Dicas para superar a ansiedade ao se apresentar em eventos de Networking

Dicas para superar a ansiedade ao se apresentar em eventos de Networking

Se a ideia de fazer uma breve apresentação de si mesmo e de sua empresa em reuniões de networking faz suas mãos suarem, continue lendo. . .

Ao participar de várias reuniões ou funções de networking, mesmo que você esteja lá como convidado, o fato é que você será obrigado a se apresentar mais cedo ou mais tarde. Preparar um roteiro para se apresentar melhorará seus resultados. Um de seus roteiros deve ser uma visão geral do que você faz – sua auto apresentação básica. (Outras apresentações podem abordar vários aspectos do seu produto ou serviço.)
Eu recomendo esta estrutura para o seu script:

  • Seu nome
  • Sua empresa ou profissão
  • Breve descrição do seu negócio ou profissão
  • Declaração de benefícios de um de seus produtos ou serviços
  • Seu nome (de novo)

Seu nome e sua profissão são bastante fáceis. Uma breve descrição e uma declaração de benefícios podem ser itens separados; no entanto, eles geralmente estão entrelaçados em sua mensagem. É bastante fácil combinar seu negócio com os benefícios de seu produto ou serviço.

Sugiro dizer às pessoas o que você faz, bem como o que você é. Exemplo:

“Sou planejador financeiro e ajudo as pessoas a planejar seu futuro” ou “Sou consultor de publicidade e marketing; ajudo as empresas a obter o máximo retorno de seus investimentos em publicidade.” Essas explicações são mais eficazes do que dizer “Faço planejamento financeiro” ou “Planejo campanhas publicitárias.”.

Em muitas situações, você se apresentará para apenas uma ou duas pessoas de cada vez. Algumas organizações de networking empresarial fazem com que todos os membros se levantem em cada reunião e, em formato de rodízio, deem uma visão geral de 30 ou 60 segundos para todo o grupo. Se você for membro de um grupo como este, é de vital importância variar suas apresentações.

Muitas pessoas que participam de grupos de networking que se reúnem semanalmente tendem a dizer a mesma coisa repetidamente. Pelo que observei, muitas apresentações semanais são feitas de forma fraca. Se você não variar suas apresentações, muitas pessoas deixarão de prestar atenção quando você falar, pois já ouviram sua mensagem várias vezes.

Lembre-se, seus colegas de networking são as pessoas que estarão procurando referências para passar para você; eles precisam aprender sobre o seu negócio e sobre VOCÊ. É útil focar nos benefícios que o cliente potencial recebe “após” o produto ou serviço que você oferece – como você e seu negócio ajudam a resolver a situação ou problema.

É importante educar seu grupo de networking empresarial sobre o tipo de referências que você gostaria de receber. Sua melhor estratégia é dar uma visão geral breve e, em seguida, concentrar-se em apenas um elemento do seu negócio para o restante da sua apresentação.

Se você preparar sua introdução usando essas técnicas, ganhará mais confiança ao se apresentar e, melhor ainda, começará a obter melhores resultados de networking. Adoraria ouvir sobre seus resultados usando esse tipo de introdução na sua próxima reunião ou evento de networking – deixe um comentário abaixo.

 

 

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