PODCAST BNI BRASIL | #367 – FAZENDO DA SUA APRESENTAÇÃO UM DESTAQUE

PODCAST BNI BRASIL | #367 – FAZENDO DA SUA APRESENTAÇÃO UM DESTAQUE

Por Ivan Misner, BNI Founder

Episódio 367: “FAZENDO DA SUA APRESENTAÇÃO UM DESTAQUE”

Ouça mais na playlist PODCAST BNI BRASIL

 

 

Priscilla: Olá a todos e bem-vindos de volta ao Podcast BNI, que chega através do NetworkingNow.com. Eu sou Priscilla Rice e falo direto do Live Oak Recording Studio, em Berkeley, Califórnia. Comigo, por telefone, está o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner. Olá Ivan. Como você está e onde você está?

Ivan: Ei, estou finalmente de volta da minha viagem pela Europa. Fui visitar diretores e membros do BNI. Foi uma visita incrível e eu quero agradecer a todos por sua hospitalidade.

Você sabe, Priscila, gosto que você pergunte onde estou, porque assim posso mostrar para os membros que não estou parado, é muito importante para mim visitar os grupos do BNI.

Priscilla: Isso é ótimo. Uau. Então você está indo para ensinar-nos um pouco sobre fazer uma grande apresentação de destaque?

Ivan: Sim. Você sabe, muitos grupos me chamam para as apresentações de 10 minutos. E os grupos estão ficando cada vez maiores. Para prender a atenção de todos, a apresentação precisa realmente ser um grande evento.

Vamos imaginar que você está se preparando para ser o palestrante da próxima reunião. O que você tem que considerar?

Primeiro de tudo, tenho percebido que para muitos, falar em público é pior que morrer. O que é incrível, por que também ouço de muitos membros que se tornaram melhores oradores por causa do do BNI.

Mas para fazer uma boa apresentação, leva um pouco mais de tempo para prepará-la. Bom, quero dar cinco dicas para se fazer uma apresentação de destaque.

Primeiro, eu acredito que você deve se preparar, preparar, preparar. Não improvisar. Algumas pessoas dizem que fazem melhor quando elas improvisam. Pela minha experiência, isso é muito difícil acontecer.

Eu sou um verdadeiro crente em preparação. Prepare um esboço do que você quer dizer. Pratique o discurso. Use cartões para tomar nota. Escreva essas observações em um pedaço de papel.

Ter alguns pontos focais e, em seguida, praticar é uma boa opção. Muito importante. Ouça, pratique. Quando eu faço algo tão simples como um relatório da Presidência do BNI em conferências, eu coloco um conteúdo de 40 horas em uma conversa de uma hora. E quando eu faço uma apresentação de abertura, demoro bem mais de 40 horas preparando uma apresentação de abertura, que tem uma hora de duração também.

Você tem de fazer a apresentação como uma profissional, Priscila, que mostra que entende do seu negócio. Sim, você pode fazê-lo apenas no improviso, mas se houver uma determinada mensagem que você quer transmitir, é melhor se preparar.

Priscilla: Como você consegue condensar 40 horas em um discurso?

Ivan: Bem, para a maioria de minhas palestras, eu uso o PowerPoint. Ah, lembrando, eu recomendo um livro chamado Presentation Zen. Ele mudou a forma como eu faço apresentações. Em vez de um monte de palavras, uso fotografias e um par de palavras-chave. É tudo uma questão de timing, sabendo quais histórias você vai contar, a fotografia ajuda muito.

Você sabe, minhas apresentações são coreografadas. Mesmo uma breve apresentação, uma apresentação de 10 minutos, eu coreografo, e invisto pelo menos umas duas horas preparando isso. Este sou eu. Eu não quero assustar todos os membros, pedindo para você coreografar, mas tem de se preparar para fazer bem a sua apresentação de 10 minutos. Essa é uma grande sugestão minha.

A segunda coisa é ser específico e falar sobre as coisas que você sabe melhor. Você não tem que ensinar a todos tudo que você faz. São apenas alguns minutos, 8, 10, 12 minutos, dependendo do grupo. Mas você quer dizer algo significativo sobre o que você faz. Então, seja específico.

Em terceiro lugar, use alguns folhetos, visuais ou slides do PowerPoint para apoiar a apresentação. Pode ser quem um grupo não tenha PowerPoint também viu. Ah, e, a propósito, slides do PowerPoint podem ser chato. Se você der uma olhada nesse livro que eu recomendo, Apresentação Zen, você nunca vai fazer um PowerPoint como antes.

Mas folhetos, algum tipo de visual, pode ser bom. Eu realmente acho que adereços, livros, slides, folhetos, brindes, tudo pode ajudar em uma apresentação. Só não faça o seu PowerPoint ser uma muleta. Ele pode ajudar na sua apresentação.

Em quarto lugar, este é um passo importante. Lembre-se que você é o especialista. Este é o seu negócio. Aos olhos de seus companheiros, você é o especialista e eles querem ouvir o que você tem a dizer. A maioria deles vão estar ansiosos para aprender alguma coisa com você – algo sobre o que fazer, algo sobre quem você é e como eles podem recomendar você. Se você se concentrar no que você sabe melhor, você vai se sentir mais confiante. Acredite em si mesmo e acredite em sua mensagem. Você é o especialista.

A última coisa que eu recomendo é, se possível, seja criativo. Encontre uma forma de comunicar que o faça sentir confortável falando com um grupo. Envolvê-los na conversa é uma boa. Comece perguntando por exemplo, de forma a ter as respostas que você procura. Faça todo mundo levantar a mão.

Eu conheci uma pessoa que estava absolutamente petrificada com sua apresentação de 10.

Eu disse: “Olhe, não faça uma palestra”

Ela disse: “O que quer dizer não fazer uma palestra?”

Eu disse não. Por que não dar um teste a eles? ”

Ela disse: “O quê?”

Ela era uma contadora. Eu disse: “Dê-lhes um teste em direito fiscal. Apenas peça para responderem verdadeiro ou falso. 10 perguntas. Basta dizer, ‘Verdadeiro ou falso? E, em seguida, leia a pergunta para ter a votação. Em seguida, dê-lhes a resposta e passe para a próxima pergunta. Não faça um discurso. Isto irá mostrar que você é expert no assunto”.

Ela disse: “Eu posso fazer isso. Eu não tenho medo de fazer isso. ”

Estou certo de que você já viu pessoas no BNI que realmente adquiriram habilidades em falar em público quando, a princípio, eram muito, muito tímidos, sim?

Priscilla: Sim. Definitivamente. Eu estava pensando sobre quando você disse para trazer alguns adereços. há dois membros do nosso grupo que trouxeram alguns adereços e é sempre muito divertido e interessante. Um deles é um encanador e ele vem com esses pedaços de cano e diferentes peças de chuveiro, tudo enferrujado. O outro é um mecânico, que traz peças quebradas e mostra como elas ficam se você não cuidar do carro.

Ivan: Veja, eu nunca teria pensado nisso. Isso é exatamente o tipo de coisa que você quer fazer em uma apresentação mais longa.

Aqui está uma última sugestão adicional: Não há problema em ficar um pouco nervoso. Para este dia, Priscilla, bem antes de eu ir para cima para falar com um público, eu já estou nervoso. Não diga a ninguém, ok?

Eu fico nervoso sempre antes de eu falar. Mas eu tento usar essa energia nervosa para meu benefício.

Eu uso essa energia nervosa como um pouco de adrenalina extra, porque quando eu tenho que fazer uma apresentação, eu sou um dos principais. Eu sinto que tenho a obrigação de dar o meu melhor. Se eu não fizer um bom trabalho, não vale nada.

Nós todos ficamos nervosos. Certifique-se de que há um copo de água por perto no caso de você precisa de um gole. E, a propósito, um copo de água é realmente uma boa técnica para evitar o nervosismo.

Priscilla: Sim, que ele tinha tirado de carros que tinha falhado. Você sabe, todos eles foram corroído e caindo aos pedaços. Sério? Por quê?

Ivan: Sim, porque você faz uma pausa, e pensa no que está fazendo. Basta fazer uma pausa quando você pegar o copo, tome um gole, olhe para o seu público, largue o copo e continue a conversa.

 

Priscilla: Uh huh. OK. Boa.

Ivan: E às vezes eu faço uma pausa quando me perco no discurso, ao invés de dizer: “Onde estou no meu discurso?” Em seguida respiro, descubro onde eu deveria estar e recomeço.

Priscilla: Sim. Boa. Eu o tenho ouvido algumas vezes, e você sempre traz grandes histórias. Elas são realmente engraçadas.

Ivan: As histórias são uma ótima maneira de fazer uma apresentação. Elas realmente ensinam as pessoas. Se você tem uma boa história que ilustra um ponto – eu não estou falando de uma piada. Certamente, isso deve ser parte de sua apresentação.

Essas são as minhas sugestões para os membros do BNI. Cinco pontos: prepare, seja específico, use anotações, lembre-se você é o especialista, seja criativo e como um pequeno ponto de bônus, não há problema em ficar um pouco nervoso. Muitas pessoas ficam. Eu, inclusive.

Priscilla: Perfeito.

Ivan: Obrigado, Priscilla. É isso por hoje.

Priscilla: Ok, ótimo. Gostaria apenas de lembrar aos ouvintes que este podcast foi trazido por networkingnow.com. Obrigada pela atenção. Sou Priscilla Rice e esperamos você na próxima semana para mais um episódio BNI Podcast Oficial.

Faça parte de uma Equipe BNI e saiba como gerar mais e melhores negócios para sua empresa! Preencha o formulário em seguida entraremos em contato com você!

[contact-form-7 id="9574" title="Sem título"]
<