Recentemente, conheci alguém que disse estar tendo dificuldades para construir sua rede de contatos porque as pessoas parecem não entender ou se relacionar com o negócio dela. Perguntei por que ela achava que isso acontecia e ela respondeu que seu negócio é bastante complicado e, quando tenta explicar do que se trata, quase consegue ver os olhos das pessoas girando em suas cabeças.
Eu disse a ela que, antes mesmo de começar a fazer networking de forma eficaz, ela precisa encontrar uma maneira de explicar seu negócio de forma que as pessoas entendam facilmente. TODOS nós precisamos seguir essa regra básica e ser capazes de comunicar de forma clara e simples o que fazemos, destacando os aspectos-chave do nosso negócio para nossas potenciais fontes de referência.
Meu conselho para qualquer pessoa que esteja confusa sobre como explicar claramente o que faz é fazer a si mesma estas perguntas e anotar as respostas:
- Por que você está no negócio (além de ganhar a vida)? Por que você faz o que faz? Como seu negócio serve aos outros?
- O que você vende? Mais importante, quais são os benefícios—não as características—dos seus produtos ou serviços?
- Quem são seus clientes? Quais são seus mercados-alvo? Seja específico. Analise todos os segmentos do seu negócio para determinar o nicho ou nichos com os quais você prefere trabalhar.
- Quais são suas competências principais e o que você faz de melhor?
- Como você se destaca da sua concorrência?
Essas perguntas ajudarão você a explicar do que se trata seu negócio e a ser mais eficaz na implementação de um sistema abrangente de referências. Ao comunicar esses aspectos do seu negócio para as fontes de referência, elas aprendem como podem referenciá-lo; e é disso que se trata o networking.