Por Ivan Misner, BNI Founder
Você já entrou em uma sala cheia de gente e pensou, “Como consigo gerar negócios neste grupo?” Tenho certeza de que já. Como empresários, entramos em salas cheias de gente o tempo todo, e reconhecemos essas pessoas como oportunidades ideais para gerar negócios.
Se você não sabe como ganhar referências de maneira eficiente nessas situações, perde uma oportunidade. Quando comparece a eventos de Networking, você está potencialmente entrando em uma sala cheia de negócios. No entanto, o Networking está mais para “agricultura do que para caça”. Isso significa que você consegue conhecer pessoas com as quais quer construir uma relação profissional.
Com isso em mente, como é possível identificar e reagir de maneira adequada aos estilos de comportamento dos outros e fazer com que o seu estilo de comportamento os atraia ao invés de repeli-los?
Aqui estão os quatro principais estilos de comportamento, complementados com uma breve definição e descrição, seguidas de uma breve avaliação do estilo de Networking. Conforme conhece melhor seus parceiros de Networking, você consegue entender melhor como trabalhar com eles com eficiência.
O Empreendedor
Definição: Tipo de pessoa agitada, empreendedora.
Os Empreendedores tendem a ser bastante direcionados aos resultados, têm ritmo acelerado e são impacientes. Sua atitude é do tipo “faça agora”. Comparecem a eventos de Networking para conquistarem novos negócios e procuram encontrar as pessoas mais bem-sucedidas do evento.
Os Empreendedores acreditam na desenvoltura e não têm medo de flexibilizar as regras. Acham que é mais fácil implorar perdão do que pedir permissão. São tão focados que podem até parecer distraídos. São tão motivados que esquecem de parar para sentir o perfume das rosas.
O Promotor
Definição: Um partidário ativo, uma pessoa que tem pressa em adotar, ou tenta vender ou popularizar alguém ou alguma coisa.
Os Promotores tendem a ser tipos de pessoas muito positivas, gentis e despreocupadas. Adoram estar em movimento e não se incomodam em estarem envolvidos em múltiplos projetos. Evitam confrontos e procuram diversão em tudo que fazem! Comparecem a eventos de Networking para socializar, conhecer pessoas novas, conversar com os amigos e garantir que sejam “vistos” no evento.
Os Promotores preferem “levar os clientes no papo” durante o almoço, a trabalhar em uma proposta no escritório. São pessoas com ideias e sonhadoras, eficientes em fazer com que os outros se animem com a visão delas. Correm riscos e tendem a não “fazer a lição de casa”, nem verificar informações, baseando muitas de suas decisões na intuição.
O Provedor
Definição: Alguém que dá carinho e proteção a uma pessoa ou coisa, especialmente para ajudar em seu desenvolvimento.
Os Provedores tendem a ser muito pacientes, gentis, afetuosos e prestativos. São excelentes ouvintes e tendem a gostar das coisas em um ritmo mais lento que os Empreendedores e os Promotores. Não gostam de ser pressionados nem apressados nas coisas, e gostam de tempo de qualidade com as pessoas. Comparecem a eventos de Networking para encontrar as pessoas que já conhecem, conhecerem algumas pessoas “pé no chão” e focar no aprofundamento de suas relações.
O temperamento relaxado dos Provedores os torna acessíveis e ternos. Eles desenvolvem fortes redes de pessoas que estão dispostas a se apoiarem mutuamente e serem confiáveis umas para as outras. São excelentes para trabalhar em equipe. Porém, não gostam de correr riscos, e conseguem tolerar um ambiente desagradável ao invés de arriscarem uma mudança.
Examinador
Definição: Uma pessoa que inspeciona ou analisa uma outra pessoa, um lugar ou coisa em detalhes, testando seu conhecimento ou capacidade através de perguntas.
Os Examinadores tendem a ser pessoas muito rigorosas, eficientes, direcionadas às tarefas. Procuram informações e conhecimento, e adoram eliminar as coisas de sua lista de afazeres. Por necessitarem de muita informação, tendem a tomar decisões mais lentamente que os Empreendedores e Promotores. São propensos ao perfeccionismo. Os Examinadores tendem a ser muito bons em desenvolver conversas, pois sabem muito sobre muitos tópicos. Eles comparecem aos eventos de Networking somente para promover seu negócio, e assim que atingem seu objetivo da noite, em geral vão embora do evento o mais rapidamente possível.
Os Examinadores estão sempre no controle de suas emoções (observe as caras de pôquer de muitos competidores do Jeopardy!), e podem ficar desconfortáveis na presença de pessoas que são menos contidas, isto é, emocionais e animados como os Promotores. Tendem a ver o lado sério e complexo das situações. Porém, sua inteligência e graça natural conferem a eles sensos de humor únicos, ligeiros e surpreendentes.
Quando você começa a entender esses quatro diferentes estilos de comportamento, pode realmente tornar mais fácil identificar alguém, adaptar-se ao estilo dessa pessoa, ajudá-la a sentir-se confortável – e fazê-la sentir-se bem também. Entender isso como um ponto de partida permitirá que você comece a desenvolver um relacionamento de trabalho mais forte com potenciais parceiros de Networking.