Esta é uma transcrição* do Podcast Episódio 192: “O que Richard Branson pode ensinar a você sobre Networking”
Dr. Ivan Misner
Sinopse
Alguém recentemente perguntou ao Dr. Misner sobre a importância do contato visual para o networking, e o que ocorreu a ele foi sua experiência ao conhecer Sir Richard Branson, que foca total e absolutamente em qualquer pessoa que conhece. A única pessoa na sala é a pessoa com quem ele estiver falando, mesmo quando essa pessoa for um garoto de quinze anos.
Quantas vezes você esteve em uma reunião de Networking e percebeu que a pessoa com quem você estava falando estava olhando por cima do seu ombro para ver se havia alguém mais interessante com quem conversar? Esforce-se para manter contato visual e dar às pessoas sua atenção exclusiva. Essa é uma das habilidades de um mestre Networker.
Priscilla:
Olá a todos e bem-vindos de volta ao Podcast Oficial BNI, um oferecimento de NetworkingNow.com, o site líder da Internet em downloads de networking. Eu sou Priscilla Rice, e falo com vocês do Estúdio Live Oak Recording em Berkley, CA. Hoje teremos o Fundador e Presidente do BNI, Dr. Ivan Misner.
Olá Ivan. Como você está e onde está hoje?
Ivan:
Bem, esta semana, Priscilla, estou na Índia, quem diria. Temos dúzias de grupos na Índia. Esta é minha primeira visita ao país, e farei apresentações em Mumbai e Bangalor.
Priscilla:
Que bom. Então, o que você tem hoje para compartilhar conosco?
Ivan:
Hoje eu quero falar sobre o que acho que Richard Branson pode nos ensinar sobre Networking. Recentemente falei por telefone com uma pessoa que estava escrevendo um livro sobre contato visual, e ele me perguntou sobre contato visual e qual a importância dele para o Networking. Eu disse que é muito importante. Ele disse, “Você pode me dar um exemplo?”
Eu pensei e me lembrei que tinha uma fotografia exatamente do que eu estava falando. Procurei e claro, ela estava lá. Eu tive uma oportunidade. Conheci Branson em sua ilha, Necar Island, alguns anos antes. Em meu livro Networking Like a Pro, eu falo do efeito borboleta no Networking e como uma coisa levou a outra, que levou à outra coisa em que eu conheci Branson. Na verdade, existe aqui um podcast sobre isso. Se você, o ouvinte, fizer uma busca com “butterfly effect” [efeito borboleta], verá o podcast original em que falo a respeito disso.
Bem, mais ou menos seis meses depois, tive uma chance de encontrar Richard novamente uma oportunidade. Uma das coisas que me deixaram encantado foi seu contato visual de foco total. Quando ele estiver falando com você, ele não estará olhando para a esquerda, não estará olhando para a direita. Ele não estará olhando para mais nada que não seja diretamente para você. Eu me lembro de conversar com ele em Necar sobre crianças, criar filhos e sobre meu filho, Trey, que na época tinha aproximadamente 15 anos. Ele tinha uma percepção afiada, porém, tão comprometido com a escola quanto alguns adolescentes são – não tanto quanto poderiam.
Alguns meses depois, eu encontrei Richard. Foi aproximadamente seis meses depois que estive em Necar. Foi em uma festa para a qual eu tinha sido convidado para lançar o programa espacial Virgin Galactic. Nós estávamos na festa e eu apresentei Richard para o meu filho. Branson lembrou-se de quem era Trey, o que foi realmente incrível, pois ele conhece tantas pessoas, e também minha conversa anterior. Eu tenho uma fotografia dele onde ele está com esse contato visual de foco total com meu filho, e ele manteve contato visual com Trey por três ou quatro minutos direto, enquanto falava com ele.
Havia muitas pessoas ao redor deles, que estavam todas tentando captar a atenção dele, naturalmente. Mas ele estava totalmente concentrado em uma conversa que estava tendo com um garoto de 15 anos. Entenda, ele não estava sendo veemente em termos de conversa. Na verdade ele estava bem calmo e bem relaxado. Falo em termos de concentração e ouvir o que Trey estava dizendo. A única pessoa naquela sala para Branson, durante aquele período de três ou quatro minutos, era meu filho.
Lá estava um homem que não fez faculdade, e ele estava dizendo para o meu filho, de maneira bem interessante, “Faça faculdade. Eu falei com seu pai. Nós temos fé em você. Você consegue fazer isso. Você realmente consegue se sair bem.” Sua mensagem foi incrível, e até hoje, eu agradeço o que ele disse. Mas o que realmente aprendi com ele foi sua capacidade de manter esse contato visual de foco total.
Considere que meu filho é um adolescente. Ele não se impressiona com qualquer um. Pelo menos, como adolescente típico, ele não tem o hábito de demonstrar que está particularmente impressionado com alguém. Em geral, quando pergunto a ele qual foi sua impressão sobre alguém, recebo uma resposta do tipo entediada, “Sim, ele é legal.” Mas ele realmente se impressionou com Richard. Perguntei a ele o que ele achou da conversa, e sua resposta foi bem pouco característica.
Ele disse, “Foi sensacional. Foi uma conversa realmente interessante, e ele pareceu prestar atenção de verdade ao que eu estava falando.” Ele sentiu-se assim porque trata-se de um bilionário que dá atenção exclusiva a um garoto por alguns minutos.
Acho que podemos todos aprender com isso. Quantas vezes estivemos em reuniões de networking, falando com alguém, e pudemos observá-lo olhando sobre nosso ombro para uma outra pessoa. Olha para a esquerda e para a direita. Está obviamente passando os olhos pela sala procurando uma outra pessoa com quem queira falar, e não está dando a você sua atenção exclusiva.
Deixem-me contar uma coisa. Havia pessoas naquele evento que eram muito mais importantes na vida de Richard Branson que meu filho de 15 anos de idade, porém, isso não era perceptível. A fotografia é uma ótima fotografia porque ele dedica sua atenção total ao Trey.
Esse é o tipo de atenção que precisamos dar às pessoas quando estamos falando com elas e quando estamos fazendo networking com elas. O contato visual é relevante. Acho que dedicar às pessoas sua atenção exclusiva é uma das coisas que você pode fazer para tornar-se um mestre Networker. Fazer um esforço concentrado para manter contato visual durante uma conversa é fundamental para demonstrar a alguém que essa pessoa está realmente obtendo sua atenção exclusiva.
Portanto, na próxima vez em que estiver em uma reunião do BNI ou fazendo network em outros eventos com alguém, e houver distrações ao seu redor, tentando fazer com que seu olhar desvie para outra pessoa que pode ser importante, pense nessa história. Pense em como Branson foi tão bom em manter o foco total em uma pessoa. Mantenha isso na sua mente se quiser ser um verdadeiro mestre em networking. É uma técnica importante que você pode utilizar para ajudar a conseguir chegar nisso.
Essa é minha história de hoje, Priscilla.
Priscilla:
Que ótima história. Só quero acrescentar que no blog, que eu li, mesmo quando ele foi para a próxima pessoa, ele fez a mesma coisa. Então, não se tratava apenas de um tipo de paixão por estar falando com seu filho Trey por aquilo que ele sabia a respeito dele, ele usou isso com todos que tiveram contato com ele.
Ivan:
Sim. Esse é um ponto realmente importante que eu não mencionei. Ele realmente fez isso. É sua maneira de agir. Ele realmente faz o possível para dar a você sua atenção exclusiva. Isso é meio incomum para qualquer pessoa, mas alguém tão bem-sucedido como Richard – acho que realmente não é a norma. Trata-se de alguém que é muito bom com capital social. A inteligência emocional dele é mais forte que a de qualquer pessoa que eu já conheci, e eu já conheci um número razoável de pessoas no negócio de Networking.
Priscilla:
Ok. De nada. Bem, ouvintes, gostaria de lembra-los de que este podcast foi um oferecimento do NetworkingNow.com, que é o site líder da Internet em downloads de Networking. Muito obrigada por ouvirem. Eu sou Priscilla Rice e esperamos que você se junte a nós em outro episódio interessante do Official BNI Podcast.