Por Ivan Misner, BNI Founder
Episódio 307: “A cultura COME A estratégia NO CAFÉ DA MANHã”
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Priscilla: Olá, bem-vindos de volta ao Podcast BNI trazido a você por NetworkingNow.com. Eu sou Priscilla Rice, e falo direto do Live Oak Recording Studio, em Berkeley, Califórnia. Comigo, por telefone, está o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner. Olá Ivan, tudo bem?
Ivan: Eu estou muito bem esta semana, Priscilla. Muito obrigado.
Priscilla: O que você vai compartilhar com a gente?
Ivan: Você sabe, eu tenho falado muito em podcasts que a Cultura come a estratégia no café da manhã. Mas eu nunca falei em detalhes sobre isso
Eu acho que isso é particularmente importante. Não só para o BNI, mas para várias de escolas de negócios que falam sobre estratégia. Cultura envolve uma variedade de fatores, incluindo uma mistura de atitudes, crenças, missões, filosofia, tudo que ajuda a criar e sustentar uma marca de sucesso ou organização.
Cultura afeta a forma como as pessoas dentro de uma organização interagem. Isto é verdade não só para a abordagem macro de uma organização, mas para o ambiente micro. No caso do BNI, pense na organização mundial. Depois pense em seu país, cidade e, finalmente, no seu Grupo.
Eu acho que Cultura é a chave para o sucesso a longo prazo de uma organização. É a coisa mais importante. Aplica-se a todos os níveis, desde o topo até a base. Há uma série de fatores que eu acredito que são responsáveis para a construção de uma cultura organizacional saudável.
Ela começa com a tradição. Tradição é o que fez da empresa o que é . Ela diz ao mundo quem ela é. Uma maneira de uma organização manter a cultura organizacional é introduzir e celebrar uma variedade de tradições. Eu acho que a Disney, em particular, tem sido um mestre neste conceito por meio da formação de todos os novos funcionários com base nas tradições da organização. A forte tradição aplicada a uma organização é uma das melhores maneiras de manter uma cultura organizacional saudável.
É por isso que quando eu treino e converso com os Diretores Consultores do BNI, passamos várias horas apenas falando em tradição. É parte do núcleo de formação que fazemos como uma organização. Se você der uma olhada no livro, Givers Gain, um dos capítulos do livro, o 10, a história do BNI, fala sobre as tradições.
A segunda é a missão. Uma missão bem elaborada dá o foco preciso. A declaração de missão deve ser curta e memorável. Precisa ser uma espécie de grito de guerra para as pessoas.
O terceiro é o engajamento, é ele que cria uma cultura incrível. Colaboração incentiva o engajamento. No BNI temos engajamento em todos os níveis. Temos algo chamado Conselho Assessor franquia que é composta de franqueados chave. Temos Círculo dos Fundadores, que é composto de partes interessadas, Diretor Consultores. Temos um Conselho de Assessores que é composto exclusivamente por membros do BNI para garantir o engajamento em relação às políticas que afetam a organização. Globalmente, temos também o Conselho Executivo, que é composto por franqueados-chave da empresa nos maiores países.
Engajamento dentro de uma organização pode ser muito confuso. Quando você tem um monte de pessoas envolvidas na tomada de decisões e formulação de políticas, ele pode ser muito confuso. Mas quando é feito corretamente, incentiva a colaboração.
O quarto é o reconhecimento. Anos atrás, Ken Blanchard acertou no livro que escreveu, Two Minute Manager. Ele disse para pegar as pessoas fazendo algo certo. Pegá-los fazendo algo parcialmente certo e, se não é perfeito, e reconhecê-los publicamente. Elogios em público e redirecionamentos e feedbacks no particular. Reconhecer é comemorar os sucessos.
O quinto ponto que eu acho que ajuda a criar uma cultura organizacional saudável é a educação. Eu já falei sobre isso em podcasts. Grupos que mergulham e se envolvem em uma cultura de aprendizagem vão ser os mais bem-sucedidos. Eles são os únicos que vão criar a cultura organizacional saudável.
Quanto mais uma empresa pode integrar a aprendizagem ao organizacional, mais ela pode se preparar para mudanças.
Então, se você é um membro do BNI, e está ouvindo nossos podcasts, parabéns, você está envolvido. Chame outras pessoas para ouvir também. Uma maneira de fazer isso é conversar sobre os temas que tratamos aqui com os colegas nas reuniões. Aquelas pessoas que escutarem vão começar a falar e, naturalmente, vão incentivar outros a ouvirem. Quanto mais você conseguir outras pessoas envolvidas na educação, mais bem sucedido o seu grupo será.
A grande estratégia leva as pessoas ao sucesso. A grande cultura ajuda a organização a obter vitórias. Eu acho que a cultura é crítica para o sucesso organizacional. É uma das coisas mais importantes em uma empresa e se aplica a todos os níveis, como eu disse antes, a partir do topo da organização até a base.
O desafio com a cultura é que é indescritível. A melhor e mais escalável cultura é aquela gerida e mantida pela maioria e não por um único órgão ou pessoa. É uma das razões pelas quais temos equipes de liderança e comissões de membros, as quais têm o poder de tomar decisões. Você pode obter o engajamento de muitas pessoas por toda parte.
As empresas que dominam uma indústria têm uma visão compartilhada de cultura organizacional que é efetiva e aplicada a toda a empresa. Se todas as pessoas em uma organização executarem as atividades na mesma direção, ela vai dominar qualquer setor, de qualquer mercado.
Eu acho que é uma das coisas que temos feito no BNI. Conseguimos criar uma cultura organizacional com todos nós correndo na mesma direção. É, penso eu, uma das razões pelas quais somos a maior organização de networking no mundo.
Priscilla: Isso é ótimo. Posso fazer uma pergunta?
Ivan: Claro.
Priscilla: Você pode nos dar um exemplo de algumas das tradições do BNI?
Ivan: Lógico. Há uma série delas e eu vou falar sobre o Givers Gain, do tal capitulo 10. A primeira tradição é o título do livro, Givers Gain. É a filosofia central de orientação do BNI, o conceito de dar aos outros para que as pessoas retornem para você.
Outra é manter a diversão nas reuniões. Você sabe, nós temos políticas. Eu sou um verdadeiro crente nas políticas que foram desenvolvidas pelo Conselho de Assessores.
É importante ter responsabilidade em uma empresa, mas você não pode ser um fascista na maneira de aplicar suas políticas. Você tem que praticar e se divertir. Você tem que seguir os fundamentos, mas se divertir.
Outra tradição que treinamos bastante é a ideia de se preocupar com as pessoas. As pessoas não se importam o quanto você sabe até que saibam o quanto você se preocupa com elas. É uma das coisas que nós falamos, particularmente para gestão.
Priscilla: Eu não teria identificado tudo isso como tradição. Eu gosto destes pontos. Parece quase como um guiar forças ou algo parecido.
Ivan: Elas são, mas a razão pela qual elas são tradições é que há uma história por trás de cada uma delas. Quando você está em 50 países, a única coisa que ajuda a crescer e chegar a 100 é você tomar esses valores para si e as coisas que você tem feito para chegar ao 50. Assim, tornam-se algo replicável e sustentável. Ensinando as tradições que são baseadas em valores ajuda a organização a continuar crescendo ao longo do tempo.
Priscilla: Isso é ótimo.
Ivan: Isso é tudo que tenho para hoje, Priscilla. Muito obrigado!
Priscilla: Ok, isso é ótimo. Eu gostei disso. Gostaria apenas de lembrar aos ouvintes que este podcast foi trazido a você por NetworkingNow.com.Muito obrigada pela atenção. Esta é Priscilla Rice e nós esperamos que você se junte a nós na próxima semana para mais um episódio oficial do Podcast BNI.