Invista nos outros para investirem no seu negócio.
Por Diane Lazarowicz – Grupo BNI Circle of Excellence, Western Pennsylvania
Se você correu ou se arrastou por 2015; se atingiu ou falhou em atingir suas metas de negócios; se é um membro veterano ou novato – o ano novo é o grande momento para estabelecer novas metas para o seu negócio. Não faltam no BNI ferramentas para ajudar profissionais de negócios a atingirem suas metas. Algumas vezes isso implica em dar um novo significado ao que já teve sua eficácia comprovada. Aqui estão minhas top 10 dicas para fazer o BNI trabalhar para você enquanto você trabalha para fazer os outros membros brilharem.
1. Estabelecer Metas: O Givers Gain é fundamental para o BNI. Comece o ano pensando nos outros e estabelecendo netas para contribuir. Para isso, analise seus ONF do final do ano. Você está satisfeito com os resultados? Planeje aumentar essa quantidade em 5%, 10%, 25% ou outra quantidade neste ano!
2. Concentre-se em um membro do seu grupo por semana ou mês: Ao se concentrar em um membro por vez, você se surpreende com quantas oportunidades surgem. Escolha alguém, qualquer pessoa, e simplesmente a OUÇA.
3. Promova os outros: No BNI existem muitas maneiras de ajuda mútua além de realmente passar uma referência. A promoção pode acontecer em eventos de Networking; na mídia social (elogie o serviço de um membro e forneça um link para o website dele); seu escritório (exponha os cartões de visita, panfletos ou brochuras em um mural de avisos); ou em um boletim (crie uma página de recursos com biografias e informações de contato no website).
4. Demonstre um pouco de gratidão: Sim, agradeça aos membros que lhe dão negócios ou o promovem. Todo mundo gosta de ouvir agradecimentos!
5. Apoie os outros: Todos podemos nos “mentorar” mutuamente. Todos tivemos experiências que valem a pena ser compartilhadas. O conhecimento é poderoso, mas não se for guardado para si mesmo. Compartilhe!
6. Compartilhe um testemunho: O testemunho escrito é uma ferramenta poderosa. Se você teve uma experiência excelente com outro membro, elogie-o enfaticamente e compartilhe por escrito. Use aqueles 15 minutos que sobraram para redigir um parágrafo notável. Nada demonstra melhor a admiração que um testemunho escrito. Considere postar o testemunho na página da pessoa no LinkedIn.
7. Lidere o relacionamento: Se tivesse contratado 32 vendedores, você não diria, “Ok, pessoal, vocês trabalham para mim, vão trabalhar!” Você os instruiria e os treinaria. A mesma ideia se aplica aqui. Ajude os membros a ajudar você, pedindo uma referência específica a cada semana. Seja claro em relação a quem você está interessado em conhecer e peça essa pessoa. Sim, isso leva mais tempo, mas esse tempo é bem utilizado, eu garanto. Você VAI conseguir referências! Considere também escrever um roteiro de venda que possa ser colado a um e-mail. Ajude-os a ajudar você.
8. Venha preparado para as suas reuniões 1-a-1: Sim, use as muitas formas disponíveis oferecidas pelo BNI. Porém, vá um pouco além. Antes da sua reunião, vá ao LinkedIn e identifique 2-3 pessoas que você gostaria de conhecer nos contatos dele/dela. Peça para ser indicado a esses indivíduos durante a 1-a-1. Você vai conseguir referências!
9. Empenhe-se: Trate o BNI como um negócio. Você fez um investimento de tempo e dinheiro. Esse pode ser o único investimento em marketing que você fará neste ano, se você empenhar-se direito. Não se trata simplesmente de aparecer e esperar resultados. Os que agem assim se decepcionam e acabam indo embora. Você vai receber do BNI o que você investe nele. Se passar algum tempo preparando-se e instruindo sua equipe, você VAI obter os resultados desejados
10. Aproveite seus relacionamentos: Divirta-se. Ria. Faça piadas. Conheça os outros. Queremos fazer negócios e ajudar as pessoas que conhecemos, de quem gostamos e em quem confiamos. Lembre-se de que o sucesso está nas pessoas!
Diane Lazarowicz é a Presidente da Top Performance Results, LLC, uma empresa sediada em Pittsburgh que foca em ajudar seus clientes a desenvolver estratégias de construção de relacionamentos para melhorar a comunicação. Como Consultora em Comunicação, ela trabalha com negócios que enfrentam desafios de comunicação relacionados a geração baby-boomer x geração do milênio, gênero, formação de equipe, treinamento em liderança, estratégia de vendas e manutenção do cliente. Diane ajuda seus clientes a melhorarem seus relacionamentos nos negócios e atingirem melhores resultados de vendas. Desde que se tornou membro do BNI cinco anos atrás, Diane sempre desempenhou um papel de Liderança no Grupo Circle of Excellence, incluindo Vice-Presidente, e agora, Mentora Coordenadora.