Por Marcos Martins, CEO BNI Brasil
Um bom Networking não requer sorte nem ação maciça. Ele demanda paciência e consistência para realizar as pequenas coisas que fazem uma grande diferença. Comece hoje e você gerará uma rede que estará sempre disponível quando precisar dela. O sucesso se dá por meio da implementação consistente de sistemas melhores; você conhece a velha história de como comer um elefante: um pedacinho por vez.
Ninguém nasce um bom networker. Alguns são mais expansivos que outros, e pode parecer que eles “nasceram networkers”, mas raramente isso é verdade. Aprender a ser um melhor networker está ligado a como criar sistemas para obter mais referências. 10% do seu rendimento bruto deve ser direcionado para seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Outro ponto importante é ter um bom mentor ou coach para apoiá-lo, ensiná-lo e incentivá-lo. Esses profissionais são inestimáveis para seu sucesso. Um mentor é alguém que compartilha com você o caminho para o sucesso que ele seguiu. Já o coach tem uma visão mais ampla do seu negócio e o guia pelo caminho da realização pessoal e profissional.
Se você não está obtendo os resultados que quer, lembre-se que é tudo culpa sua. Os resultados são a consequência das suas ações ou falta de ações. Quando você assume 100% de responsabilidade por seus resultados ou falta de resultados, você ganha capacidade total de mudar a trajetória de sua vida. Culpar os outros pela sua falta de resultados é sinônimo de imobilidade.
Ao final de cada ano, analise suas atividades e suas redes de contatos. Você precisa deixar uma e acrescentar outra? Precisa estabelecer metas mais ousadas? Você gastou muito tempo com poucos resultados? Tudo isso são coisas que você deve controlar, reavaliar e mudar ou construir todos os anos.
Por fim, mas não menos importante, está o tempo pessoal dedicado a sua família e seus amigos. Não se esqueça que eles também fazem parte de seu network. Essas pessoas também estarão presentes quando forem necessárias. Cuide delas, e elas o ajudarão.