Na semana passada, um dos grandes itens do meu calendário de coisas para fazer foi um dia de maratona de entrevistas de rádio começando às 4 da manhã.
Como você pode imaginar, levantar-se em uma hora em que os galos nem começaram a pensar em aquecer suas cordas vocais não é a mais atraente das tarefas. No entanto, depois de bater o dedo do pé na escuridão e gritar uma palavra que não vou mencionar aqui, lembrei-me de que, como fundador e presidente do BNI, a maior organização de rede de negócios do mundo, concordei em fazer essas entrevistas em uma hora tão ultrajante, porque é minha responsabilidade fazer o que for necessário para fazer a rede para a organização.
Agora, você pode imaginar o que aconteceria se eu respondesse à primeira pergunta do entrevistador – que é sempre “Como você está hoje, Dr. Misner?” resmungando sobre como eu tinha dado uma topada no dedo do pé e como eu gostaria de estar de volta na minha cama quente? Bem, o que aconteceria é que as pessoas seriam imediatamente desligadas pela minha atitude negativa e ninguém me ouviria.
Isso me leva ao meu ponto de que, para ser um mestre em networking, você deve sempre manter uma atitude positiva, não importa o que aconteça.
Com mais de duas décadas de experiência profissional em networking, uma coisa que aprendi é como é importante ter uma atitude positiva para fazer networking com sucesso.
E se eu vou sair por aí dizendo a outras pessoas como disciplinar e treinar-se para a rede de forma eficaz, então eu danado muito melhor estar andando a pé (ou pelo menos mancando, dedo do pé machucado e tudo) e manter a atitude positiva de um networker mestre.
Agora que falei sobre a segunda característica mais importante de um mestre em rede, acho que poderia muito bem dar a você as outras nove. Aqui estão eles, classificados em ordem de importância percebida para o networking:
1. Acompanhamento de referências
2. Atitude positiva
3. Entusiasmado/motivado
4. Confiável
5. Boas habilidades de escuta
6. Redes sempre
7. Obrigado pessoal
8. Gosta de ajudar
9. Sincero
10. Trabalhar sua rede
Quer fazer parte do BNI Brasil e ser exclusivo em sua categoria profissional? Agende uma visita!