Via Entrepreneur
10 itens indispensáveis para melhorar o marketing boca-a-boca
Campanhas boca-a-boca podem ser uma ferramenta valiosa na estratégia geral de marketing do seu negócio. Elas muitas vezes geram referências de qualidade, pois os clientes confiam em recomendações que vêm de fontes confiáveis mais do que confiam em anúncios. Além disso, os custos associados à condução de uma campanha boca-a-boca bem-sucedida são geralmente uma fração do que uma campanha de propaganda tradicional pode demandar. Porém, o que você economiza em dinheiro, gasta com o que precisará utilizar de tempo e esforço. Além de fornecer o produto ou serviço da mais alta qualidade possível, você precisará planejar e executar uma programação de eventos de networking que o colocará frente a frente com as pessoas e começará a construir sua credibilidade.
Abaixo, reuni uma lista de materiais que aumentam a credibilidade, os quais você deve ter à sua disposição para aproveitar ao máximo todas as oportunidades de networking e finalmente construir uma campanha boca-a-boca bem-sucedida. Nem todos os itens devem ser usados no primeiro ponto de contato com um potencial cliente ou alguém que possa referir clientes a você.
Para os primeiros estágios do networking:
- Um folheto de uma página.
Tenha sempre à mão uma visão geral e breve do seu negócio para entregar, caso, quando estiver fazendo networking, encontre alguém que queira rapidamente passar suas informações a um potencial cliente que conheça. Você deve ter uma cópia física para enviar por fax e uma cópia eletrônica para enviar por e-mail. - Fichas de perguntas e respostas.
Um dos modos mais rápidos de saber sobre o negócio de uma pessoa como networker, e para que ele/ela saiba o seu, é fazer com que a reunião inicial seja o mais organizada possível. Uma ficha com perguntas que vocês podem fazer um ao outro pode garantir que você não se esqueça de descobrir as informações que podem levar a uma referência rápida. - Cartas-testemunho de clientes satisfeitos.
Esta pode ser uma das maneiras mais eficientes de demonstrar a qualidade dos produtos ou serviços que você fornece. Voc~e pode manter cópias físicas em uma pasta ou postá-las em seu website. Se tiver um perfil no LinkedIn, peça aos clientes da sua rede para “recomendá-lo”. - Fotos de você, do seu escritório, produtos e prêmios.
Ter uma foto profissional é importante para oportunidades promocionais e para seus perfis em mídias sociais. Fotos do seu escritório ou operação comercial e de produtos ajudam a legitimizar seu negócio e ganhar credibilidade. Considere também ter fotos de prêmios e certificações que você e sua equipe tenham recebido.. - Itens que explicam seu negócio.
Aqui incluem-se: seu relatório anual, declaração da missão, ou uma história escrita da sua empresa. Você pode também utilizar informações de artigos publicados, resultados de pesquisas criadas e compiladas por você ou outros da sua indústria, notas ou slides de apresentações, seus anúncios, ou apresentações multimídia.
Para os estágios de networking mais avançados:
- Anúncios de novo produto ou serviço.
Enquanto estiver fazendo networking, garanta que as pessoas que possam potencialmente contratá-lo ou referir outras pessoas a você sejam imediatamente informadas quando você estiver oferecendo novos produtos ou serviços ou expandindo suas operações. A melhor maneira de fazer isso é através de press releases e comunicações. Além de fazer a apresentação aos veículos de comunicação, você pode distribui-los em reuniões ou posta-los online. Considere também ter brochuras, listas de especificações e catálogos dos seus produtos e serviços atuais. - Uma lista das suas afiliações e associações.
Isso pode ser útil ao encontrar alguém pela primeira vez, para ver se vocês têm conhecidos ou parceiros profissionais em comum. Pode também levar a uma apresentação a alguém de uma das suas organizações, a quem você venha tentando ser apresentado. - Artigos que você tenha publicado ou nos quais você seja mencionado.
Escrever artigos, ou ser mencionado neles, é uma excelente maneira de tornar-se conhecido como especialista em sua área. As pessoas muitas vezes preferem fazer negócios com especialistas. - Propostas de clientes, fichas de licitação, ou cartas de marketing.
Manter essas informações em destaque vai ser muito útil se você estiver em um evento de networking e tiver a oportunidade de conversar mais tranquilamente com um potencial cliente. O potencial cliente pode ter uma necessidade específica que seja semelhante em termos de escopo aos trabalhos para os quais você já tenha participado de licitação. Ter a capacidade de rapidamente mencionar propostas concluídas anteriormente pode dar a você uma vantagem com o potencial cliente. - Relatos em noticiários ou tendências que afetam seu mercado alvo.
Manter-se atualizado com questões e itens de noticiários que sejam importantes para as pessoas pode qualifica-lo para manter conversas direcionadas com os potenciais clientes. Assim, o ideal seria que você fosse capaz de discutir seus produtos e serviços relacionados e tornar esses potenciais em clientes.