Priscilla: Olá a todos e bem-vindos de volta ao BNI Podcast Oficial, trazido a você por NetworkingNow.com. Sou Priscilla Rice e falo do Live Oak Recording Studio, em Berkley, Califórnia. Comigo, por telefone, está o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner. Olá, Ivan. Como você está?
Ivan: Estou ótimo, Priscilla. Obrigado.
Priscilla: Onde você está hoje?
Ivan: Acabei de voltar de uma série de viagens. Fui a Conferência dos EUA em Milwaukee, que foi ótima, um grande número de membros e muitos diretores. Antes andei por França e Estocolmo. Hoje, vou falar sobre minha experiência em Estocolmo.
Priscila: Ótimo. Estou ansiosa para ouvir.
Ivan: Em primeiro lugar, quero cumprimentar um membro do BNI em Estocolmo que conheci e ele me disse que ouve o podcast. Ele os transfere para o seu tablet e ouve toda semana.
Estava fazendo uma apresentação na Europa e um repórter de um jornal com uma grande publicação quis uma entrevista comigo. Quando dou entrevistas procuro ser o mais claro possível, pois é como você constrói o seu negócio através do boca a boca. Porém, ele buscava um confronto e me disse que a rede online vai substituir o processo de cara a cara. Ele estava se tornando muito militante em expressar seu ponto de vista e não via o valor de cara em rede, como fazemos no BNI. O tempo todo ele dizia as intenções e propósitos, destacando que a rede tradicional de networking está indo por água abaixo. Estava um pouco surpreso, e a princípio aborrecido, pois o repórter estava com opiniões conflituosas sobre networking.
E então perguntei a ele “Por que você está aqui para fazer esta entrevista?”
Ele olhou para mim no sentido de “O que você quer dizer?”
Eu disse: “Bem, por que você quer conduzir todo o trabalho” – Pode ser porque ele teve um longo caminho para chegar à nossa reunião antes de se encontrar comigo. Eu disse: “Por que você quer conduzir todo o caminho da nossa conversa?” Durante a hora do rush havia uma grande quantidade de tráfego. Eu disse: “Por que você quis fazer a entrevista pessoalmente se podemos fazer tudo por telefone?”
Ele olhou para mim e ele disse: “Bem, as entrevistas são sempre melhores cara a cara.”
E eu respondi: “Exatamente. Networking é a mesma coisa. Ele pode se comunicar online ou por telefone, mas nada substitui completamente uma conversa pessoal”.
Tímido, o repórter destacou: “Sim, sim, está bem. Entendi. Isso faz sentido. Algumas coisas são melhores pessoalmente”.
É verdade. Algumas coisas são melhores em pessoa. Networking é um exemplo. Isso não significa que a rede online não seja valiosa, pelo contrário. Rede online é uma ferramenta poderosa em nosso arsenal de estratégias de trabalho, no entanto, não deve ser a única ferramenta que usamos. Acredito muito na rede online e tenho contas no Facebook, Twitter, LinkedIn, Xing e Ecademy, que é uma das minhas favoritas. É uma ótima maneira de ter contato com as pessoas e falar com elas várias vezes.
Porém, nada vence o processo cara-a-cara. Fazer uma reunião com alguém te dá a chance de falar muito melhor do que pelas redes. Funciona melhor em quase tudo o que fazemos, seja para redes, entrevistas e programas de rádio. Sempre que estou na cidade, as pessoas preferem fazer o programa de rádio comigo indo até o estúdio, pois assim é possível uma interação melhor.
Priscilla: Isso vem do ser humano. Temos tantas sugestões do rosto e expressões. É muito melhor olhar para os rostos enquanto escutamos as palavras, pelo menos eu acho.
Ivan: Sim, eu acho que é um aspecto importante do processo. Muitas pessoas me disseram que muitos jovens estão entrando no BNI, e até 2010 haverá, pela primeira vez, uma organização sem baby-boomers. Por isso, estamos integrando a tecnologia em nosso sistema. O anúncio do BNI Connect será no final deste ano e esta rede online irá apoiar os membros do BNI. Vou falar mais sobre isso em podcasts futuros.
Então, acredito muito na rede online, mas também creio que o que fazemos no BNI é muito importante. Até as pessoas mais jovens das gerações X e Y (faixa dos 20 anos) que entram nos negócios percebem que a grande maioria das coisas são feitas cara a cara. Isso só vai diminuir quando chegarmos na fase dos cavaleiros Jedi de Star Wars, onde eles ficavam sentado nas cadeiras, vendo as pessoas por imagens holográficas. Você lembra disso?
Priscilla: Sim, com certeza.
Ivan: Bem, até que isso acontecer acredito que a melhor ideia é fazer as reuniões cara a cara com as pessoas sempre que possível.
Quando o mundo avançar para um ponto em que podemos fazer Star Wars virar realidade. Tenho direito em ser Obi-Wan Kenobi. Você se lembra de Alec Guinness, certo, o cara mais velho com o cabelo grisalho? Você tem que admitir, você vê a semelhança, certo?
Priscilla: Sim, com certeza!
Ivan: Melhorando o sorriso no rosto e viramos praticamente irmãos, certo?
Priscilla: Sim, parece com você.
Ivan: Até lá, creio que a rede cara a cara é um meio poderoso e o BNI vai continuar a prestar esse serviço. Quando pudermos integrar mais tecnologias em nosso sistema, e vou falar nisso nos próximos podcasts, vamos continuar na liderança das organizações de redes.
Priscilla: Isso é ótimo. Obrigado, Dr. Misner. Chegamos ao fim deste podcast. Gostaria de falar mais alguma coisa?
Ivan: Vou apenas reforçar o conceito. Para ser um executivo de sucesso você precisa usar a rede online, porém, reuniões cara a cara também são fundamentais e o BNI é uma ótima maneira de fazer isso. Eventualmente, os dois, mas certamente por agora, cara a cara é mais forte.
Priscilla: Ótimo. Muito obrigado.
Gostaria apenas de lembrar que este podcast foi trazido a você por NetworkingNow.com, site líder na internet para download. Obrigado pela atenção. Sou Priscilla Rice e esperamos você na próxima semana para mais um episódio do BNI Podcast Oficial.
Faça parte de uma Equipe BNI e saiba como gerar mais e melhores negócios para sua empresa!
Preencha o formulário em seguida entraremos em contato com você!