PODCAST BNI BRASIL | #447 – NÃO PARE DE FAZER NETWORKING, COMECE A FAZER DA MANEIRA CERTA

PODCAST BNI BRASIL | #447 – NÃO PARE DE FAZER NETWORKING, COMECE A FAZER DA MANEIRA CERTA

Por Ivan Misner, BNI Founder

Episódio 447: “NÃO PARE DE FAZER NETWORKING, COMECE A FAZER DA MANEIRA CERTA”

Ouça mais na playlist PODCAST BNI BRASIL

 

 

Priscilla:
Olá. Bem-vindo ao Podcast Oficial do BNI em Português trazido a você pelo BNI Brasil.

Sou Priscila Rice na voz de Kedma Franza. Estou na QComm Comunicação, em São Paulo, falando com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI.

Olá Ivan, tudo bem?

Ivan:
Eu estou muito bem, Priscilla. Nós temos um podcast interessante hoje.

Priscilla:
Ok.

Ivan:
Então, quando eu estou em uma palestra sempre pergunto: quantos de vocês estão esperando para possivelmente vender alguma coisa hoje? Quase todo mundo levanta a mão. Você e eu temos falado sobre isso em podcasts anteriores. Quando eu pergunto se alguém está lá para comprar, ninguém levanta a mão.

Isto é o que eu chamo de desconexão de networking. Muitas vezes, as pessoas vão à eventos de networking porque querem vender algo, mas ninguém vai querer comprar alguma coisa. Esta é a forma como o networking pode ser feito de maneira errada.

Por isso, não me surpreendeu quando eu li um artigo em um grande portal de negócios online. O título foi “Pare de fazer Networking”. Isso é o que ele estava dizendo às pessoas. Pare de fazer networking – é tão mercenário. O problema era que todos os exemplos que ele deu sobre como o networking não funciona foram muito, muito ruins.

Em vez de networking, o autor disse para fazer estas cinco coisas:
Um, o foco em relacionamentos, não transações. Dois, não pedir algo antes de dar alguma coisa. Você está rindo porque você vê onde isso vai dar.

Priscilla:
Eu estou vendo onde isso vai dar, sim.

Ivan:
Três, não voltar o processo sobre você. Quatro, lutar por qualidade, não quantidade em seus relacionamentos. E cinco, ser voluntário para papéis de liderança em suas organizações.

Isto é onde eu sinto vontade de gritar. Eu diria que todas as cinco estratégias são, de fato, tudo sobre networking. Mas networking da maneira certa. Em seu artigo, as táticas de networkings ruins foram apresentadas como a razão que as pessoas devem parar de fazer networking completamente. Networking pode ser feito terrivelmente errado, mas o networking em si, não é ruim.

Então não pare de fazer networking. Basta começar a fazer da maneira certa. Você me ouviu dizer que muitas, muitas vezes, a chave para eventos de networking é fazer conexões sólidas com as pessoas para que elas lembrem de você quando você convidá-las para um café ou almoço.

Priscilla:
Poderá ter de substituir uma tentativa de venda para iniciar um trabalho de networking.

Ivan:
Sim, eu acho que as pessoas que usam o networking cara a cara tem uma boa oportunidade nas mãos.

Seu segundo ponto foi não pedir coisas rápido até ter dado alguma coisa para a outra pessoa. Eu não poderia concordar mais com esta afirmação do artigo. Se você quer que as pessoas estejam ansiosas para se encontrar com você depois de eventos de networking, a chave é encontrar maneiras de ajudá-los.

O terceiro ponto é estar interessado. Não é tudo sobre você. Faça o que puder para fazer uma conexão, especialmente se você estiver fazendo networking com alguém bem sucedido. Se assim for, esteja interessado no que eles estão fazendo. Nós conversamos sobre isso em outros podcasts.

O próximo ponto foi a qualidade em vez da quantidade. Mas isso é um quebra-cabeça para as pessoas, não um jogo. Trata-se de descobrir mais sobre as pessoas com quem você está se encontrando.

Agora, existem certos grupos do BNI que vão gerar muito mais negócios. Não me interpretem mal. Um grupo com 16 membros não vai gerar uma tonelada de negócios. Um capítulo com 32 membros vai passar, literalmente, 300% mais referências do que um grupo de 16 membros. Assim, o tamanho do grupo pode ser um problema, mas a única coisa mais importante do que isso é a qualidade do grupo.

O último é tornar-se envolvido nos grupos que pertencem. Concordo com os comentários do autor da matéria. Se você realmente quer se destacar no BNI ou em qualquer networking, seja voluntário e se torne um líder. É incrível o quanto de exposição que você pode receber.

Eu construí uma companhia global com escritórios em mais de 65 países. Eu fiz tudo isso através da construção de relacionamentos, trabalho em networking e obtenção de referências. Meu conselho é não parar de fazer networking. Basta iniciar da maneira certa. Eu acho que é o que fazemos no BNI.

Priscilla:
Concordo. Absolutamente, Ivan.

Ivan:
Bem, obrigado. Pessoal que nos ouve, compartilhem conosco como você faz networking. Quais são algumas das características-chave para fazer networking da maneira certa? Eu adoraria ter seus comentários sobre este podcast. Eu vou ler os posts de todo mundo. Eu prometo.

Priscilla:
E ele faz.

Ivan:
Obrigado, Priscilla.

Priscilla:
Você acabou de ouvir o Podcast Oficial do BNI em Português trazido a você pelo BNI Brasil. Muito obrigado pela atenção. Sou Priscila Rice na voz de Kedma Franza, e nós esperamos você na próxima com mais um Podcast oficial do BNI.

Faça parte de uma Equipe BNI e saiba como gerar mais e melhores negócios para sua empresa! Preencha o formulário em seguida entraremos em contato com você!

[contact-form-7 id="9574" title="Sem título"]
<