O que é um Networker Ativo vs. um Networker Passivo?

O que é um Networker Ativo vs. um Networker Passivo?

Uma vez tive uma conversa com uma empresária que era relativamente nova no mundo do Networking Empresarial. Eu estava explicando que o Networking é um esporte de contato – exige que as pessoas saiam e construam relacionamentos de forma ativa e estratégica. Em um momento, ela perguntou: “Bem, o que exatamente isso envolve? … O que define o ‘networking ativo’?”

Essa é uma ótima pergunta porque abre uma discussão sobre o que significa ser um networker ‘ativo’ e também o que significa ser um networker ‘passivo’.

Networking Ativo

Fazer networking ativo com outras pessoas significa convidá-las para uma ou mais das organizações de networking das quais você faz parte; carregar vários cartões de visita delas com você o tempo todo; e, acima de tudo, referi-las a outras pessoas sempre que tiver a oportunidade de fazê-lo. Networking ativo também significa ter uma relação recíproca com as pessoas da sua rede.

Pense nisso – preferimos fazer negócios com pessoas que fazem negócios conosco. Por que dar seu negócio a alguém que não está disposto a retribuir o favor? Existem centenas, talvez milhares, de profissionais competentes e confiáveis na sua área que fornecem qualquer produto ou serviço. Eles não precisam comprar algo de você para retribuir. Eles podem se juntar a um dos seus grupos de networking, carregar seus cartões de visita ou simplesmente referir você a pessoas que procuram seu produto ou serviço.

Networking Passivo

Fazer networking passivo com outras pessoas significa usá-las como um recurso ocasionalmente, mas por algum motivo não poder fazer networking ativo com elas. Pode ser porque elas representam um mercado restrito onde você não tem como ajudar. Talvez elas tenham dito que não estão interessadas em participar de nenhuma organização de networking. Talvez estejam localizadas muito longe para serem referidas regularmente.

Com essa compreensão da diferença entre networking ativo e networking passivo, você pode fortalecer sua estratégia de networking de duas maneiras:

  1. Identifique as pessoas que são membros dos componentes de informação, suporte e referência da sua rede.
  2. Procure as lacunas e fraquezas na sua rede e trabalhe para melhorá-las e preenchê-las com membros valiosos.

Agora que você conhece a diferença entre networking ativo e passivo, recomendo que você fortaleça sua estratégia de networking identificando uma pessoa esta semana com quem construir um relacionamento profissional mais forte de forma ativa e estratégica. O que você pode fazer para começar a formar uma conexão com ela? Aguardo seus comentários.

 

Quer fazer parte do BNI Brasil e ser exclusivo em sua categoria profissional? Agende uma visita! 

        

 

Faça parte de uma Equipe BNI e saiba como gerar mais e melhores negócios para sua empresa! Preencha o formulário em seguida entraremos em contato com você!

[contact-form-7 id="9574" title="Sem título"]
<