Eu nem sempre tive confiança em relação ao Marketing. Quando comecei nos negócios, minha formação era em Ciência Política e Comportamento Organizacional. Eu tinha muito pouca experiência na área de Marketing até que comecei a trabalhar para uma empresa de transporte no sul da Califórnia.
Em um período de duas semanas, passei de uma função no departamento de compras para uma função significativa na área de Marketing — uma grande mudança que foi uma experiência de aprendizado ainda maior para mim.
Minha experiência em Marketing foi um verdadeiro teste de fogo. Eu simplesmente comecei a ler livros sobre Marketing e aprendi conforme avançava. Essa experiência me proporcionou conhecimento suficiente para fazer algumas ações de Marketing por conta própria quando mais tarde iniciei minha carreira como consultor de negócios..
Se alguém tivesse me perguntado quando eu tinha 25 anos onde eu me via em termos de carreira trinta ou 40 anos depois, eu não teria ideia de que minha carreira seria toda sobre Marketing, que eu seria o fundador da Maior Organização de Networking do mundo.
Às vezes, chegamos a lugares na vida que nunca esperávamos chegar, no entanto, eu não mudaria nada sobre o caminho de carreira que escolhi. Sou apaixonado por ajudar as pessoas a expandirem seus negócios e alcançarem grande sucesso por meio de Marketing de Referência eficaz.
Depois de mais de três décadas dedicadas a esse trabalho, realmente gosto de saber que o que faço me permite transmitir o conhecimento e a experiência de Marketing que adquiri para beneficiar outras pessoas.
Construa sua marca
Quando me perguntam qual seria minha principal dica de marketing, acho que é realmente tudo sobre construir a marca — seja a marca da empresa ou do indivíduo, dependendo do tipo de negócio em que você está. O reconhecimento do nome é um dos maiores desafios, especialmente para pequenas empresas. Não é o mesmo para todos porque cada negócio é um pouco diferente e os conjuntos de habilidades das pessoas são diferentes.
Para mim, no meu negócio, a construção da marca tem sido em grande parte sobre escrever. Antes da internet, eu tentava publicar artigos em jornais e revistas. Agora é muito mais fácil. Com blogs e as mídias sociais, até mesmo pequenas empresas podem ter um alcance global. O problema é todo o “ruído branco” que existe por aí: com tantas pessoas querendo uma fatia do mercado, você precisa se destacar.
Escrevendo para construir sua marca
Eu percebo que a maioria dos empresários não tem tempo para sentar e escrever um livro. Eu acho que escrever artigos é algo que a maioria das pessoas poderia encontrar tempo para fazer pelo menos uma vez por mês. Escrever artigos de forma consistente e por um longo período é uma maneira plausível, virtualmente sem custos, de promover a si mesmo e ao seu negócio. Isso permite que você aumente sua visibilidade e melhore a credibilidade em sua comunidade. No entanto, minha experiência tem sido que é apenas uma ideia à qual a maioria das pessoas não está disposta a comprometer seu tempo.
Para aqueles que estão dispostos a encarar essa tarefa, aqui vai meu melhor conselho:
- Pense nas coisas que você conhece e entende melhor. Selecione os elementos desse conhecimento que podem ser de interesse do público em geral e, então, revise os tipos de veículos de mídia que escrevem para esse público.
- Entre em contato com um editor de um dos sites ou publicações que você selecionou. Explique por que os leitores deles se interessarão pela ideia de matéria que você tem ou porque ela é relevante. Sugestão: utilize sua rede de contatos para se conectar com o editor.
- Mantenha-se firme e consistente no envio de artigos e, antes que você perceba, estará no caminho certo para se posicionar como um especialista local, sendo reconhecido como um autor publicado.
Para mim, a principal dica de Marketing para construir sua marca seria escrever, escrever e escrever. Torne-se um especialista em sua área para que as pessoas queiram segui-lo, porque quando o seguem, elas têm mais probabilidade de fazer negócios com você.