Por Ivan Misner, BNI Founder
Episódio 501: “Sete maneiras de melhorar seu networking”
Ouça mais na playlist PODCAST BNI BRASIL
Priscilla:
Olá. Bem-vindo ao Podcast Oficial do BNI em Português trazido a você pelo BNI Brasil.
Sou Priscila Rice na voz de Kedma Franza. Estou na QComm Comunicação, em São Paulo, falando com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI.
Olá Ivan, tudo bem?
Ivan:
Olá Priscilla. Para este nosso podcast de número 501, é muito legal que eu esteja em um outro país. Falo de Seul, na Coréia do Sul. Esta é a minha primeira visita aqui e estou muito animado por poder conhecer os muitos membros que temos neste país
Priscilla:
Muito obrigado. Estamos nos movendo em direção ao milésimo podcast.
Ivan:
Há alguns anos para isso, mas é o que eu certamente espero que possamos alcançar. E o tópico de hoje é sobre sete maneiras de melhorar o networking. Muitas pessoas oferecem conselhos sobre o que é preciso para ser bom em rede, eu mesmo entre eles. Quero dizer, certamente, que é o que eu faço, ajudar as pessoas e ensiná-los a fazer um networking de forma mais eficaz.
Uma coisa que eu acho que foi deixado de fora da equação é o que a pessoa pensa sobre o que é preciso para fazer um networking melhor. Acho que é importante que todos estejamos conscientes das expectativas das outras pessoas e adaptemos nosso comportamento de forma adequada se quisermos fazer o tipo de impressão que funcionará para construir uma poderosa rede pessoal.
Recentemente, aproveitei a oportunidade para reunir quase 3400 respostas de pesquisa de empresários de todo o mundo. Eu dei-lhes aproximadamente 20 características diferentes em trabalhos em rede. Eu pedi a eles para escolherem os melhores comportamentos superiores que eles gostariam de ver em um grande networker. A partir dessas respostas, eu identifiquei as sete principais características que as pessoas acreditam que fazem um grande networker. Vou começar de trás para frente, ok?
Priscilla:
OK.
Ivan:
O número sete é ser acessível. Alguém disse que o que você fez poderá ser esquecido, mas as pessoas nunca vão esquecer como você as fez sentir. Uma rede eficaz começa com a acessibilidade. Tudo o mais que eu estou prestes a descrever decorre desta e da perspectiva dessa pessoa, tudo o mais que eles identificam como sendo importante segue de ser acessível.
Número seis: com base na pesquisa de 3400 pessoas, é preciso ser confiável. Uma pessoa disse que não importa o quão bem sucedido alguém é. Mas, se não for confiável, não dá para trabalhar junto. “Quando você se refere alguém, você está colocando sua reputação na linha. Você tem que ser capaz de confiar em alguém e ser confiável em troca. Nem você nem ninguém mais vai encaminhar um contato para alguém que não pode ser confiável para lidar com algo. Confiável era o número seis.
Número cinco: acompanhamento. Se você oferecer oportunidades em que uma simples peça de informação, um contato especial ou uma referência de negócios qualificados para alguém que não consegue acompanhamento, em breve você vai parar de desperdiçar seu tempo com essa pessoa. Uma pessoa disse que quando se trata de redes, a fortuna reside no acompanhamento.
A propósito, Priscilla, este é o que mais me afasta. Por que alguém se juntaria ao BNI – com toda a honestidade, esta pesquisa não foi feita apenas com membros do BNI. Estava aberta ao público e foram consultadas 3.400 pessoas. Mas eu ouço que os membros do BNI às vezes dizem: “Eu dei uma referência e eles não seguiram”.
E aí, eu penso: “Realmente? Você iria se juntar a uma organização, ir a reuniões semanais por um ano ou dois anos ou dez anos e não acompanhar uma referência? Isso é insanidade. Eu não poderia concordar mais e, provavelmente até mesmo colocar em uma posição mais elevada, mas esta característica apareceu em quinto lugar na pesquisa.
Número quatro: sinceridade e ser autêntico. Então você pode oferecer a ajuda, o agradecimento, a escuta, mas se você não está sinceramente interessado na outra pessoa, eles vão saber. Aqueles que desenvolveram habilidades de networking bem sucedidas transmitem sua sinceridade em troca. Posso dizer que todos nós vimos pessoas que são aparentemente boas em networking, mas falta sinceridade. Eu tenho que dizer que fingir não é sustentável em redes.
Número três, ajudar os outros e ser colaborativo. Por anos eu disse que as pessoas não se importam o quanto você sabe até que eles sabem o quanto você se importa. Ajudar as pessoas a mostrar que você se importa. Alguém que respondeu à pesquisa disse que as pessoas querem em sua rede de relacionamentos aquelas que têm uma atitude colaborativa.
Ajudar os outros pode ser feito de várias formas: seja enviar um artigo útil e enviá-lo para alguém para colocá-los em contato com uma pessoa que pode ajudá-los com um desafio específico. Vários entrevistados comentaram sobre não querer trabalhar em rede com “pessoas que estavam nela para si”. Essa é a citação. Realmente, várias pessoas usaram essa frase. Eles não querem contato com as pessoas que estão nele para si. Portanto, uma vontade de colaborar e ajudar os outros constrói a confiança e ajuda a estabelecer um relacionamento forte. Era o número três.
Número dois: uma atitude positiva. Este não me surpreende. Na verdade, a maioria desses sete não me surpreende. Eu antecipei que eles estariam entre os dez primeiros, o número dois em particular. Atitude positiva. A primeira coisa que as pessoas veem de você é a sua atitude. Como você toma as coisas em geral. Uma atitude consistentemente negativa faz com que as pessoas não gostam de você e não lhe deem referências. Uma atitude positiva faz com que as pessoas desejam associar-se e cooperar com você. Profissionais de negócios positivos são como ímãs. Outros querem estar ao seu redor e também enviarão seus amigos, familiares e associados.
E o número um das sete maneiras de melhorar o networking é ser um bom ouvinte.
Priscilla:
Aí está.
Ivan:
Nosso sucesso em networking depende de quão bem podemos ouvir e aprender. Quanto mais rápido você, como membro do BNI, se estiver escutando isto – quanto mais rápido você e seus parceiros de rede em seu grupo aprenderem o que você precisa saber sobre o outro, mais rápido você estabelecerá um relacionamento valioso.
Eu disse isso muitas vezes nos podcasts e na minha apresentação: um bom networker tem duas orelhas e uma boca e deve usá-los tanto proporcionalmente. Esta pesquisa realmente mostrou isso. Ouça as necessidades e preocupações das pessoas e encontre oportunidades para ajudá-las. Você não pode ajudar os outros se você não sabe o que eles precisam. Você descobre isso ouvindo.
De muitas maneiras, networking é sobre como conectar os pontos, mas para fazer isso você tem que ouvir para que possa ajudar as pessoas a fazer a conexão que eles estão procurando. Assim, cada uma das características que acabo de esboçar ligam-se à noção de agricultura e não de caça. Pense sobre isso.
Ser aproximável, ser confiável, acompanhamento, ser sincero, ajudar os outros, ser colaborativo, ter atitude positiva, ser bom ouvinte. Cada um deles realmente se vincula à noção de agricultura, não de caça. Trata-se realmente de construir relacionamentos de negócios mutuamente benéficos. Só então você conseguirá criar uma poderosa rede pessoal.
Quando jovem, estudei sob a orientação do Dr. Warren Bennis, que na época era professor da Universidade do Sul da Califórnia. Ele me ensinou que entender as características de um grande líder era realmente importante. No entanto, o que é ainda mais importante foi entender como aplicá-los. Ele me disse: “Saiba em que você é bom e trabalhe para aprimorar essas habilidades. E saiba em que você não é bom e rodeie-se de pessoas que podem ajudá-lo a melhorar essas habilidades. ”
Tal como acontece com a liderança, eu acho que as habilidades de networking são realmente importantes. O que é ainda mais importante é trabalhar e aprender a melhorar tudo isso de forma eficaz. Acho que é isso que realmente importa. Portanto, estas são as sete maneiras de melhorar o seu networking. Se você estiver escutando isso, eu gostaria que você compartilhasse isso com seus membros do BNI e comentasse aqui se você acha que há algo que não está entre os sete primeiros e que deveriam constar nesta lista.
Eu adoraria ver seus comentários aqui no BNIpodcast.com. É tudo o que eu quero, Priscilla, a menos que você tenha algum pensamento.
Priscilla:
Bem, meu principal pensamento é o quão difícil é às vezes interromper alguém que está dizendo algo, porque você quer falar algo que se relaciona com você. Acho que tenho de me impedir de fazer isso.
Ivan:
Sim. Não é fácil, não é? Quer dizer, eu entendo. Eu entendo isso. Acho que uma das coisas mais importantes que eu poderia dizer quando alguém diz isso para mim ou quando estou tendo esse mesmo desejo, vou dizer a mim mesmo: “Lembre-se, Ivan, é mais importante estar interessado do que ser interessante.”
Priscilla:
Essa é uma ótima frase.
Ivan:
Então, se eu mostrar interesse, isso é realmente importante. Especialmente quando você está encontrando alguém e você está tentando construir uma relação de referência. Quando vou a eventos de networking, estou lá para compartilhar informações e conhecimentos, então eu tendo a falar mais do que quando estou em um verdadeiro ambiente de rede onde estou tentando construir relacionamentos de longo prazo com as pessoas.
Tenho de me lembrar constantemente. Saio do modo de ensino e entro no modo de audição. Eu acho que é provavelmente um bom conselho para a maioria de nós quando estamos tentando fazer networking.
Priscilla:
Eu acho que você está certo.
Ivan:
Grande contribuição. Ei, antes de terminarmos, Priscilla, só quero mencionar uma coisa. Na próxima semana, vamos trazer a última parte da pesquisa, que são as cinco habilidades menos importantes para a rede. Então volte na próxima semana. Obrigado, Priscilla.
Priscilla:
Certo, ótimo. Bem, acho que é por esta semana. E te agradeço mais uma vez, Dr. Ivan.
Gostaria apenas de lembrar aos ouvintes que este podcast chegou até vocês pelo BNI Brasil. Muito obrigado pela atenção. Sou Priscila Rice na voz de Kedma Franza, e nós esperamos você na próxima com mais um Podcast oficial do BNI.