Por Ivan Misner, BNI Founder
Episódio 398: As pessoas estão falando sobre você. Você está conversa?
Priscilla:
Olá. Bem-vindo de volta ao Podcast Oficial do BNI trazido a você por NetworkingNow.com, que é o site líder na Internet para Networking.
Sou Priscilla Rice, na voz de Kedma Franza. Estou na QComm Comunicação, em São Paulo, falando ao telefone com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI.
Olá, Ivan. Como você está?
Ivan:
Estou ótimo, Priscilla. Obrigado.
Priscilla:
O que você vai compartilhar com a gente hoje?
Ivan:
O tópico hoje é: As pessoas estão falando sobre você. Você está na conversa? Deriva de uma parte dos meu livros. Verdade ou ilusão? O Marketing boca a boca está sempre trabalhando. Mas pode não estar trabalhando a seu favor. E pode não ser o tipo de mensagem que você está esperando, que é tipo bom, quando as pessoas estão falando positivamente sobre você.
O problema é a palavra negativa. Em média, o cliente insatisfeito diz dez vezes mais às pessoas sobre sua insatisfação do que sobre sua satisfação com os serviços prestados. Um estudo da Casa Branca, do Escritório de Assuntos do Consumidor, descobriu que as pessoas são mais propensas a falar sobre você quando estão infelizes do que quando estão felizes, por isso, você tem que se engajar no processo.
E com oportunidades on-line, que é especialmente importante. Lá você tem um pouco mais de … não quero dizer o controle, porque você realmente não controla o que é dito, mas você tem uma oportunidade para envolver-se de forma mais eficaz, com oportunidades de networking online. Uma das coisas que eu acho realmente importante: você tem que ficar envolvido nesse tipo de conversa; você precisa verificar o que está acontecendo e o que está sendo dito sobre você.
Comecei a pensar sobre isso muitos anos atrás, quando começamos a fazer parte de mais e mais grupos BNI nas redes sociais. Alguns diretores diziam que não queria participar. Eu dizia, nós temos de participar apenas para ficar envolvidos na conversa, porque se você não está envolvido em uma conversa, você não pode ajudar a dirigi-la ou orientá-la de algum modo.
Um grande exemplo do que eu estou falando é um blog ou um artigo que eu vi recentemente de um bom amigo meu, Dave Goetz. Dave é o editor de SuccessNet, nosso boletim informativo, BNISuccessNet.com. Dave é o editor. Ele e sua equipe, Bernice e Coelho, fazem todo o trabalho pesado, escrevem muitos artigos sobre marca e serviço ao cliente. E ele escreveu um artigo intitulado “Eles estão rindo de você?”
Ou algo nesse sentido. Foi realmente interessante, porque ele falou sobre um professor que estava dando uma aula de pós-graduação em uma universidade. Normalmente, as aulas de pós-graduação são muito interativas e os alunos se envolvem muito. Quando você começa a falar para estudantes em nível de mestrado, estas são pessoas que já estão lá fora trabalho, muitas com carreiras consolidadas. Elas têm experiência, e essa é uma das razões pelas quais elas são muito mais interativa. Mas esse professor em particular, apenas disse: “Olha, eu tenho conteúdo. Preciso passar. Esta não é uma classe para discussão. É lima palestra”
Bem, dá para perceber que não funcionaria assim. Sabe o que pessoal fez, Priscila?
Priscilla:
Não, o que esse pessoal fez, Ivan?
Ivan:
Eles criaram um grupo de mensagens instantâneas durante a aula. Enquanto o professor estava falando, eles estavam todos conversando uns com os outros on-line sobre o professor.
Priscilla:
Certo.
Ivan:
Então é aí que o título deste podcast vem. As pessoas estão falando sobre você; Você está na conversa?
Priscilla:
Entendi.
Ivan:
É muito importante estar na conversa.
Agora, para o crédito desses estudantes, finalmente, um deles disse: “Ei, olhe, podemos ficar sentados aqui e nos divertir fazendo que estamos fazendo, mas não vamos realizar o que precisa ser realizado”.
E assim o que acabaram fazendo foi dialogans com os outros sobre os tópicos que o professor estava falando. E ele continuava não envolvido na conversa.
Priscilla:
Sim, isso faz todo o sentido.
Ivan:
E assim isso se transformou em uma experiência positiva, por causa da integridade dos alunos.
E assim vem a questão. “As pessoas estão falando sobre você?” E é difícil de descobrir isso com a networking boca a boca, mas com rede on-line, não é tão difícil. E uma das maneiras que eu recomendo que meus ouvintes e membros do BNI se empenhem é ir ao Google, ir para o Yahoo, ir a todos os motores de busca. Muitos deles têm alertas, como o Google e Yahoo. Digite seu nome lá, da sua empresa e cada vez que seu nome for mencionado on-line, você vai receber um alerta. E você pode configurá-lo onde e quando quer receber. Eu u recebo um alerta do Google e um alerta do Yahoo todos os dias. E faço para meus livros, não só para o meu nome e para o BNI, mas para nomes de empresas, certas frases em que quero estar atento, como redes de negócios e capital social, de modo que eu fique envolvido na conversa.
É realmente muito divertido quando alguém escreve um artigo ou um blog e e me menciona ou menciona meu livro ou o BNI. Não consigo fazer isso sempre, mas mas quando dá posto uma nota dizendo: “Ei, obrigado por me mencionar em seu blog ou em sua coluna.” E o pessoal sempre fica chocado com isso.
Eu mesmo vi um comentário de uma pessoa criticando a forma como ela tinha sido recebida por um grupo do BNI. Entrei na conversa e disse: “Ei, eu realmente sinto muito que foi tratada dessa maneira.” E eu me desculpei, “Esse não é o jeito que deveria ser feito, disse que procuraria o grupo para propor uma reciclagem dos envolvidos no processo.
O post seguinte deste mesmo blog teve o título: “Esta é a forma como uma empresa deve lidar com uma reclamação, um exemplo de um grande trabalho.”
E então é isso que eu quero dizer. Você precisa estar envolvido em uma conversa, porque se você não está envolvido não tem a oportunidade de colocar a sua versão do que aconteceu lá fora para apoiar a sua marca , mesmo que seja uma pequena marca.
Então, as pessoas estão falando sobre você; você está na conversa?
Priscilla:
Isso é ótimo. Aliás, Ivan, gostaria de acrescentar. Semana passada tive uma experiência ruim e diz respeito a comentários negativos. Conversei com uma mulher que não conhecia. Ela entrou no assunto porque falávamos de animais. Ela arranjou algum jeito de falar do Petshop que havia cuidado mal do cachorro dela. Ela estava tão irritada que tinha de falar com alguém.
Ivan:
Esse é o meu ponto. As pessoas estão mais propensas a falar sobre o seu negócio quando eles são loucos com você do que quando estão felizes. Vemos algo ligeiramente diferente no BNI porque somos um programa muito bem estruturado para sair e falar de forma positiva. Mas, como regra, ele realmente não é assim que funciona no mundo real. BNI é uma espécie de uma construção artificial para o desenvolvimento de boca a boca, que é um pouco diferente.
Priscilla:
Sim.
Ivan:
Só para finalizar, gostaria de dizer que se você estiver em rede on-line ou face a face, a caixa de diálogo vai acontecer com ou sem você. E se não participar da conversa, especialmente online, você não estará no controle absoluto. Aliás, você nunca estará no controle. Mas se você participar publicamente, entrar e dizer quem você é e eu acho que será mais poderoso do que dizer, “Ei, eu sou assim e assado. Sinto muito que você teve uma experiência ruim”.
Priscilla:
Bem, obrigado, Dr. Misner. Eu gostei das suas dicas de hoje, sobretudo sobre os alertas de Google e Yahoo. Eu também vou fazer isso.
Ivan:
Grande.
Priscilla:
Muito obrigado.
Ivan:
Obrigado.
Priscilla:
Este podcast foi levado a você por NetworkingNow.com, que é o site líder na Internet para networking. Muito obrigada pela atenção. Eu sou Priscilla Rice, na voz de Kedma Franza, e nós esperamos que você se junte a nós na próxima semana para mais um Podcast Oficial BNI.