Podcast BNI Brasil | #163 – O que Fazer e Não Fazer nas Redes Sociais

Podcast BNI Brasil | #163 – O que Fazer e Não Fazer nas Redes Sociais

70029.104732-Insatisfacao-na-internet

Por Ivan Misner, BNI Founder

Episódio 163: O que Fazer e Não Fazer nas Redes Sociais

Ouça mais na playlist PODCAST BNI BRASIL

 

Danilo:
Olá. Bem-vindo ao Podcast Oficial do BNI trazido a você por NetworkingNow.com, que é o site líder na Internet para Networking.
Sou Danilo Xavier. Estou na QComm Comunicação, em São Paulo, falando ao telefone com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI.
Olá, Ivan. Onde você está hoje?
Ivan:
Oi, Danilo. Estamos gravando um pouco mais cedo, pois estou fora de contato com o mundo esta semana. Estou na África do Sul no Safari, e não tenho telefone.
Danilo:
Isso é fantástico! Quando você voltar vai nos contar o que tem de bom por aí?
Ivan:
Eu adoraria fazer isso.
Danilo:
Ok.
Ivan:
Tudo bem.
Danilo:
O que você tem para compartilhar conosco sobre redes sociais?
Ivan:
Esta semana quero falar sobre os prós e contras das Redes Sociais. Venho apreendendo muito sobre o assunto nos últimos tempos. Tive como parceira a Mirna Bard, que me ajudou no desenvolvimento das minhas mídias sociais. É interessante falar sobre isso, pois eu e os membros do BNI também usamos as redes sociais e estas são importantes e funcionam muito bem.
Danilo:
Ok.
Ivan:
Quero dar sugestões ou recomendações aos membros sobre como a mídia social de forma eficaz. Se você tem um especialista em mídia social na sua rede de contatos, fale com ele, pois esses profissionais vão saber executar o que vou falar aqui e também sugerir novas situações.
As pessoas têm uma tendência a ficar on-line em momentos aleatórios e apenas utilizam a ferramenta num curto espaço de tempo. Isso é um erro. Você tem que agendar um tempo para as mídias sociais. Uma das coisas que descobri é que quando fico on-line, navego na minha página de fãs, no Facebook, o que me leva para um determinado link em alguma outra página do Facebook. De repente aparece um novo link para outra página e agora estou no LinkedIn. Depois clico em outro link e começo a ver vídeos no YouTube. Com isso o tempo vai passando e não adianta ficar navegando sem ter objetivos. É muito importante ter um cronograma para redes sociais.
A chave para ter uma mídia social bem sucedida é delinear uma estratégia que considera a quantidade de tempo que você pode se dedicar e concentrar seus esforços no marketing on-line. Planejar suas atividades e usar ferramentas de economia de tempo é fundamental para verificar o retorno do seu investimento à partir daí você se coloca em uma boa posição para ter sucesso nas redes sociais.
A primeira coisa é encontrar os meios de comunicação social que são certos para você. Tudo que vou dizer depende desse ponto. Isso não é apenas sobre o Facebook, até porque eu não era fã dessa rede social. Porém, participei de um evento e uma pessoa muito respeitada se levantou e disse: “Vocês são todos idiotas se não estão no Facebook. Esse é o lugar que seus clientes estão”. Na hora que ele disse eu pensei “Tudo bem. É melhor eu olhar para o Facebook”. E, curiosamente, em pouco tempo, tenho infinitamente mais seguidores do que no LinkedIn e muitos outros sites.
Mas não há problema em se concentrar em alguns outros sites da Web, pois isso depende do seu negócio e mercado alvo. Existem outros meios de comunicação social para se concentrar. Você não pode estar em todos, mas é importante olhar para os mais importantes como LinkedIn, que é o web site do negócios clássico, Ecademy.com, minha rede de negócios pessoal favorito, XING, que se baseia principalmente na Europa e o Twitter.
É necessário planejar com antecedência. Planejar aquilo que vem no futuro faz você ser eficiente em trabalhar esses tipos de sites. Faça um cronograma semanal definindo dias e horários específicos que você vai gastar em mídia social. Descobrir o que é realista e faz sentido para sua empresa.
Por exemplo, aqui está uma agenda semanal. Todos os dias posto algo na parte da manhã, 9h, após o almoço 13h e no final do dia, umas 17h. Em suma, duas ou três vezes por dia. Vendo esses horários você pode até pensar “Eu não tenho tempo para postar duas ou três vezes por dia” Bem, aqui vai minha recomendação. Marcar, por exemplo, segundas e quartas-feiras para ficar 10 minutos respondendo a comentários e mensagens diretas.
Lembre-se, a mídia social on-line é um diálogo. Você não pode simplesmente estar fazendo uma forma de comunicação e isso é uma luta para mim, pois recebo muitos comentários e mensagens. Mas é muito importante e, um tanto quanto possível, estar envolvido no diálogo.
Já nas terças e quintas-feiras você pode dedicar 10 minutos para usar o twitter. Postando novamente alguns comentários e agradecer as pessoas por mencionar sua empresa em seus tweets. Por ser uma agenda você precisa fazer de tudo para cumprir.
Aqui está outra ideia. Use um tempo não produtivo para fazer algumas dessas coisas. Tenha uma agenda, mas vamos dizer que você  produz das 9h as 17h e fica difícil de olhar as redes sociais no escritório aproveite o momento que você vai para casa e está com a TV ligada. Ao invés de assistir alguns programas puxe o computador e verifique os sites. São apenas alguns exemplos.
É importante usar algumas ferramentas para economizar tempo. Você postar em três horários diferentes de acordo com cada site. Por exemplo, sites como, PING.fm. Você pode escrever uma mensagem e enviar diretamente para o LinkedIn, Xing, Facebook e Twitter. Há um novo site chamado Hootsuite e Seesmic.com. Os dois fazem isso também. É rápido e economiza tempo.
No meu caso, preciso pensar bem na programação, pois tenho 24 horas de fusos diferentes. Se eu envio uma mensagem no Facebook ou no Twitter, ao meio dia para mim, que é meia noite em outro lugar onde eu tenho grupos BNI, prefiro programar para quando é noite para mim. Mesmo sendo noite para mim já é dia para alguém do BNI.
Danilo:
Uau!
Ivan:
Há também sites como AtomKeep.com que lhe permite ligar vários sites como Facebook e Twitter em uma única aplicação desktop. Sites como CoTweet.com que permite você a agendar atualizações, como falamos há pouco.
Existem técnicas que permitirão alavancar o seu tempo para que você não fique tanto na frente do computador e consiga obter melhores resultados.
Agora vamos falar sobre o seu retorno e expectativas de investimento. Uma vez que você tenha uma estratégia no lugar, vai sem dúvida estar ansioso para começar a ver um retorno sobre seu investimento em mídia social. É importante lembrar que Networking leva tempo. Em vez de esperar ver um aumento nas vendas, você deve esperar para ver as pessoas interagindo com a sua marca e com você. V / C / P ainda se aplica. Isso é a criação de visibilidade e credibilidade antes de começar a obter rentabilidade.
Aqui estão cinco erros comuns que as pessoas em empresas fazem quando se trata de mídia social.
Gastar muito tempo em sites que você gosta, mas não são totalmente importantes para aquilo que você faz.
Visitar um site para o trabalho e, em seguida, correr por tocas de coelho e se distrair com mensagens interessantes.
Não reconhecer quando é hora de delegar certas responsabilidades de mídia social para um consultor, uma agência, ou outra pessoa em casa. Por exemplo, eu uso alguém que faz todos os meus pedidos do Facebook, tento responder às perguntas específicas, mas quanto aos pedidos posso dar indicações para uma pessoa quem pode fazer esse trabalho. Não preciso fazer tudo sozinho.
É importante a criação de um blog e sempre o deixar atualizado com conteúdo fresco. Deixar as pessoas saberem que você está no Starbucks não é suficiente. Tenha um pouco de bom conteúdo lá.
E não se esqueça que a mídia social é sobre o seu envolvimento na conversa. Não é apenas sobre a venda.
Se você fizer essas coisas vai colher muitos frutos nas redes sociais e desejo a todos sorte em fazer isso.
Danilo:
Isso é uma grande informação. Particularmente agradeço que você está nos indicando vários sites onde podemos unificar nossos posts.
Ivan:
Ótimo! Recomendo mesmo, pois usamos no escritório e tem sido importante para a g
Danilo:
Sim. Vou olhar para isso. Muito obrigado.
Ivan:
Último comentário antes de encerrar. Lembre-se V / C / P ainda se aplica. Você tem que estabelecer a visibilidade para ter credibilidade com as pessoas. E só quando você está em credibilidade que é possível obter qualquer tipo de negócio em sua rede online. Não é um esquema de enriquecimento rápido, mas é outro local para seus esforços e ajudar no seu desempenho dentro do BNI.
Danilo:
Perfeito. Obrigado, Dr. Misner.
Ivan:
Obrigado, Danilo.
Danilo:
Gostaria apenas de lembrar aos ouvintes que este podcast chegou até vocês através do NetworkingNow.com, que é o site líder na Internet para downloads. Muito obrigado pela atenção. Sou Danilo Xavier, e nós esperamos você na próxima semana com mais um BNI Podcast oficial.

Faça parte de uma Equipe BNI e saiba como gerar mais e melhores negócios para sua empresa! Preencha o formulário em seguida entraremos em contato com você!

[contact-form-7 id="9574" title="Sem título"]
<