Após quatro décadas no mundo dos negócios, descobri que esses três conceitos realmente resumem a receita de sucesso de um empreendedor.
Primeiro, você deve ser apaixonado pelo que oferece aos seus clientes. Nada grandioso na vida foi realizado sem paixão. Isso começa garantindo que você (e sua equipe) estejam trabalhando na sua chama e não na sua cera. Quando as pessoas estão trabalhando na sua chama, elas estão em chamas. Isso se reflete na maneira como agem e falam sobre o que fazem. Quando estão na cera, isso drena toda a sua energia, e isso também se reflete na maneira como agem e falam.
Recentemente, alguém me disse que estava treinando pessoas em sua empresa para fazer algo muito importante e, após realizar o treinamento cerca de dez vezes, estava ficando entediado. Isso me preocupou no início, pois parecia que “treinamento” era a cera dessa pessoa, e eu perguntei sobre isso. Ele disse que realmente gostava de treinar e queria superar essa sensação de tédio ao fazer o mesmo material repetidamente.
Eu disse a ele duas coisas:
- Na próxima vez que fizer o treinamento, reconheça que pode ser a 11ª vez que faz a apresentação, mas é a primeira vez que seu público a ouvirá. Pense em como estava animado quando aprendeu esse conteúdo pela primeira vez. Abrace esse sentimento e certifique-se de que a equipe sinta a empolgação de aprender esse conteúdo pela primeira vez também.
- Contar histórias é uma parte importante de ensinar sua equipe novas ideias. Certifique-se de “reviver” a história – não apenas “recontar” a história. Reviver a história dá a mesma empolgação de quando você a experimentou ou ouviu pela primeira vez. É esse tipo de paixão que você precisa aplicar ao seu negócio.
Eu o vi cerca de um ano depois. Ele agora havia feito o treinamento dezenas e dezenas de vezes. Ele me disse que meu conselho mudou completamente sua abordagem e as pessoas em sua empresa que participaram de seu treinamento saíram supermotivadas sobre a organização. Isso lhe deu grande alegria ao ver as “luzes se acenderem” quando treinava os funcionários da empresa.
Isso é o que acontece quando você é apaixonado pelo serviço que tem a oferecer.
As pessoas são a próxima peça da fórmula. Elas são o ativo mais valioso para praticamente todas as empresas do mundo. As pessoas impulsionam o motor de um negócio. Para mim, isso significa pelo menos duas coisas:
- Esteja constantemente investindo em sua equipe. Ajude-os a melhorar seu desempenho apoiando-os por meio de treinamentos e mentorias. Empreendedores que garantem que suas pessoas recebam a mentoria e o treinamento adequado terão mais sucesso. Todos nós temos pessoas em nossas vidas que estão “em nossa história”. Essas são pessoas que nos deram pequenas ajudas ou apoio significativo de alguma forma. São pessoas que nos ajudaram a ser uma versão melhor de nós mesmos e que estão em nossa história. Um grande empreendedor, no entanto, reconhece que a verdadeira medida da mentoria não é “quem está em nossa história”, mas sim “em cuja história estamos?” De quem mudamos a vida de alguma forma para ajudá-los a ser uma versão melhor de si mesmos?
- Seja um campeão da cultura. A cultura de uma organização é o molho secreto das grandes empresas. É o DNA de uma organização. Certifique-se de que os valores fundamentais do negócio estejam infundidos nos corações e mentes das pessoas em toda a sua organização. Se você tem valores organizacionais saudáveis e se esforça para compartilhá-los e vivê-los, ajuda a formar uma equipe de pessoas que serão leais aos valores da organização também. Quando isso acontece, certifique-se de tratar essa lealdade (aos valores fundamentais) como realeza na organização.
Por fim, trata-se de processo. Ter bons sistemas em vigor permite que as pessoas se envolvam em sua paixão para oferecer um desempenho de qualidade. Processo é importante. Sistemas são importantes. Aqui estão dois pensamentos sobre processo:
- Embora processos e sistemas sejam importantes, também é importante entender que você deve aplicar os processos mais como Mandela do que como Átila. Em outras palavras, não seja um tirano na aplicação de seus sistemas. Quando eu tinha 13 anos, minha mãe me deu um peso de papel que ainda está na minha mesa até hoje. Diz: “Diplomacia é a arte de deixar alguém ter o seu jeito.” Ela me disse que isso era sobre colaboração, não manipulação. Era sobre trabalhar com as pessoas para ajudar a alcançar o sucesso para todos.
- Verifique seus processos regularmente. Não seja escravo de práticas antigas. Muitas vezes, vi empresas criarem processos incrivelmente complicados que desmoralizam as pessoas na organização. Aqui, é importante que o empreendedor ouça sua equipe quando dizem que um processo é complicado. Tenha mecanismos em vigor para garantir a comunicação. Descobri que ter órgãos consultivos representando as pessoas que realizam o trabalho, bem como aquelas que recebem o serviço, realmente ajuda a oferecer um produto melhor. Também recomendo que você entre e realmente execute o processo você mesmo para ver o que eles veem. Isso pode ser uma experiência verdadeiramente esclarecedora.
Paixão, pessoas, processo. Se você criar uma organização que execute bem nessas três áreas, será uma força a ser reconhecida. Você se tornará um líder em seu setor e criará uma empresa incrível.
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