Para ser um Networker de sucesso, é importante lembrar os princípios básicos da comunicação interpessoal: – fazer e manter contato visual – ouvir mais do que falar – e lembrar os nomes das pessoas.
Tenho certeza de que todos concordamos que lembrar o nome de alguém está no topo da lista de maneiras que impressionarão outras pessoas em eventos de networking de negócios. Mostra que você presta atenção aos detalhes, que é um bom ouvinte e que está interessado na pessoa, não apenas no negócio dela.
No entanto, pode ser desafiador lembrar nomes, especialmente se você é um ávido Networker que participa de muitos eventos diferentes. Bem, tenho boas notícias. Muitos anos atrás, aprendi sobre um processo de quatro etapas para ajudar com o desafio de nomes que realmente funciona.
- REPETIÇÃO é a chave. Quando você for apresentado a alguém pela primeira vez, peça o cartão de visita e reserve um momento para lê-lo cuidadosamente. Leia o nome no cartão e peça para a pessoa repeti-lo; isso ajuda a conectar o rosto ao nome. “Oi! É um prazer conhecê-lo, Jamison Smith. Pronuncia-se Jamison, certo?”
- Use o nome delas na conversa. No começo de uma conversa com essas pessoas, ouça o que elas estão dizendo e então responda usando o nome delas. “Uau, Jamison, isso parece uma oportunidade incrível! Eu adoraria me encontrar para almoçar e conversar mais com você.”
- Conecte-os com outras pessoas e diga seus nomes. Networkers mestres sabem que quando você está em um evento de Networking de negócios, é importante conectar pessoas com outras pessoas em sua rede. Ao apresentar duas pessoas, use seus nomes quando elas se conhecerem. “Sara, gostaria que você conhecesse Jamison . Jamison é um corretor de imóveis que recentemente conseguiu um grande contrato com a cidade. Acho que vocês dois podem ter muito o que conversar.
- Dedique tempo para decorar o nome. Quando você voltar para casa ou para o escritório após o evento, revise o cartão de visita e tente lembrar como era a pessoa e o que ela estava dizendo e fazendo. Você pode enviar uma mensagem de texto ou um e-mail rápido dizendo: “Foi um grande prazer conhecê-lo” para ajudá-lo a se lembrar da conversa que teve com eles.
Essas dicas são muito eficazes para nos ajudar a lembrar melhor das pessoas que conhecemos durante nossas atividades de Networking Empresarial.
E ainda assim, às vezes acontece – conhecemos alguém e não nos lembramos da pessoa. Ou não conseguimos lembrar do nome ou de como a conhecemos. Já observei isso acontecer muitas vezes durante eventos de networking e vi as diferentes maneiras pelas quais as pessoas lidam com o fato de não reconhecer alguém. Algumas pessoas “fingem” se envolvendo em uma conversa e esperando ter uma pista sobre com quem estão falando. Elas tentam lembrar de onde a pessoa é ou como a conhecem. Outras vão direto ao ponto e dizem: “Desculpe, esqueci seu nome,” ou “Desculpe, de onde eu te conheço?”
O que não fazer
Se isso acontecer com você, recomendo que evite dizer: “Sinto muito, esqueci seu nome”, ou “Não me lembro de onde você é”. Descobri que as pessoas levam isso para o lado pessoal quando você não se lembra delas. Eles podem começar a evitá-lo porque você não os reconheceu antes.
Finalmente, você certamente não quer dizer “Prazer em conhecê-lo”. Mesmo que você não se lembre de ter conhecido a pessoa anteriormente, ela o conhece claramente, por isso é altamente improvável que você a encontre pela primeira vez. Ninguém quer ser esquecido e pode ser difícil construir um relacionamento forte nesse tipo de começo.
O que fazer
Quando você esquecer o nome de alguém, recomendo que diga “Oi, que bom ver você”, e então inicie uma conversa simples relacionada ao evento do qual você está participando para ajudá-lo a se lembrar dessa pessoa. Iniciar um diálogo é uma forma eficaz de sacudir a massa cinzenta da sua cabeça para tentar lembrar quem elas são. Se, depois de conversar um pouco, você ainda não consegue se lembrar, é hora de parar de tentar e seguir em frente. Antes de sair da conversa, você pode dizer: “Foi um prazer ver você. Eu tenho que ir. Falo com você de novo na próxima vez”.
E minha dica final: se você tiver um crachá, use-o quando participar de todos os eventos empresariais, profissionais e de Networking. Esta é uma forma de ajudar as pessoas que você conhece a lembrarem facilmente do seu nome. E é muito útil para outras pessoas que possam estar tendo um desafio temporário em lembrar de VOCÊ.
Quais são algumas de suas dicas para ajudar a lembrar nomes? Você já teve a experiência de esquecer ou ser esquecido por alguém que conheceu anteriormente? Eu gostaria de ouvir sobre isso na seção de comentários.