Trabalhar em uma startup é completamente diferente de uma empresa constituída, e tem seu próprio conjunto de desafios. Não só os funcionários ou fundadores de uma startup precisam estar cientes desses desafios diferentes, mas também existem aspectos fundamentais para os negócios que se tornam ainda mais importantes quando você trabalha com uma startup.
Você não precisa só comparecer a eventos de networking, você deve ser organizá-los. Quando você comparece a um evento, você será lembrado por aqueles que também compareceram. O ideal seria que você causasse impressões positivas em todos com quem encontrasse. No entanto, quando você organiza um evento, não só as pessoas que você encontrar no evento lembrarão de você, mas também todas as que você convidou e não puderam comparecer. Apesar de sua impressão não ser tão marcante quando a dos que compareceram, os convidados que não puderam comparecer lembrarão que foram convidados, e será mais fácil partir para a ação com eles quando você finalmente fizer essa conexão real.
O acompanhamento é vital. Uma enorme parte do networking é o acompanhamento, e fazer com que aqueles que você encontrou saibam que o tempo deles é valorizado, e que você quer continuar a desenvolver esse relacionamento. Quando estiver trabalhando na implantação do seu negócio, esse acompanhamento se torna ele mesmo uma ferramenta. Sua prioridade número um precisa ser desenvolver seu negócio, ganhar notoriedade e estabelecer novas conexões em sua indústria para ajudar a apoiar esse desenvolvimento. Fazer com que as pessoas saibam que você está pensando nelas, sejam elas contatos novos ou antigos, ajuda a desenvolver esses relacionamentos, e pode mantê-lo em frente com seu trabalho.
É preciso que você deixe de lado um pouco do seu ego. Como profissionais, somos inteligentes. E não só isso, mas precisamos ser confiantes para sermos bem-sucedidos nos negócios. O que isso não lhe dá o direito de fazer é permitir que seu ego controle suas ações. Qualquer que seja o motivo pelo qual você esteja envolvido em uma startup, seja porque estava procurando entrar em uma indústria diferente, ou por estar no mais recente de muitos negócios novos, sua reputação não pode ser usada aí. Com um novo empreendimento, você precisa desenvolver um novo nome, portanto, não pode depender do que já conquistou antes. Isso pode ajuda-lo em uma parte do caminho, porém você precisa deixar o ego de lado se quiser ir mais longe.