Por Ivan Misner, BNI Founder
Episódio 479: “As pessoas na sua vida são um motor ou uma âncora?”
Ouça mais na playlist PODCAST BNI BRASIL
Priscilla: Olá a todos e bem-vindos de volta ao BNI Podcast Oficial, trazido a você por NetworkingNow.com, site líder na internet para download. Sou Priscilla Rice e falo do Live Oak Recording Studio, em Berkeley, Califórnia. Comigo, por telefone, está o Fundador do BNI, Dr. Ivan Misner. Olá, Ivan. Como você está?
Ivan: Olá Priscilla, estou ótimo. Esta semana estou em Austin. Na semana passada, estive em Toronto, no Canadá e na próxima vou para Boston.
Priscilla: Ótimo, conte-nos um pouco sobre este podcast.
Ivan: Eu amo este tema que se baseia em um blog que fiz há pouco tempo. O título é “As pessoas da sua vida são um motor ou uma âncora?”.
Ao longo dos anos tenho reconhecido que existem pessoas positivas e de apoio, as quais quero sempre estar por perto. Estão sempre dispostas a ajudar com os desafios. Essas pessoas são motores. Eles tendem a motivar e me fazer avançar.
Tenho notado também que existem pessoas que são negativas, argumentativas e obcecadas por problemas. Eu aprendi a limitar o tempo que gasto com essas pessoas porque eles se concentram em pensamentos errados.
Se tudo que alguém faz é se concentrar em problemas, a tendência é se tornar um especialista sobre problemas, mas não nas soluções. Eles são as âncoras. Eles me seguram e puxam para o chão.
Então, minha pergunta a todos, hoje, é que você está cercado por motores ou âncoras? Agora, há um grande podcast que eu fiz há algum tempo e recomendo. É o episódio 358.
Eu falo sobre as pessoas que estão em suas vidas. Eles estão lá, de uma forma ou de outra para sempre. É uma metáfora. Você pode ser capaz de levá-los para fora de sua casa, mas você nunca pode tê-los fora de sua cabeça. Então, eles vão sempre impactar você. Se você estiver ouvindo isso, volte ao episódio 358.
Acho importante todos pensarem sobre as pessoas que estão em suas vidas e elas estão sendo âncoras ou motores.
A sua rede pessoal está cheia de pessoas que são motores, ajudando você a ir para o próximo nível em sua vida ou carreira, ou são âncoras, te levando para baixo com uma infinidade de problemas, questões ou reclamações.
Isso é importante no BNI. Você tem que olhar para os outros membros do grupo e as pessoas que você quer trazer para ele. São os motores ou âncoras?
É engraçado que ninguém acha que está sendo âncora. Claro que ninguém vai dizer, “Sou uma âncora”.
Se você faz a analogia motor-âncora com eles, todos vão responder que são motores, mas não gostam da direção que você ou o grupo estão indo.
Eles são âncoras. Mas ninguém nunca admite. “Eu sou um motor. Eu só não gosto de onde você está indo. Eu quero te dar este caminho ao invés daquele”.
Portanto, meu conselho é chamar todos e tirar seus âncoras de perto de você e seu grupo. O ideal é arrumar parceiros, motores e companheiros. Ir a toda velocidade em uma direção positiva para ajudar a construir sua rede pessoal, profissional e seu grupo BNI, que apóia sua rede pessoal e profissional.
Essa é a minha mensagem de hoje.
Priscilla: Aprecio isso. Eu costumava atrair um grande número de âncoras, mas não mais. Limpei a casa.
Ivan: Sim, é importante para limpar a casa. Fiquei com um monte de cabelos grisalhos antes de descobrir todo o conceito de motores e âncoras. Às vezes, eles foram uma âncora e precisavam de ajuda. Tentei ajudar, mas sempre querem me puxar para baixo com eles. Eu aprendi a reconhecer esses tipos de indivíduos um pouco mais cedo do que antes.
Priscilla: Sim, isso vem com a idade, eu acho.
Ivan: Exato, corte o âncora e siga em frente.
Eu tive essas conversas com funcionários jovens no passado e eles agiam como, “Oh, você está apenas sendo mau, difícil”.
A vida é muito curta e você quer trabalhar com pessoas que são positivas, apoiadores e animadas. E quem sabe? Talvez uma âncora seja um motor para outra pessoa.
Aqui é outra coisa. As pessoas passam por muitas vezes em sua vida. Às vezes, há problemas de saúde ou pessoais. A pessoa pode estar passando por um divórcio ou de uma separação de algum tipo. Eu tenho visto pessoas boas apenas afundar por causa de alguns problemas pessoais.
Isto é diferente. Você tem que dar as pessoas um pouco mais de atenção e ajuda, mas não deixe eles te afogarem.
Priscilla: Ok, eu posso dizer que nosso grupo não tem âncoras. Só motores.
Ivan: Isso é fantástico. Você tem que lembrar que aqui é uma maratona, não um sprint. Se você faz a analogia âncora-motor, essa âncora precisa ser executada ao longo do tempo e não a 100 milhas por hora.
A construção de relacionamentos é lenta e constante. Essa é a maneira de fazer. Este é um bom tema para apresentar em um grupo e também para uma equipe de liderança para sentar e dizer: “Quem são os nossos motores? Quem são aqueles que seguram as pessoas que querem mergulhar?” E ter uma conversa, “Como podemos ajudá-lo a tornar-se um motor?” Não basta cortar as pessoas, tem que dar uma oportunidade. “Como podemos ajudá-lo a tornar-se um motor? Houve um monte de reclamações e problemas e não há uma solução melhor, eu acho”.
Veja a resposta e quem está disposto a mudar. Eu vi algumas pessoas dispostas a mudar.
Priscilla: Como você disse, por vezes, eles nem sequer estão conscientes disso. Então, para você apontar que eles estão negativos e precisa de argumentos positivos. Assim eles podem mudar.
Ivan: Sim. É necessário fazer de forma cuidadosa.
Priscilla: Direita.
Ivan: Eu digo que nossas políticas são importantes, mas você não tem que aplicá-las como um fascista.
Acho que nosso tempo está acabando, Priscilla. Muito obrigado por continuar a fazer um grande trabalho neste podcast.
Priscilla: Eu que agradeço, amo isso. Obrigado, Dr. Misner. Gostaria de lembrar aos ouvintes que este podcast foi trazido a você por NetworkingNow.com, site líder na internet para download. Sou Priscilla Rice e esperamos você na próxima semana para mais um episódio BNI Podcast Oficial.