Por Ivan Misner, BNI Founder
Passei uma semana em Necker Island com o Sir Richard Branson, e tive a oportunidade de discutir seu conceito de “Equipe B” em profundidade.
A Equipe B é um grupo de líderes de negócios e ideias reconhecidos internacionalmente, como Paul Polman da Unilever, Dr. Mo Ibrahim da Celtel, Dr. Ngozi Okonjo-Iweala da Nigéria e Arianna Huffington do Huffington Post. A Equipe B busca acelerar a implementação do Plano B, um compromisso tanto com o planeta como com as pessoas, e também o lucro.
Quando entrevistei Sir Richard, ele disse, “Não podemos deixar todos os problemas para o governo – e as organizações não lucrativas não podem fazer tudo o que tem que ser feito. Não podemos continuar a fazer “negócios como sempre fizemos”.
O Plano A para negócios tradicionalmente focava somente em ter o máximo possível de lucro.Você conhece o provérbio, “Aquele que morre com mais brinquedos ganha”?
É assim que eu pessoalmente observei a abordagem da maioria dos profissionais ao seu sucesso corporativo e pessoal. Agora estamos vendo mais e mais negócios bem-sucedidos não simplesmente falando da boca para fora em relação a retornos para melhorar o mundo, mas realmente fazendo isso!
Estão acontecendo discussões no mercado que revelam que essa transformação está ocorrendo. Livros como Conscious Capitalism do meu amigo Dr. Raj Sisodia e seu coautor, o fundador da Whole Foods John Mackey, e We First do meu bom amigo, Simon Mainwaring, tornaram-se best sellers. É um incentivo ver que um novo foco atingiu a massa crítica e está rapidamente se deslocando para o ponto da virada. Como entrevistei Sir Richard sobre a Equipe B e o Plano B, ele começou a me inspirar a questionar como seria dentro da minha própria empresa se nós tentássemos implementar o Plano B. E então minhas ideias me levaram a considerar como seria em nossas comunidades se não só minha empresa implementasse o Plano B, mas muitas outras também o fizessem.
O que vai mudar para melhor quando empresas pequenas adotarem questões locais e empresas maiores adotarem questões nacionais e empresas globais adotarem questões internacionais? Neste artigo, quero compartilhar quatro maneiras pelas quais os negócios podem empenhar-se em seu próprio foco do Plano B, pois atividades de caridade são uma parte importante da construção de uma rede pessoal forte:
1. Criar um setor sem fins lucrativos para sua empresa. Apesar de você pensar que é muito caro ou que é necessário muito trabalho de administração criar sua própria caridade não lucrativa, isso simplesmente não é verdade. A maior parte das cidades e até mesmo estados têm fundações comunitárias para as quais você pode criar um fundo assessorado pelo doador.
Quando minha própria empresa, o BNI, começou realmente a fazer sucesso, decidimos iniciar uma caridade corporativa com foco em crianças e educação. A Fundação BNI concede mini-bolsas a professores que não conseguem obter fundos dos distritos de suas escolas ou do estado, para os recursos que eles tanto precisam.
2. Conhecer as organizações sem fins lucrativos que estão trabalhando muito para apoiar causas que mudam vidas e sustentam o meio ambiente. Para a Fundação BNI, isso significa aprender o que pudermos sobre organizações como Boys and Girls Clubs, Junior Achievement e C5LA. Elas precisam de recursos, como computadores e tablets, consultores e mentores, e também empresas anfitriãs, para que os estudantes possam ir aprender sobre negócios – para encontrar a inspiração para vencer seus desafios para formarem-se no segundo grau, ou até ousar sonhar que podem um dia ir para a faculdade. E precisam também de membros da comunidade que se envolvam em seus conselhos e em seus esforços para levantar fundos. Para estender a mão e ajudar, você precisa saber quais são as necessidades. Keith Ferrazzi, em seu livro Never Eat Alone, nos incentiva a usar nossos horários de almoço para reuniões power com outros com quem queremos fazer networking. Você pode separar um dia por semana (ou mais, conforme o tempo que tiver disponível) para almoçar com os organizadores da caridade que você quer conhecer melhor. Essa é uma excelente maneira de desenvolver relacionamentos com as pessoas que estão se dedicando às causas que são importantes para você.
3. Levar com você seus funcionários e clientes. Mostre a eles como eles podem também ajudar. Considere instituir um dia da equipe voluntária em uma escola que precise de ajuda prática. Há muitas maneiras para sua empresa trabalhar em conjunto para atender as muitas necessidades que essas escolas têm. Sem nossa ajuda, as escolas secundárias dos centros urbanos continuarão a apresentar o índice médio de evasão próximo de 40 por cento. Isso certamente não é bom para os nossos negócios! Precisamos de uma classe trabalhadora forte e de boa educação em nosso país. Como implementamos nosso chamado à ação e estamos conseguindo conhecer as organizações de apoio à educação das maiores cidades do nosso país, estamos aprendendo que estudantes que têm a possibilidade de acessar grupos como Elevate New York, Boys and Girls Clubs e Motivating the Teen Spirit apresentam um índice de graduação no ensino secundário entre 95 a 100 por cento.
A Fundação BNI está começando uma iniciativa que estamos chamando de Business VOICES (Empresas que Valorizam Nossa Educação e Escolas dos Centros Urbanos), para mostrar aos empresários que existem necessidades no mundo lá fora. Você pode começar algo semelhante que esteja relacionado à sua empresa ou juntar-se a nós. Você pode encontrar nossa discussão sobre essa iniciativa em nossa página do Facebook.
4. Sediar uma Reunião de Apresentação para uma organização sem fins lucrativos que esteja exercendo um impacto positivo sobre a sua comunidade. Você pode ser um guardião para as organizações que precisam de apoio. Você pode ter espaço em seu escritório para sediar uma reunião. Se não tiver, considere dar suporte financeiro para uma reunião de apresentação em um estabelecimento local. Algumas dessas organizações fazem reuniões de apresentação programadas regularmente, e se beneficiariam muito com seu apoio patrocinando um ou vários desses eventos.
Como o BNI está amplamente presente nos EUA, estamos sediando regularmente webinários que destacam uma ou duas organizações educacionais sem fins lucrativos. A coordenação desses webinários não custa nada para nós, e eles proporcionam uma plataforma maior para as organizações que destacamos.
Essas são apenas algumas maneiras pelas quais você pode conectar-se ao Plano B e ajudar a fazer a diferença. Acreditamos que as empresas podem mudar o mundo em milhares de maneiras positivas!