Podcast BNI Brasil | #202 – A grande pergunta inicial

Podcast BNI Brasil | #202 – A grande pergunta inicial

comstock

Por Ivan Misner, BNI Founder

Episódio 202: “A grande pergunta inicial”

Ouça mais na playlist PODCAST BNI BRASIL

 

Priscilla:
Olá. Bem-vindo ao Podcast Oficial do BNI trazido a você por NetworkingNow.com, que é o site líder na Internet para Networking.

Sou Priscilla Rice, na voz de Kedma Franza. Estou na QComm Comunicação, em São Paulo, falando ao telefone com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI.lá, Ivan. Como está e por onde anda?

Ivan:
Bem, eu estou na minha casa de lago em Big Bear esta semana, trabalhando com Frank De Reffele. Ele é autor e um dos meus co-autores de um livro que mencionei algumas vezes no podcast. Ele tem um grande título. É chamado de Business Networking do Sexo: Não o que você pensa. Fala sobre a diferença entre homens e mulheres e como eles rendem. Tudo isso foi baseado em uma pesquisa que fizemos com mais de 12.000 pessoas de negócios em todo o mundo. Nós estamos encerrando o livro. Olha Priscilla, se você não ouvir falar de mim por algumas semanas, é porque nós não terminamos e não estou autorizado a sair. O livro está sendo feito de forma manuscrita e estarei aqui até terminarmos isso, espero.

Priscilla:
Você deve estar ficando muito bom nesse negócio de escrita do livro. Quantos livros você tem feito até agora?

Ivan:
Este será o número 15.

Priscilla:
Uau, Ivan. Isso é impressionante.

Ivan:
Sim. É muito divertido porque nós fomos entrevistados pelo Tim Houston na semana passada, e seu livro, Pior Networker é exemplo para todo o mundo. Antes de irmos ao ar, eu disse a Tim que uma das coisas que aprendi é que escrever o livro é a parte fácil. Vender o livro é a parte mais difícil. Deixar ele entre os mais vendidos que é muito desafiador.

Hoje quero falar sobre uma grande questão de abertura. Este foi realmente um tópico para um blog que eu fiz há algum tempo. Para os ouvintes, o meu blog mudou. O nome é agora businessnetworking.com. No entanto, todo o conteúdo que estava disponível no networkingentrepreneur.com já está no novo endereço. Nós realmente queremos focar na frase “rede de negócios” e que essa foi a razão da mudança de nome. Então businessnetworking.com.

Fiz um blog recentemente, há cerca de uma grande questão de abertura que eu ouvi. Uma das coisas que eu digo às pessoas é que um bom networker tem dois ouvidos e uma boca que devem ser usados proporcionalmente quando se encontra alguém em um ambiente de rede. Você deve ouvir mais do que falar.

São como estas entrevistas que você faz Priscilla, onde você faz uma pergunta e falamos sobre isso. A partir daí você faz mais perguntas. Hoje vou dar uma ideia de algumas das perguntas que você pode usar em alguns dos meus livros, como a solução de 20% e Networking como um profissional. Eu já falei sobre os tipos de perguntas que você deve perguntar.

Recentemente, eu fiz um evento de networking e no final da conversa que tive com alguém, a pessoa me fez uma pergunta que nunca me fizeram antes de um evento de networking. Eu realmente gostei. A questão ficou destacada em minha mente. Ela questionou “Qual é a coisa mais incrível que aconteceu com você hoje?”

Fiquei pensando e é uma ótima pergunta, especialmente se você está no negócio por qualquer período de tempo e tem um schtick. Você sabe o que você vai dizer, conhece as perguntas, tem as respostas sobre o que fazer e como começou além de explicar qual é seu mercado alvo. A partir disso você desenvolver qualquer resposta, independente do tempo que você está no negócio (no meu caso já faz 26 anos).

Quando ela fez essa pergunta, eu não tive uma resposta. Precisei realmente pensar. Respondi a pergunta da moça, mas agora esqueci o que disse. Porém a coisa que mais gostei aquele dia foi ter encontrado um membro. Perguntei a ela o motivo da pergunta e resposta foi “Porque ele sempre faz as pessoas pararem e pensar.” Acontece que a gente fico no modo automático de responder algumas perguntas que geralmente são feitas em eventos de rede, e eu gostei disso. Funcionou para mim e tudo isso teve destaque nos meus pensamentos.

Eu também gostei, porque é uma questão real, positiva e é muito original. Isso me fez parar e concentrar no significado da questão e não apenas ir para o modo de resposta normal sobre o meu negócio. Eu realmente tive que pensar sobre qual foi a melhor coisa que me aconteceu naquele dia e minha resposta foi algo que veio da mente. Aquele encontro com o membro.

Já se passaram muitos meses desde encontro, mas ainda me lembro da questão e acho que é engraçado porque eu não me lembro exatamente o que minha resposta era, mas na esqueço da pergunta, que foi realmente única.

Priscilla:
Eu acho que a única coisa que faz essa pergunta ser original é que ela limita sua resposta para o dia presente. Se você tivesse sido perguntado o que é a maior coisa que já aconteceu com você, seria bem mais fácil. Provavelmente a resposta seria sobre sua família. Como conheceu sua esposa e teve filhos. Mas quando ela disse hoje, você realmente precisava avaliar o que tinha feito de bom até o momento da entrevista. Você sabe o que quero dizer?

Ivan:
Você está absolutamente correta. Porque, como ela fez a pergunta, eu pensei que era isso que queria saber. A coisa mais surpreendente que havia acontecido, mas quando ela disse “hoje” me forçou a pensar e eu realmente gostei disso.

Então, no meu blog, eu fiz uma pergunta que eu quero trazer isso ao podcast. Ou seja, se você tem uma grande pergunta de abertura, que eu realmente gostaria de ouvir. Assim, nos comentários deste blog, conte para nós algumas perguntais iniciais que você faz quando conhece alguém pela primeira vez. Vou te dizer. Eu tenho algumas grandes questões de abertura, no meu blog, e eu acredito que um membro do BNI fez duas perguntas propícias para um momento desses. “Qual é a próxima grande coisa que você está olhando no futuro?”, Ou “O que você faz para se divertir? ”

Ela disse que quando conversa com uma mulher casada costuma questionar “Como é que o seu marido propõe?” Eu amo essa pergunta, porque ela coloca as pessoas para fora de sua cabeça e em seu coração aparece uma situação divertida ou algo interessante. Ela pergunta a casais: “Como vocês se conheceram?” Isso sempre traz um sorriso e muitas vezes uma risada.

Ela pode perguntar a alguém em uma nota do negócio, “O que você ou sua empresa precisa fazer nos próximos 30 dias? O que você precisa nos próximos 30 dias ou o que você precisa fazer nos próximos 30 dias? O que o trouxe aqui hoje? “Eu acho que essas são as grandes questões de abertura.

Outra mulher, Alice, disse: “Qual a coisa que você mais ama em sua vida na cidade? Como você vai começar sua empresa? “Essas são grandes questões.

Jason diz entrar e falar de algo que ama, as pessoas que ama, falando sobre coisas que são de interesse para todos. É o que ele gosta de fazer. Então, quando eles fazem um comentário sobre algo em seu negócio, ele vai nessa direção para que as pessoas se abram e falem algo. Você sempre pode ver as luzes se acenderem quando alguém está animado com alguma coisa. Em seguida, ele segue a trilha.

Estas são algumas realmente boas perguntas que eu acho. Jason diz também: “O que você gostaria de fazer com seu tempo livre?” Eu acho que é uma questão interessante. É pessoal, sem ser demasiado e você pode descobrir algo sobre o indivíduo.

Estas são de fato boas perguntas. Tom disse: “Como você descreveria o seu melhor cliente ou cliente para mim?” Eu acho que é uma pergunta muito boa para a empresa perguntar.

Então, Priscilla, eu adoraria que os membros pudessem compartilhar comigo aqui neste podcast. Basta digitar a sua pergunta aqui.Nem todas serão de abertura, mas todas serão boas perguntas. Qual é a melhor pergunta para se fazer a pessoas que se encontram em eventos de rede? Eu adoraria para você compartilhar aqui no bnipodcast.com.

Priscilla:

Tenho uma pergunta. Qual é o trabalho mais significativo que você já fez na sua empresa?

Ivan:
Essa é uma ótima pergunta. Portanto, é um projeto em sua empresa? Não, é o trabalho mais significativo que você tem, mas o qual é o cliente mais significativo ou projeto que você teve? Sim, sim. Essa é uma ótima pergunta.

Priscilla:
Muito interessante.

Ivan:
Eu amo isso.

Priscilla:
Vou te contar como foi meu dia.

Ivan:
Tudo bem. Conte para a gente, Priscilla.

Priscilla:
Tinha um cliente. Na verdade, ela era a esposa de um membro do BNI. A pessoa começou como cantora de jazz muito tarde na vida. Ela veio para o estúdio e gravou sua música. Porém, ela tinha câncer terminal e falou sobre o que ela sentiu naquele momento mesmo ciente de que estava prestes a morrer. Poucos meses depois ela perdeu a voz e iria jogar esta gravação que ela tinha feito no estúdio quando as pessoas passaram a visitá-la em seu leito de doente. Foi simplesmente incrível porque era a voz dela, mas ela não tinha mais. Isso foi definitivamente a coisa mais significativa que já fiz aqui no estúdio.

Ivan:
Wow. Isso é poderoso. Agora veja, se você pode conseguir alguém para abrir com uma pergunta e passar por uma grande experiência como essa é sinal de que realmente você pode tocar alguém. Você está se conectando com alguém e é um primeiro passo de construir um relacionamento real. Isso é o que a rede faz. É realmente sobre a relação.

Eu tive a oportunidade de jantar com Warren Dennis recentemente, um dos maiores especialistas do mundo no campo da liderança. Foi muito engraçado porque ele disse, “Você sabe, tudo se resume a relação. Quando você está falando sobre o negócio, quando você está falando sobre a liderança, é tudo sobre o relacionamento que você tem”. Se você pode encontrar maneiras de conversar com as pessoas e começar um relacionamento, é uma ótima maneira de rede.

Priscilla:
Totalmente, é isso que importa.

Ivan:
Bem, obrigado por isso, Priscilla.

Priscilla:
Ok. Grande, Dr. Misner. Muito obrigado. Eu acho que é o suficiente para esta semana. Gostaria apenas de lembrar aos ouvintes que este podcast chegou até vocês através do NetworkingNow.com, que é o site líder na net para downloadables rede. Muito obrigado pela atenção. Sou Priscilla Rice, e nós esperamos você na próxima semana com mais um BNI Podcast oficial.

 

 

Faça parte de uma Equipe BNI e saiba como gerar mais e melhores negócios para sua empresa! Preencha o formulário em seguida entraremos em contato com você!

[contact-form-7 id="9574" title="Sem título"]
<