Inicialmente, pensei sobre este tema no contexto de uma reunião semanal de um Grupo do BNI. No entanto, como geralmente acontece ao falar sobre Networking eficaz e bem-sucedido, a discussão volta a ajudar os outros primeiro. Descobri que muitos profissionais e empresários acham o conceito de ajudar os outros antes de ajudar a si mesmos muito contra intuitivo para o crescimento de seus negócios ou para realizar uma venda. No Networking Empresarial, há um momento para ajudar os outros e há um momento para pedir referências para si mesmo.
Um Momento para Dar e Ajudar
Givers Gain® é sobre dar e ajudar outras pessoas primeiro. Nesse contexto, quem dá não deve esperar um retorno imediato sobre seu investimento. O foco está no conceito de que, com esforço e tempo suficientes, sua generosidade será recompensada por meio de sua rede de contatos, amigos, colegas e membros de Networking – muitas vezes e de várias maneiras.
Incorporei a filosofia do Givers Gain no BNI® há 39 anos porque percebi que muitos grupos de Networking eram excessivamente mercenários em sua abordagem. Eles usavam o Networking presencial como uma oportunidade de prospecção fria cara a cara. Acreditei então, e sei agora, que o Networking é sobre construção de relacionamentos, e que uma das melhores maneiras de construir um relacionamento é ajudar os outros primeiro. Pode ser tão simples quanto perguntar: “O que posso fazer para ajudá-lo?” quando você encontra alguém em um evento de negócios ou Networking.
Através do ato de dar, podemos ganhar de muitas maneiras diferentes e, muitas vezes, inesperadas.
Um Momento para Ganhar e Receber
Depois de estabelecer credibilidade e investir tempo para construir um relacionamento comercial sólido com alguém, é importante pedir referências. Embora isso possa parecer simples, muitos empresários negligenciam pedir referências de pessoas com quem têm relacionamento. Acho benéfico tornar uma rotina buscar referências de clientes. Ao solicitar referências, seja específico sobre para quem você gostaria de ser referenciado e por quê. Pode parecer contra intuitivo, mas ser mais específico pode realmente facilitar para seus clientes recomendarem você a outras pessoas que eles conhecem.
Quando você recebe uma referência, mantenha seu parceiro de Networking atualizado sobre como ela se desenvolveu (sempre seguindo os protocolos de privacidade e legais do seu setor). A comunicação sobre a referência e o agradecimento ao seu parceiro de Networking quando ela se transforma em um negócio fechado para você pode ajudar a aumentar a confiança dele em referenciar mais pessoas para você.
Quando você faz Networking de forma relacional, construindo conexões com outras pessoas, você vai gerar mais negócios para elas e mais oportunidades de pedir referências para si mesmo. Descobri que quanto mais você DÁ no Networking Empresarial, mais você GANHA.
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