Como ser o solucionador de problemas para o mercado alvo desejado.
Para começar – e dentro de dois minutos, no máximo escreva uma resposta para cada uma das perguntas ou solicitações abaixo. Não pense demais em suas respostas e saiba que quanto mais você tratar isso como um exercício de estilo relâmpago, mais você vai tirar proveito disso.
Descreva seu cliente ideal
Muitos aspirantes a profissionais de marketing falham porque nunca definem um cliente-alvo. Em vez disso, eles usam palavras como “todos” ou “qualquer um”. A definição de um mercado-alvo dá aos parceiros de referência uma imagem mental do melhor cliente para indicar a você.
Responda o seguinte se seus clientes forem consumidores:
- Pense em uma pessoa que já é um ótimo cliente para você: em que área ela mora?
- Qual é o seu status familiar e profissão?
- Como sua renda familiar se compara à média?
- Do que eles estão planejando, se gabando ou reclamando?
Se seus clientes são outras empresas, responda a estas perguntas:
- Pense em uma empresa que já é um ótimo cliente para você: em que linha de negócios esse cliente está?
- Qual é o tamanho aproximado?
- Quem toma as decisões de compra do seu produto ou serviço?
- Qual é o problema que eles estão tentando resolver ao comprar seu produto?
Ao ser específico, você está servindo aos membros do seu capítulo, dando-lhes uma ideia clara de seu patrono ideal. Quanto mais detalhado você for, mais eficazes eles serão em encontrar essas referências para você.
Quais problemas você está resolvendo para esses ativos?
Muitos empresários falam sobre seus produtos e serviços. Isso parece egoísta, mas, na verdade, falar sobre os problemas que você resolve faz de você um doador que atrai clientes.
- Liste pelo menos três problemas que seu bom cliente tem que o tornam ideal para o seu negócio.
- Qual é a pior coisa que poderia acontecer aos seus clientes se seus problemas não fossem resolvidos?
- Qual é a melhor coisa que pode acontecer quando seus problemas são resolvidos?
- Você tem histórias de sucesso para ilustrar como você ajuda seus clientes? (Depoimentos de clientes são uma ótima maneira de dar à sua rede uma ideia mais clara do que exatamente você entrega e demonstram que os membros do seu grupo podem confiar em você para cumprir o que promete.)
Aperfeiçoe sua apresentação
Agora vamos colocar as informações acima em uma breve apresentação.
Aqui estão os três elementos da introdução perfeita ao negócio:
- Indique sua classificação profissional.
- Conte uma breve história sobre um problema que você resolveu para um cliente.
- Solicite uma referência – quem você conhece que é [inserir cliente-alvo] que sofre com o problema que você corrigiu. Seja específico!
Depois de aprender a criar essas apresentações para o seu negócio, você pode usar essa habilidade para qualquer clube, instituição de caridade ou campanha que liderar.