Quando eu dava aulas de teoria de gestão em uma faculdade no sul da Califórnia, os alunos às vezes me diziam: “Você acabou de nos mostrar dez teorias diferentes de gestão. Qual é a melhor para usar?”
Minha resposta: “Aquele que você aplica consistentemente”.
Por que eu diria isso? A razão pela qual há diferentes maneiras de gerenciar pessoas é porque as pessoas são diferentes. Elas têm personalidades diferentes, abordagens diferentes, preferências diferentes e técnicas diferentes. O método testado e comprovado que você aplicará de forma consistente e eficaz é o que funcionará melhor para você.
O follow-up (acompanhamento) ao fazer Networking empresarial é um problema semelhante. Quando você recebe uma referência de alguém, quando conhece alguém novo, quando recebe um presente, quando seu convidado comparece à sua reunião de Networking ou você diz a alguém: “Vou lhe enviar as informações de contato dele”, o follow-up é uma parte crucial da construção de um relacionamento empresarial e da manutenção de sua credibilidade.
Por exemplo, eu sei que anotações escritas à mão são consideradas uma das melhores maneiras de fazer follow-up. O desafio para mim é… Eu simplesmente não faço isso de forma consistente. Portanto, elas são realmente a melhor técnica para mim? Não, elas não são, porque eu sei que não vou fazê-las regularmente. Eu prefiro fazer follow-up através de um e-mail, um telefonema ou, melhor ainda, um cartão virtual utilizando sistemas como o SendoutCards.com.
Dois modelos para notas de Follow-Up
Aqui estão dois modelos de exemplo que você pode usar com e-mail ou uma nota escrita à mão que facilitará o follow-up de novos contatos.
- Faça Follow-Up com pessoas que podem se tornar contatos valiosos no futuro:
Olá Jim–
Meu nome é John Smith, e sou o consultor que o conheceu outro dia no evento da Câmara de Comércio. Só queria dizer que realmente gostei da nossa conversa – e parece que você está indo bem e se mantendo ocupado.
De qualquer forma, foi bom conversar com você e, se eu puder ajudar de alguma forma, por favor me avise.
John
2. Faça Follow-Up com pessoas que podem se tornar novos clientes ou parceiros de referência:
Para e-mail, use esta linha de assunto: Prazer em conhecê-lo – Evento da Câmara de Comércio em 23 de maio
Olá Jim-
Meu nome é Jane Smith, e sou a consultora que conheceu você outro dia no evento da Câmara de Comércio. Só queria dizer que realmente gostei da nossa conversa e esperava poder aprender um pouco mais sobre o que você faz.
Estou pensando que poderíamos marcar um café. Dessa forma, se eu encontrar alguém que possa usar seus serviços, posso referenciá-lo. O que acha de nos encontrarmos na Cafeteria ABC na próxima terça-feira pela manhã?
Mais uma vez, foi ótimo conversar com você. Se eu puder ajudar seu negócio de alguma forma, por favor, me avise.
Jane
Mais uma dica: independentemente de você escolher usar esses modelos ao fazer follow-up, lembre sempre a outra pessoa de quem você é e onde vocês se conheceram para que sua mensagem não seja descartada instantaneamente.
A maioria dos empresários adora trabalhar com alguém que é atencioso, e seu follow-up pessoal é uma maneira fácil de mostrar o quão atencioso você pode ser. Sua técnica de follow-up pode deixar uma impressão duradoura em alguém que pode não ter pensado que você era memorável no início. Lembre-se, a consideração sempre conta no final.
A verdade é que quase qualquer método de follow-up funcionará se você o usar bem e de forma consistente. O melhor método para você é aquele com o qual você se sente mais confortável e pode fazer sempre que necessário.
O motivo é simples: o que quer que você faça, você tem que fazer bem, e se você se sente obrigado a continuar fazendo algo que não gosta de fazer, você não vai fazer bem — pelo menos não consistentemente.
Um bilhete atrasado ou sem entusiasmo com uma escrita errada vai causar uma impressão pior do que um telefonema “mais simples”, mas mais sincero e imediato.
Você encontrou um método de follow-up que funciona bem para você? Compartilhe nos comentários.