein disse uma vez que nada acontece até algo se mover. Isso é verdade na liderança e é verdade nos negócios, porque sem mudança de movimento não é possível. ”
Alex contou a história do publicitário Leo Burnett, de Chicago. Ele disse que Burnett uma vez colocou seu pessoal para analisar 62 anúncios que não conseguiram chamar a atenção do público e vender as mercadorias. Ele, então, queria saber por que falharam e pediu ideias sobre por que isso aconteceu. Assim, verificou-se que, das doze mil setecentas e cinquenta e oito palavras que compunham os 62 anúncios, 24,1% deles eram adjetivos como “extremamente” e “muito”. Alex disse que, em comparação, o Discurso de Gettysburg, o mais famoso de Abraham Lincon contém apenas 13% de adjetivos no total enquanto o discurso “Sangue, suor e lágrimas” de Winston Churchill tinha apenas 12% de adjetivos.
Então, se os adjetivos são o problema, ele perguntou qual era a solução e sugeriu que a questão residia nos verbos, nas palavras de ação. Os verbos aumentaram o poder de persuasão e moveram as pessoas? Os maiores líderes de pensamento na história levaram suas vidas como verbos. Por exemplo, René Descartes, pai da filosofia ocidental. Seu verbo era “pensar”. Coggito ergo sum. Penso, logo existo.
Einstein acreditava que quando você parasse de aprender, você começaria a morrer. Seu verbo era “aprender”. Eu aprendo, portanto, eu sou. Maria Montessori acreditava na filosofia de ensino que hoje leva seu nome. Seu verbo era “ensinar”. Eu ensino, portanto, eu sou. Walt Disney acreditava em sonhar. Seu verbo ganhou 22 prêmios da Academia. Eu sonho, portanto, eu sou. Os verbos são uma linguagem de uma só palavra que move as pessoas e causa mudanças permanentes e positivas. Então, minha pergunta para os ouvintes deste podcast é qual é o seu verbo?
No dia de sua palestra, Alex nos pediu para pegar nosso verbo e colocá-lo em um post-it Originalmente, eu escolhi “colaborar” porque pensei que o BNI se resumia em colaboração. Mas minha esposa, Beth, olhou para mim e disse: “Esse não é o seu verbo”. Eu disse o que? O que você quer dizer com este não é o meu verbo? Meu negócio é tudo sobre colaboração. ”
Ela disse: “Sim. É assim que você opera, mas esse não é o quadro geral do que você faz. Eu acho que você inspira.
Alex nos disse que seu verbo tinha que ser algo grande. Tem que ser o grande movimento que temos com as pessoas com quem trabalhamos. Beth disse que sentia que meu papel é inspirar as pessoas a colaborar. E eu acho que ela estava certa.
Priscilla:
Sim, isso soa bem.
Ivan:
Meu verbo é “inspirar” e eu vejo isso como diferente de “motivar”, porque honestamente não acredito que eu possa motivar as pessoas. Eu acho que apenas o indivíduo pode se motivar. Mas eu poderia ser capaz de dar algum tipo de inspiração por meio do meu ensino, do meu discurso que motiva as pessoas a agir. Então meu verbo, Priscilla, é “inspirar”. Eu tenho que perguntar a você, o que você acha que seu verbo é? Pense grande.
Priscilla:
Com base no que você falou, acho que gosto de ajudar as pessoas e conectá-las para realizarem vários tipos de coisas. Então pensei nestes dois verbos, mas não tenho certeza que qualquer um deles está no grande esquema do qual você está falando.
Ivan:
Eu acho que poderia ser “ajudar”. O que eu gostaria que meus ouvintes fizessem é pensar sobre o que é o seu verbo. Se você estiver ouvindo este podcast, pense nisso. O que você faz? Pense grande, o máximo que puder. O que é que você faz em seu negócio que é uma palavra de ação e que leva as pessoas a entender o grande quadro do que você faz em seu negócio?
Eu até sugiro que você faça isso na sua apresentação semanal, mas faça com antecedência. Peça a todos que ouçam este podcast e depois venham à reunião. Naquela semana, compartilhe sua palavra de ação, seu verbo e explique o porquê daquela escolha. Eu acho que é uma poderosa apresentação semanal, especialmente se todo mundo fizer e compartilhar o seu e, em seguida, explicar o porquê às pessoas. Mesmo o que eu fiz apenas com “inspire”. Meu trabalho é inspirar as pessoas do que aprendi e do que ensino para ser um empresário mais bem-sucedido possível, especialmente por meio de referências em redes. Isto é o que tinha para hoje, Priscilla. Por favor, comente este podcast. Coloque seu verbo e por que ele é o seu verbo. E se você fizer isso em seu capítulo, volte para este podcast e deixe-nos saber como tudo correu.
Priscilla:
Gostaria apenas de lembrar aos ouvintes que este podcast chegou até vocês pelo BNI Brasil. Muito obrigado pela atenção. Sou Priscila Rice na voz de Kedma Franza, e nós esperamos você na próxima com mais um Podcast oficial do BNI.