Por Ivan Misner, BNI Founder
Alguma vez você já pediu conselhos às pessoas do grupo de Network à qual você pertence? Se não pediu, você está perdendo um dos benefícios secundários em estar envolvido em um grupo de Networking.
Claro, o principal motivo de você estar envolvido em Networking é obter referências, mas você pode também ter acesso a profissionais de quase todas as áreas, de diversos negócios. Todo bom network pode na verdade tornar-se um tipo de grupo “mastermind” ao qual você pode recorrer para obter mais informações e conhecimento.
Vamos a uma história sobre como um simples pedido de aconselhamento levou a muito mais. Uma proprietária de uma pequena empresa de serviços criativos queria mudar-se para o outro lado do país, para um estado com um clima mais favorável ao negócio. No entanto, ela ficou frustrada com a dificuldade de comunicação com as entidades governamentais que ficavam em um fuso horário diferente. Seus planos se paralisaram.
A proprietária do negócio decidiu consultar uma contadora pública certificada que recentemente havia se associado ao seu grupo de Networking, e pedir um conselho. Ela deu um resumo da situação à CPA, que por acaso era bastante experiente, e rapidamente identificou o que ela precisava para ir em frente no novo estado.
Isso parece um final feliz, mas não acaba aí. A proprietária da empresa de serviços criativos contratou a contadora para ajudá-la a resolver seus problemas, depois transferiu todas suas outras funções financeiras e de registro de dados à empresa da contadora e a indicou a pelo menos três outros proprietários de negócios. Em troca, a contadora a pôs em contato com um cliente novo de grande porte. Surpreendentemente, tudo isso aconteceu começando com um único pedido de aconselhamento especializado de um membro de um grupo de Networking para o outro.
Porém, buscar ajuda de outros membros requer um pouco de tato. Abaixo algumas dicas importantes para ter em mente ao se preparar para pedir aconselhamento aos membros da network:
- Antes de pedir alguma coisa, ofereça alguma coisa. É importante construir um pouco de capital social com as pessoas da sua rede antes de começar a pedir favores. Pedir ajuda às pessoas antes de oferecer alguma coisa é mais ou menos como tentar fazer um saque da sua conta bancária sem antes ter depositado nada.
- Restrinja seus pedidos de aconselhamento à área de especialização da pessoa. Caso contrário, você corre o risco de expôr um colega membro e fazer com que ele/ela sinta-se desconfortável.
- Não tenha motivos ocultos. Se os membros da sua rede pensarem que você está pedindo aconselhamento como um subterfúgio para promover seus serviços, eles não só ficarão ofendidos e não dispostos a ajudar, mas também confiarão menos em sua capacidade de ajudá-los.
- Evite questões potencialmente controversas e sensíveis. Isso pode parecer óbvio a quem tem bom senso, mas se você for muito longe no campo pessoal, pode causar desconforto e prejudicar a relação.
- Não peça aconselhamento que normalmente seria cobrado pelas pessoas. Uma ou duas perguntas rápidas são aceitáveis, mas não vá longe demais. No caso da proprietária de negócio acima, ela rapidamente percebeu quando mudar de pedido de conselho grátis a contratar – e pagar – os serviços da contadora.
Uma rede de contatos pessoal forte pode não só expandir seu negócio, mas também ajudá-lo a melhorar seu negócio. Não existe nada mais poderoso do que ter uma sala cheia de pessoas prontas e dispostas a ajudá-lo a ter sucesso.
*Unidade de Educação BNI Brasil