Episódio 467 – “Curtidas” no Facebook, valem como pedido de referência?
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Priscilla: Olá a todos e bem-vindos de volta para o Podcast Oficial do BNI, trazido a você por NetworkingNow.com, que é o site líder em downloads na rede. Eu sou Priscilla Rice e converso pelo telefone diretamente do Oak Recording Studio, em Berkeley, Califórnia com o Fundador do BNI, Dr. Ivan Misner. Olá, Ivan. Como você está e onde você está?
Ivan: Estou no norte da Califórnia para a reunião do Conselho de Liderança Transformacional, que Já mencionei um certo número de vezes aqui no podcast. Eu sou um membro do TLC, organização que foi fundada por Jack Canfield, que escreveu a série de livros, “Chicken Soup for the Soul – Canja de Galinha para a Alma”. Fazemos esses eventos duas vezes por ano nos quais aprendo muito e volto ao BNI com um monte de excelentes e novos conceitos.
Priscilla: Que ótimo! Bem, o que você tem a falar, hoje, sobre o Facebook?
Ivan: Tem havido algumas discussões interessantes com alguns diretores sobre pedidos de curtidas nas páginas do Facebook. Em uma das reuniões, um dos diretores me relatou que um membro, durante sua apresentação semanal, em seu pedido de referência solicitou curtidas em sua página. A questão é se isto vale como referência.
Vamos primeiro falar sobre a definição de uma referência. Uma referência é a oportunidade de fazer negócios com alguém no mercado para comprar o seu produto ou serviço. Em outras palavras: uma referência é a oportunidade de trabalhar com alguém, para fazer negócios com alguém que está no mercado para comprar o seu produto ou serviço.
A referência é sempre muito específica e sempre deve ser aplicada ao caso de quem a solicita. Um exemplo é que quando eu era um consultor de negócios e era membro do BNI, solicitava referências para clubes de serviços para fazer palestras. Isto porque conseguia fechar muitos negócios depois desses eventos.
No caso do Facebook, há páginas que necessitam de um número específico de curtidas para obter as análises para os lançamentos e, às vezes, as pessoas julgam uma página comercial por este número. Por exemplo, se você está procurando uma empresa em uma determinada área e encontra uma com 900 curtidas e outra com apenas 10, você talvez terá mais confiança na que tiver o maior número de curtidas. Portanto, esta é uma das razões pelas quais você pode dizer sim.
No entanto, há razões para que esta não seja uma boa ideia e vou dar minha opinião.
Como é que o VP faz a verificação da realidade de referência? Isso seria difícil.
Além disso, a curtida não vai gerar nenhum obrigado pelo negócio fechado.
Portanto, meu conselho sobre se este é realmente um problema em suas reuniões é que a comissão de sócios deve discutir o assunto e definir se é ou não uma referência legítima. A minha recomendação pessoal é que não é, isso não é uma referência, mas sim, um endosso.
O que você acha, Priscilla?
Priscilla: Eu acho que é mais de um tipo de marca de atividade. Você está ajudando essa pessoa em termos de como o público a vê, mas não vai levar diretamente a um ganho financeiro. Então, na minha opinião, você está certo: não é uma referência, é apenas um endosso.
Ivan: Acredito que, como membros do BNI, devemos nos apoiar mutuamente. Esta é uma coisa fácil de fazer. Eu vi reuniões onde eles tiveram que curtir, durante um mês, as publicações de um membro. Assim, todo mundo começa a apoiar todo mundo.
Vi em uma reunião em que um membro se destacou neste trabalho e recebeu o reconhecimento de todos do grupo com uma grande salva de palmas. Este é um verdadeiro exercício de equipe.
Priscilla: : Perfeito. Eu achei ótimo. Muito obrigado, Dr. Misner. Bem, eu gostaria apenas de lembrar aos ouvintes que este podcast foi trazido a você por NetworkingNow Ponto com, que é o site líder em downloads na rede. Muito obrigada pela atenção. Eu sou Priscilla Rice e esperamos que você se junte a nós na próxima semana para mais um episódio emocionante do Podcast Oficial do BNI.
*Unidade de Educação BNI Brasil